Vídeo da Nokia demonstrando PureView foi filmado com DSLR

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Olha a van ali atrás | Clique para ampliar

Hoje a Nokia lançou dois novos Lumias, dentre eles o Lumia 920, o segundo celular com a tecnologia PureView. Essa tecnologia, que a Nokia mesmo já disse que não está diretamente ligada à quantidade de megapixels, foi supostamente demonstrada em um vídeo que dá a impressão de ter sido filmado no Lumia 920 publicado pela empresa no seu canal do YouTube. Mas agora sabemos que o vídeo não é dos mais fidedignos.

Um dos editores do site PocketNow percebeu que durante o vídeo há uma cena em que a legenda “OIS ON” aparece na tela, indicando que o PureView (teoricamente do Lumia 920) estaria aplicando a estabilização de imagem Óptica. Mas na mesma cena, um reflexo revela que na verdade ele foi filmado com uma equipe de filmagem, dentro de uma van e com uma câmera profissional, possivelmente uma DSLR. Confira no momento 0:29 do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=cimDfEIEiu0
(Vídeo no YouTube)

Não viu? Eis uma captura da cena exata, logo abaixo.

A Nokia, ao perceber o pequeno problema na sua campanha de marketing, admitiu em seu site Nokia Conversations que o vídeo não era mesmo para ser real. Mesmo que o título seja “PureView The Next Innovation”. E que um ator esteja especificamente segurando o Lumia 920 dando a impressão de que o vídeo foi mesmo filmado no aparelho.

Um documento liberado pela empresa sobre a segunda fase do PureView, provavelmente do Lumia 920, diz que o foco (hah!) agora é “uma melhoria significativa em [condições de] pouca luz”. Então no futuro ele pode ter uma terceira fase que envolva a redução de ruído, ou uma quarta fase que tenha um desenvolvimento centrado em como a qualidade da imagem pode ser influenciada por causa da posição da lente em relação ao eixo da Terra. Sabe-se lá o que podem inventar.

Vendo esse pequeno deslize e a explicação meio estranha da Nokia no documento, fico um pouco desconfiado de que “PureView” seja mesmo apenas mais uma daquelas palavras criadas por empresa com propósito de marketing. Veremos se faz sentido ou não quando o Lumia 920 estiver em mãos. Até lá, fico com o pé atrás mesmo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados