Hoje a Nokia lançou dois novos Lumias, dentre eles o Lumia 920, o segundo celular com a tecnologia PureView. Essa tecnologia, que a Nokia mesmo já disse que não está diretamente ligada à quantidade de megapixels, foi supostamente demonstrada em um vídeo que dá a impressão de ter sido filmado no Lumia 920 publicado pela empresa no seu canal do YouTube. Mas agora sabemos que o vídeo não é dos mais fidedignos.

Um dos editores do site PocketNow percebeu que durante o vídeo há uma cena em que a legenda “OIS ON” aparece na tela, indicando que o PureView (teoricamente do Lumia 920) estaria aplicando a estabilização de imagem Óptica. Mas na mesma cena, um reflexo revela que na verdade ele foi filmado com uma equipe de filmagem, dentro de uma van e com uma câmera profissional, possivelmente uma DSLR. Confira no momento 0:29 do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=cimDfEIEiu0
(Vídeo no YouTube)

Não viu? Eis uma captura da cena exata, logo abaixo.

Olha a van ali atrás | Clique para ampliar

A Nokia, ao perceber o pequeno problema na sua campanha de marketing, admitiu em seu site Nokia Conversations que o vídeo não era mesmo para ser real. Mesmo que o título seja “PureView The Next Innovation”. E que um ator esteja especificamente segurando o Lumia 920 dando a impressão de que o vídeo foi mesmo filmado no aparelho.

Um documento liberado pela empresa sobre a segunda fase do PureView, provavelmente do Lumia 920, diz que o foco (hah!) agora é “uma melhoria significativa em [condições de] pouca luz”. Então no futuro ele pode ter uma terceira fase que envolva a redução de ruído, ou uma quarta fase que tenha um desenvolvimento centrado em como a qualidade da imagem pode ser influenciada por causa da posição da lente em relação ao eixo da Terra. Sabe-se lá o que podem inventar.

Vendo esse pequeno deslize e a explicação meio estranha da Nokia no documento, fico um pouco desconfiado de que “PureView” seja mesmo apenas mais uma daquelas palavras criadas por empresa com propósito de marketing. Veremos se faz sentido ou não quando o Lumia 920 estiver em mãos. Até lá, fico com o pé atrás mesmo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Cândido
Também gravado em 720p pelo Nokia Lumia 920 https://www.youtube.com/watch?v=XyYlEpBKgz0
Turdin
Android e não trava na mesma frase? Hmm, algo errado ai.
@agauzejr
A cada tentativa de defesa do vídeo aqui eu dei boas risadas...
@malabisabe
Isso pode afastar milhares de vendas, pra mim esse foi o fail do ano! #PureViewFail Ps.: Engraçado são os defensores, kkkkkkkkkkkk, nova raça: NokiaFags
cabeça
E puta que pariu, a foto demonstração desse nokia também foi forjada: http://sefsar.com/nokia-faked-the-still-photos-too
Arthur Amorim
Parabens! Vendo comentarios assim me faz perceber que ainda tem leitores pensantes nesse blog.
Fabio
Vocês ainda que teimam.... http://conversations.nokia.com/2012/09/05/taking-pureview-to-the-next-level/ Até as imagens foram falsificadas.... veja as difrações nas luzes ... coisa que só lentes de DSLR faz... tem que ser muito cego pra não ver isso.... rs
Lucas Herrera
Eu não acredito em tudo não, é que no caso também se é uma DLRS ou não é meio indiferente, a questão é que não é o Lumia 920 hehe.
Arthur Amorim
Cara.. uma dica. Se você preza por ser imparcial, não acredite em tudo que você ve no The Verge. A não ser que você seja fã da Apple. Na verdade não acredite em nada de primeira. Sempre que ler uma noticia verifica se ela é verdadeira. Coisa que aqui não se faz. Apenas se copia o que os outros sites publicam.
@romhl
Pra quem não sabe, trabalhar com marketing é "endeusar algo & colocá-lo no pedestal". O Marketing da Nokia cometeu uma gafe tremenda. Porém, ninguém parou para pensar se isso não tivesse acontecido, não é mesmo? Todos iriamos continuar acreditando que o aparelho realmente revolucionou em questão de câmera. Sabe por que? Porque ele já provou isso fora desse vídeo. Tanto na apresentação, tanto em vídeos como esses que o pessoal vem postando. Eu estou ansioso para ter meu Nokia Lumia 920 em mãos, por que não preciso de mais nada para me convencer de que esse é um ótimo aparelho. E não vai ser uma falha no Marketing em um vídeo de Demonstração de como "funciona a tecnologia"(e não o funcionamento do aparelho) que me fará mudar de ideia. Porque como já disse, já existe vários vídeos no Youtube mesmo mostrando que a Nokia(ainda) não mentiu em nada do que prometeu. Posso mudar de ideia? Sim! Mais não por isso.
@leossoliveira
http://www.youtube.com/watch?v=AwCsGg2gHCI&feature=youtube_gdata
Arthur Amorim
Prototipo.. ja ouviu falar? Eu queria que circulassem bem claramente a DLSR na imagem do video... Não consigo identificar nenhuma camera especifica ali. É logico que tem uma camera, mas não da para ver qual é. Na sombra do hipster no brinquedo do parque ja fica um pouco mais claro de que não é uma DLSR.
Lucas Herrera
Agora tá falando isso porque descobriram, antes não estava falando nada não. Essa imagem não dá pra ver direito, mas os caras do The Verge devem ter dado zoom até a alma pra ter certeza do que falaram. Eu não critico mostrarem a tecnologia, mas mostrar isso num produto que não é seu? Pra mim isso não é muito inteligente. E outra, o início do vídeo deixa a clara impressão que é o cara da bicicleta que está filmando a moça. E o título do vídeo diz que é demonstração da tecnologia da nokia, mostrar isso usando uma outra câmera? Não é inteligente. Com certeza eles viram que tinham dado mancada e inventaram uma desculpa pra tentar contornar.
Fabio
Cara, não estressa, a própria Nokia já confirmou a falsificação... http://www.theverge.com/2012/9/5/3294545/nokias-pureview-ads-are-fraudulent
Arthur Amorim
Cara, não estou defenendo por que sou fã da Nokia. Eu nunca tive aparelhos da Nokia. Ja defendi Androids quando foram feitas 'injustiças' contra eles. Eu só falo daquilo que conheço. Ja tive Android e iOS. Tosco é esse povo que le qualquer porcaria na internet e acredita. Com certeza é o mesmo povo que compartilha foto de sorteios de iPhone. Eu que sinto vergonha de vocês..
Exibir mais comentários