Início » Brasil » Estrangeiro pode comprar chip de celular com passaporte

Estrangeiro pode comprar chip de celular com passaporte

Governo não permitia aquisição de SIM Card sem CPF ou CNPJ.

Lucas Braga Por

Comprar um chip de operadora local para usar internet no celular é um hábito muito comum para os geeks que viajam para o exterior. As tarifas de roaming internacional de dados são muito caras e muitos hotéis cobram caro pelo uso de suas redes sem fio. Pensando nisso, o Ministério das Comunicações trabalhou junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para viabilizar que estrangeiros consigam comprar um chip no Brasil.

Atualmente, um estrangeiro não consegue comprar um chip nas operadoras do Brasil de forma legal. Isso acontece porque, de acordo com o regulamento do Serviço Móvel Pessoal, é necessário registrar a linha de telefone celular com o número do CPF ou CNPJ. Esse documento teve a mais recente revisão em 2007.

Para mudar a situação, o Ministério das Comunicações analisou junto à Anatel e concluíram que não há impedimentos para que carteiras de identidade do Mercosul ou passaportes sejam aceitos como documentos de identidade no Brasil.

Entretanto, ainda não ficou claro como vai ser a ativação das linhas e a partir de quando as operadoras estarão adaptadas. Atualmente é possível comprar chips de celular até no boteco da esquina. As centrais telefônicas realizam as ativações através dos CPFs. As operadoras mais ousadas poderiam colocar um atendimento em outras línguas para que o cliente não se dirija a uma loja.

Já passei pela experiência de comprar chips em dois países: Inglaterra e França. Na terra da rainha foi supertranquilo e não precisei mostrar documento algum, só pagar. Já na França, tive que apresentar o meu passaporte, além de registrar com meu endereço no Brasil, por causa das leis anti-pirataria do país.

Dica do @kerberos2001. Valeu, Diego!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emmanuel Favre-Nicolin
Muito bom! Vou testar e tentar comprar um na França!
fsmata_
Óla eu sou estrangeiro, tenho pensando em viajar ao brasil como um turista, eu tenho meu passaporte e meu CPF, ¿posso comprar uma simcard?. muito obrigado e aguardo a sua resposta pronta
Marcio Neves Machado
Até porque demora algumas semanas após dar a entrada para obter um. E para quem está de passagem por duas ou três semanas, fica inviável essa alternativa :)
Marcio Neves Machado
É sério que comprar chip aqui era difícil assim, para estrangeiros? Gente, para comprar lá em Portugal foi a coisa mais tranquila que fiz: comprei no próprio terminal, assim que desembarquei, tranquilo e calmo, e ainda com uma promoção que dava um mega-desconto para ligações realizadas para o Brasil. Nem imaginava que aqui fosse tão travado assim, ou melhor, não lembrava, pois comprei um chip TIM recentemente e agora me lembro que tive que me cadastrar pelo próprio telefone, já em casa, para poder liberar o acesso à internet, os torpedos e as ligações
@AntonioVeras
Mas não acho que todos os estrangeiros, de passagem por aqui, tirem CPF.
@AntonioVeras
Poderiam simplesmente usar o número do passaporte. Assim como seguro viagem que pode ser comprado usando-se CPF ou o número do passaporte.
Vitor
Isso se a Apple ja nao patenteou...
Matias
Bom, eu sou estrangeiro e comprei mais de um chip nos últimos anos! Não precisa ser brasileiro para ter CPF :)
Vinicius
Tenho um chip pré pago da T-Mobile que apenas recarrego com o cartão de crédito toda vez que chego nos EUA. Super tranquilo, A venda foi realizada em 15 minutos e entre a entrada na loja quando comprei o cartão e ativação de todos os serviços (habilitação da linha, voz e dados) não demorou mais do que 1 hora. Fora que o plano era uma beleza, por USD50 tenho dados ilimitados e voz ilimitado para ligar para qualquer número fixo ou não sem limite de minutos ou chamadas por 30 dias.
@falt1n
Na Alemanha dá pra comprar e cadastrar com passaporte. Não recomendo a aquisição do chip de cartela (banca, farmácia, mercado) caso o domínio da língua seja ruim, pois é preciso ligar e realizar um cadastro para ativar a linha.
@pedro_leal
Na Nova Zelândia também comprei um modem HSPDA com plano pré-pago incluso da Vodafone sem apresentar nenhum documento. E por falar nisso o serviço era excelente em cidades grandes.
Edmilson
Nunca tinha pensado no caso de um estrangeiro por aqui, pelo menos estão fazendo isso bem antes das olimpíadas, deve dar tempo para se atualizarem.
Manoel
33 dólares?!?!? O.o
Gus Fune
E cadê viabilizar roaming pra brasileiro? US$ 33,00 no MegaByte de tráfego la fora é um absurdo!
joao
Existem muitos paises onde nao se vendem.
Exibir mais comentários