Início » Telecom » Testamos o 4G da Claro em Campos do Jordão, SP

Testamos o 4G da Claro em Campos do Jordão, SP

Por
4 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

No começo do mês passado a Claro anunciou que começaria um circuito de testes da rede 4G em cidades brasileiras. Uma dessas cidades é Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Hoje a operadora convidou membros da imprensa para uma coletiva nessa cidade para demonstrar a velocidade do 4G. E o TB estava lá para ver o potencial dessa rede.

Presidente da Claro, Carlos Zenteno, e Ministro Paulo Bernardo

Na coletiva, a Claro detalhou também o motivo de escolha das cidades para testar o 4G: as suas diferentes topografias. Búzios, Campos do Jordão têm, respectivamente, uma área litorânea e montanhosa, em que a operadora pode testar os efeitos da rede. Uma cidade que não estava na lista mas que recebeu uma antena para testes executados hoje foi Brasília, que tem uma topografia plana.

Na demonstração, foram baixados 10 arquivos de 1 GB cada. | Clique para ampliar

Em demonstrações do 4G, a velocidade de transferência de arquivos atingiu picos de 58 megabits por segundo. E isso condiz com a ideia da Claro, que é permitir que o usuário execute tarefas no 4G que ele já está acostumado a fazer na banda larga fixa, como assistir streaming de vídeos, jogar, fazer videochamadas e outros itens.

Mas o quanto dessa banda estará disponível na comercialização do serviço ainda não sabemos. A Claro não quis revelar se vai manter o modelo de negócios atual para seus planos de dados, que inclui uma franquia máxima. Curiosamente, por todo o canto da coletiva a marca “4G Max” estava exposta, então pelo menos sabemos como a operadora planeja nomear o serviço.

Quando eu testei o 4G com um notebook fornecido pela operadora, consegui ver picos de 52 Mbits por segundo no Speedtest.net e o upload ficou na casa dos 14 Mbits por segundo.

Speedtest: uau.

Também executei testes com o medidor de velocidades do EAQ, da Anatel. E ele me deu médias de 22 Mbits por segundo de download.

Testeb no EAQ: um pouco menos de uau.

Curiosamente, o modem fornecido para testes, da Huawei, foi instalado no sistema e detectado como uma placa de rede WiFi.

Modem de teste: um papel colado em cima me impediu de descobrir o modelo | Clique para ampliar

Na teoria, a velocidade que o 4G LTE da Claro pode atingir é de 100 megabits por segundo. E mesmo que, por enquanto, a operadora planeje cobrir até abril de 2013 as capitais da Copa das Confederações, até o final do ano que vem um total de 11 capitais brasileiras estarão com cobertura 4G, entre elas Manaus, São Paulo e Cuiabá.

Metas da Claro para dezembro do ano que vem | Clique para ampliar

Sobre os preços, a Claro ainda não tem nada definido. Carlos Zenteno, presidente da empresa, disse que tudo depende muito da maior disponibilidade de aparelhos no mercado brasileiro. E ele deixou escapar, mais uma vez, que o Motorola RAZR HD será o primeiro aparelho com 4G a ser vendido pela operadora, mesmo que ele não tenha sido anunciado oficialmente ainda. Ele chega no final de setembro.

A infraestrutura do 4G é de responsabilidade da Ericsson e da Huawei. Especificamente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os equipamentos da Ericsson serão usados, enquanto a Huawei vai equipar as redes da Claro nos estados do cetro-oeste e nordeste. As demais áreas ainda não tem definição por enquanto, segundo Zenteno.

Para sustentar as comunicações e permitir mais usuários na rede (tanto móvel quanto fixa), a Claro vai soltar mais um cabo submarino ligando o Rio de Janeiro e indo para Fortaleza para depois sair para Os EUA. E isso está incluído nos 6,3 bilhões de reais que a operadora planeja investir na sua infraestrutura até 2014.

Como um todo, o 4G da Claro impressionou quem viu. Mas como sempre no mercado de telecomunicações, vemos muitas promessas que podem ou não ser cumpridas no futuro. E vale lembrar que a Sky é uma operadora que já oferece uma espécie de 4G fixo em Brasília – talvez por isso a Claro tenha decidido incluí-la nos testes. A minha expectativa é que, quando a rede das operadoras for finalmente lançada em abril de 2013, os planos serão muito mais caros do que os atuais e terão limites ainda maiores. E isso deve acompanhar também o preço dos smartphones com a tecnologia.

Estou sendo pessimista demais? Digam vocês.

Mais sobre: , ,
  • Super rápido assim, porque deveria ter pouca gente usando…

    • Bruno Cabral

      Vale lembrar que o 3G pode chegar a 3,8Mbps, mais mal chega a 1Mbps na Claro, a 700Kbps na Oi, a 1,2Mbps na Tim e a 1,4Mbps na Vivo.

      • Ramires

        1,2 na TIM ? Na TIM não da nem sinal de telefone, quiçá 3G.

        • Filipe

          Minha linha oficial é Vivo e ativei um chip da claro para testar o serviço de internet. Nos testes que fiz chegou quase em 2Mbps.

    • Leonardo Santos

      Extaamente esta parada de escolheram lá pq a topologia e bla bla bla o caralho…. quer lugar pior que SP? com tantos prédios e interferência de sinal? Alem do que este 4G ai é fajuto…

      • Michel

        Leonardo, 4G por definição é qualquer conexão que passe (ou chegue) a 100Mbps (pelo menos foi o que li num artigo sobre a internet no Japão), de conexão real, não limite máximo.

        O que eles fazem é chamar de 4G LTE, mas na verdade, isso seria algo como 3.75G ou alguma coisa assim…

    • Rodrigo

      pouca gente não somente 1 moden de teste

  • Felipe Lannes

    Nunca vou usar serviço 3G/4G enquanto houver essa PALHAÇADA/PUTARIA de franquia de dados

      • Bruno Cabral

        A Claro é a pior! Até a Tim consegue ser melhor.

        • Igor Costa

          A TIM consegue ser melhor que a Claro? Que piada! Depois da VIVO é a melhor operadora disponível, vide o sinal, que é ótimo, tal como o da VIVO. TIM e Oi são as piores.

  • luiz

    Acho que funcionar em evento de demonstração é fácil, quero ver se manter quando tiver disponível pra “todos”.

    • Anderson

      Concordo, e não sera surpresa nenhuma os planos custarem pequenas fortunas quando lançados e as velocidade não se manterem e ter uma franquia de dados limitadíssima!

  • Flavio Amorim

    Ja não basta SC ser esquecida no futebol..agora nas telecomunicações também ? pqp meu estado ta abandonado HSUAHUSAS

    • Opa, lhe asseguro que SC hoje será vista por pelo menos 30 milhões de pessoas. Vai Corinthians!!

    • =/ Sei como e Manaus era assim, agora tão puxando o saco daqui de Manaus, agora lembram da gente no futebol e nas telecomunicações =D

      • Pedro Maich

        Futebol?

  • “Modem WiFi” não, Rafa. Parece WiFi, mas tá lá escrito “Banda larga móvel”.

    • Não falei modem Wifi, falei que o modem conectado aparece no computador como uma placa de rede wifi.

  • Recife o/

  • viniciusghietti

    Incrivel! Realmente mt rapido (Mais que o dos EUA?) Vamos ver na Pratica como vai ser o 4G da Claro, pq o 3G deles ñ tem nem um pouco de UAU hehehe.
    Vamos ver ano que vem que talvez a Vivo também lance planos de 4G.
    E tbm quero ver a nova Tv da Vivo, será que sai esse ano?!!

    • Bruno Cabral

      Potêncial do 3G = 3,8Mbps
      Praticado no Brasil = Entre 100Kbps e 1,4Mbps

      • Hey, amigo, http://tecnoblog.net/88088/lte-4g-como-funciona/
        Seus valores estão errados.

        • Bruno Cabral

          Quem dera vc tivesse razão!!! Nossa internet seria bem melhor.

          • É que você colocou como potência real do 3G um valor errado, desculpa pelo plural ai.

      • Então eu moro fora do brasil, aqui eu consigo 2,7mbps (sem 3G+). As vezes 1,7mbps nunca abaixo disso.

        • Bruno Cabral

          @yagogabriell me ensina esse vudu ai!!!

      • Igor Costa

        O potencial da tecnologia 3G é muito maior que esse, amigo! Mas no Brasil infelizmente nunca foi usado…

    • Michel

      Nos EUA, as operadoras (AT&T e Verizon que eu saiba) chegam a algo em torno de 25Mbps, mas isso com a rede em funcionamento pleno, em cidades grandes (o teste que vi foi em São Francisco) e para o usuário comum, ou seja, com um modem sem possíveis modificações nem lugares específicos, duvido que a claro bata isso.

      • Guilher,e

        Até em portugal a velocidade do 3G chega no maximo a 41,2 mbps, sendo que quando testei, apareceu 25,4 mbps, agora testei o 4g de portugal e chegou-me a 72,6 mbps! Mas porque em portugal tem mais velocidade? Fácil, portugal é mais pequeno, por isso, menos users têm 4G, menos sobrecarga na rede, e assim consegue…

  • Fortaleza e Mossoró, por favor.

    Agradeço a Claro.

  • Ramon Melo

    A minha expectativa é que, quando a rede das operadoras for finalmente lançada em abril de 2013, os planos serão muito mais caros do que os atuais e terão limites ainda maiores.

    Duvido hein, acho bem capaz de venderem plano de 4G com os mesmos 500MB que oferecem hoje em dia.

    • Imagino que ele quis dar o sentido de “limitações”…

      • Bruno Cabral

        Eu pago 32 Dilmas pelo Vivo ON pra ter uma velocidade média de 1Mbps com mínima em 70Kbps e a máxima em 1,4Mbps

    • Bom, se forem praticar os atuais limites de dados nessas velocidades maiores, vamos consumir toda a franquia em… … 15 minutos? posso estar sendo utópico, mas penso que, no atual uso que fazemos da internet, conectados o tempo todo, com diversos serviços atualizando, streaming, etc (isso sem falar na internet das coisas) o modelo de franquia de dados não faz o menor sentido. É impraticável. É pagar para NÂO navegar.

      Por outro lado, vivemos o paradoxo: se todo mundo quiser navegar a velocidades decentes e sem limites de dados, simplesmente não há banda pra todo mundo. Não dá pra todo mundo ser feliz ao mesmo tempo, rsrssr

  • Imagino que o fato da cidade ser reduto da classe A+++ não tenha nada a ver com essa escolha! Afinal, o Sul de Minas também é montanhoso e tem povoados isolados. Será que interessa à Claro?

    • Leonardo

      Não é tanto A++++ assim não, tem cidades bem melhores que campos.

    • Oficialmente é porque essas cidades (Campos do Jordão, Búzios e Parati) atraem muitos turistas. Assim, clientes de outros locais também poderão testar o 4G.

  • UgOw

    Eu não acredito… Alguém vai embarcar?

  • Douglas Rolim

    Queria ver testar isso com um número longo de usuários conectados ao mesmo tempo, e também queria ver o tamanho da “franquia” que a claro vai disponibilizar nessa velocidade.

    Até imagino, “4G Max Claro Mais Rápido, Mais Claro” Limite de Download 10MB.. Após isso vira 2G normal.

    • Pois é. Adianta oferecer 50 e tantos megabits com uma franquia de 10MB que acaba em 10 segundos?

  • se fosse barato até compensava mais oq adianta um pais como o Brasil com tanta gente vivendo de salário querer usufruir de tal tecnologia e não poder pagar. só vai da a elite!

  • Natan

    “4G” da Sky em Brasília só tem planos de 2mb e 4mb rs

  • Allison Gabriel

    Eu jogando FIFA online no 4G da claro: EA Sports it’s in the game…. “O uso do Claro 4G Max atingiu 10MB, você continua conectado, mas com velocidade reduzida. 🙁

  • Com 50Mb/s e essas franquias ridículas atuais, nosso tempo médio de internet por dia será de uns 30 segundos.

    [/ironia], just in case…

    • 30 segundos? Só se fosse checando email.

  • Meu pai vai comprar o iPad 3 só pelo 4G, e a pergunta é: Será que existe modem pro novo iPad??

    • Felipe Vigo

      Que eu me recorde, o iPad com 4G que é vendido não é compatível com nosso 4G.

      • Sério? Ah, que se ****! Ele compra primeiro, dou uma de menino inocente e depois falo que eu não sabia q ele não suportava o 4G 😀

        • Felipe Vigo

          Se fosse meu filho, te arrancava metade dos dentes. Hahahahahah
          Por curiosidade, dá uma olhada nas especificações 4G americana, européia e brasileira.
          Lembro que são razoavelmente distintas.

        • Você não zela pelo rim do seu pai? Shame on you!

          • Não vou fazer isso não! Eu conheço ele, mesmo sem o 4G, ele se apaixonou tanto pelo iPad que vai comprar de um jeito ou de outro 😀

        • Claro que eu não vou fazer isso! Eu conheço ele que mesmo sem o 4G, ele se apaixonou tanto que compra do mesmo jeito 😀

          • Mas aí ele pode comprar só c/ wireless e, por exemplo, ter maior armazenamento pela diferença (eu não acho necessário mas …) ou simplesmente economizar.

          • Rodrigo

            acho que nos us e na europa a frequencia é a msm, so aki no brasil que não

          • Igor Costa

            Não é compatível com o 4G brasileiro, mas ele vai se conectar no 3G, pois o 4G obviamente tem retrocompatibilidade com 2G e 3G 😉

      • Se eu não me engano o 4G da Apple só funciona nos EUA. Nem na Europa, nem na Asia, e nem na Austrália.

        • Felipe Vigo

          Mais ou menos por aí.
          A falta de um padrão reinou nessa.

    • Ramon Melo

      4G não funciona, mas, se não me engano, ele também é compatível com o HSPA+, que a Claro chama de 3GMax.

      Quando funciona, dá para ver vídeos, upar fotos e navegar na web numa boa, só não dá para fazer downloads pesados (como torrents, por exemplo), porque a franquia acaba rápido. Nem você, nem seu pai vão notar a diferença.

  • Danilo Doro

    Quando estiver disponível, esses 54Mbps será dividido entre todos os clientes, do Brasil todo.

    • viniciusghietti

      4G vai funcionar como ”3G Max” ou até mesmo ”3G” da claro

  • Marcoscs

    acho que está sendo realista….

  • E isso aí vai custar quanto? R$ 78.000 por mês?

    • Bruno Cabral

      Pode custar até 100 Dilmas, contanto que a velocidade seja a da tecnologia e não a que a operadora quer e que a franquia seja de no mínimo 60GB e após isso a velocidade caia pela metade, dane-se.
      Afinal, metade de 50Mbps é 25Mbps, que ainda é uma boa pra quem mora no interior como eu.

  • Felipe Vigo

    Sempre a maldita franquia. E é certo que ela vai ser bem baixinha, eu chuto na casa dos 2Gb mensais.
    Usuário: “Pô, é a mesma velocidade da banda larga da XPTO e a XPTO não tem esse limite tão baixo.”
    Operadora: “Ah, mas na XPTO vc não tem essa velocidade onde vc quiser e aqui vc tem”
    Usuário: “Mas não funciona na maioria das cidades”
    Operadora: “Estamos em constante expansão para uma maior cobertura”

    Brasil, um país de tolos.

  • Em testes tudo funciona, isso quer disser pouca gente utilizando a rede e bla bla bla … na pratica são outros quinhentos …. vinde a rede 3G que não funciona 100% em várias localidade do Brasil .

    • Bruno Cabral

      Em nenhuma. A verdadeira velocidade do 3G é de 3,8Mbps

  • Cris

    O download pode até vir com uns 30mbps quando lançarem comercialmente, mas duvido muito o upload ser tudo isso, sabemos que nosso upload do Brasil é uma porcaria, em alguns lugares temos download de 10 a 30mbps, porém o upload mal chega a 3mbps, isso com internet cabeada. Nosso upload é em média 5% a 10% da velocidade do download, se temos 10mbps de internet nosso upload vai ser perto de 500kbps até 1mbps. Era pra ser metade, com 10mbps de download era pra termos 5mbps de upload.

  • Eu li na capinha do modem: “Mais rápido. Mais Caro.” lol

    Mas, como um colega aí falou, parece que é só “área nobre”, né? Então eles podem “limitar” o número de usuários cobrando o preço de um iPad por mês hehe

  • Michel

    Alguém faz o favor de processar a Claro por colocar o nome 4G “max”, esta velocidade nem mesmo é 4G. que dirá uma 4G melhorada…

  • dOg

    O Brasil vai é passar vergonha qndo vier a copa e a gringalhada começar a chegar… u.u
    Arruma a casa pra gente porra!
    Para de arrumar a casa para a visita!

  • Nos testes tudo é muito lindo. Quando chega no consumidor vira essa vergonha a que estamos acostumados. Sem contar que não faz nenhum sentido ter uma velocidade de 50Mb/s e ficar preso a um pacote com limite de dados o que provavelmente acontecerá.

  • Vocês já notaram que nas apresentações para a imprensa as velocidades sempre são rápidas e as chamadas não caem? A ANATEL deve ser muito carrasca para impedir que as pobres e honestas operadores vendam planos enquanto não melhoram sua tão excelente infra-estrutura.

  • caRIOca

    Esses modens 4G são Wi-Fi por isso o windows reconheceu uma rede Wi-Fi. O Olhar Digital fez um teste da rede 4G da AT&T na Times Square em NYC e lá funcionou meia boca. Imaginem essa bagaça aqui no Brasil. No Rio então, cidade litorânea cravada de prédios altos e montanhas!

  • Legal a capacidade de transferencia de dados. Mas e outros indicadores tão importantes como perda de pacotes, latencia e jitter?

  • Daniel Lobo

    De que adianta ser 4G, ter uma velocidade monstruosa dessa (para uma rede móvel) se eles vão limitar os planos a 1gb de downloads mensais? Você gastará a franquia em minutos.

  • Rodrigo

    Espero que o pessoal aqui não seja ingenuo o bastante para acreditar nessa panaceia marketeira de terceira linha que a Claro montou
    .
    Apresentações são assim mesmo, tudo lindo maravilhoso, perfeito, e ainda com o ministro!

    Nitidamente esse esquema esta cheio de gambiarras e esquemas, o adesivo, feito as pressas, “escondendo” o hardware do qual nitidamente não é algo que será usado demostra o nível da armação.

    Porque digo isso, pq sou profissional da área e a banda (literalmente) não toca assim. Participei de projetos de ativação da infra em Nova Iorque, e são toneladas de limitações, necessidade de muitos profissionais extremamente qualificados, e no Brasil qualificação desse nível nem existe para 3G que trabalham no nível de tentativa e erro ficando com o sistema fora do ar por dias, ativando a contingencia algo que era apenas para emergências esporádicas com qualidade mais precária e temporária, acaba virando fixo gerindo essa péssima qualidade. Toda essa brincadeira custa muito cara, alem de uma manutenção absurda!

    Então se vc acha seu 3G uma merda, o 4G será uma merda 4 vezes mais cara.

    Infelizmente a realidade é essa ai

  • é uma piada sem tamanho! os caras fizeram um download em uma rede “local”
    olha o ip lá do servidor no filezilla “10.108.180.xxx” assim até eu na rede aqui de casa!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • thomaz

    Funcionar em conferência é fácil… até o Windows 98 func… err…

  • Se for assim, será muito melhor que minha velox =P

  • Diego Ronan

    e de que aditanta navegar a 50mbps e ter um limite de navegação de 500mb ?!
    limitação tosca para algo muito caro

  • eu fiquei animado com o 4G, daí lembrei que meu celular nem suporta mesmo e duvido que a TIM vai ter 50 centavos por dia o 4G

  • Tem que começar a vender logo aqui no Rio de Janeiro. Eu tenho 3G Max e navego a media de 3Mbps, imagina no 4G.

  • Mas a Claro já está vendendo o Galaxy S3, que já tem 4G. Portanto o Razr HD não será o primeiro smartphone a ser vendido pela operadora com esta tecnologia.

  • Pelas normas da IUT 4G deve chegar a pelo menos 1Gbits em conexões fixas e em movimento pelo menos a 100Mbits, não sei o por que essas empresas chamam de 4G.

  • rodrigo

    Galaxy s3 vendido no Brasil nao possui antena 4G .. ainda pelo menos ..

    o LTE que é o 4G(3.5G) pode chegar em MIMO 4×4(Sonho ..) a 500MB/s .. as operadoras no Brasil vao fazer MIMO 2×2 porque 4×4 é muuuuuuuuito caro pro cliente.

    na teoria 20MHz daria 133MB/s~

    Fonte: Meu trabalho =)

  • 3g da claro

    poxa ouvi falar tao mau da claro 3g, aqui funciona bem demais, fiz um teste aqui com a 3g max: http://www.speedtest.net/result/2165832948.png

    O que nao gostei na claro foi o limite mensal de 6gb, quando atingido a internet fica um lixo.

    • viniciusghietti

      6gb? Tenho 150mb no Mês, vc n sabe o q é franquia baixa hehe

    • viniciusghietti

      Fiz um teste com a Vivo (só que estava conectado pelo celular por USB)
      http://www.speedtest.net/result/2171781324.png
      Ahh o Ping tah alto que a hora que eu fiz era em torno de 19:00
      hehe mas fora disso fica em 120ms ;D

  • Moro em Brasília e atualmente estou utilizando a internet “4G” da Sky com a velocidade de 4 MB. Até o momento, apesar dos 4 MB, estou surpreso com o seu desempenho. Minha rede equipara-se em velocidade aos 10 MB da NET que eu utilizava até a semana passada. A diferença de velocidade (quase imperceptível na prática), é compensada pela excelente estabilidade da conexão. Tenho monitorado testando constantemente a velocidade e a variação tem sido mínima, o que dá um grande prazer em navegar. Penso que para o serviço ficar NOTA 10 precisa apenas aumentar a velocidade. Mas, por enquanto estou muito satisfeito em ter trocado a NET pela Sky.

  • Jean

    Espero que o 4G chegue logo.

  • Vitor Almeida Chaves

    Faster than 99% of BR….hehehe

  • Kleber Andrade

    Testar sem ninguém está usando é facil… vamos supor uma rede de 10MBs em uma empresa:

    se 1 usuário estiver usando sozinho a rede ele vai usar sozinho a banda da rede. Se tiver 100 usuários usando ao mesmo tempo, aí é outra coisa;

    quero ver quando o brasil todo estiver usando.. o lixo que vai ser;;

    quando a Claro chegou aqui em João Pessoa com o 3G, acho que fui uns dos primeiros a adquirir.Na época adquiri o plano de 200Kbps e eu conseguia baixar arquivo com taxa de download de 10MBs..
    (pouco usuários utilizando a banda);;
    Hoje é aquele lixo que todo mundo sabe. Ele vende o que não tem… só no Brasil mesmo..
    =/

  • Pelo formato e tamanho desse dispositivo USB, e essa marca em cima, isso não é um modem 4g, é um adaptador de rede wifi mesmo. Veja essa figura: http://stat.homeshop18.com/homeshop18/images/productImages/222/d-link-n-150-wireless-usb-wifi-adapter-medium_de3b35e59cc7c0bc6887be9794368e78.jpg

    Os caras colaram um papel em cima pra disfarçar de modem e te enrolaram Rafael. Fora que no filezilla o IP mostrado é local. Ou seja o download não estava sendo feito da internet e sim de um servidor local via WIFI.