Celebridades mais perigosas do Brasil segundo a McAfee

Cuidado redobrado nas pesquisas por "fotos nuas" e "downloads grátis".

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Tudo bem, você sabe quais são os bons modos para usar a internet sem cair numa cilada de phishing scam, vírus ou coisa pior. Os demais internautas, aqueles que caem nos golpes, tornam-se estatística para a McAfee. Um estudo preparado pela companhia de segurança mostra quais são os assuntos e as personalidades que trazem mais riscos de o computador, no fim das contas, ficar infectado. A atriz Juliana Paes, atualmente interpretando Gabriela em novela homônima, aparece como primeira da lista.

Juliana Paes em “Gabriela”

Das cinco personalidades mais “perigosas”, cinco são atrizes e trabalham na Rede Globo de Televisão. Além de Juliana Paes, com risco avaliado em 14,48%, seguida de Débora Falabella, a Rita da novela das nove; Ísis Valverde, uma periguete também na novela; Leandra Leal (dessa vez, empreguete); e Taís Araújo (outra empreguete).

A McAfee utiliza estatísticas e informações obtidas com Site Advisor, um aplicativo de computador que avalia os resultados de busca. A página do produto diz que ele teste spyware, spam e fraudes. Não temos detalhes sobre a quantidade de dados colhida pela fabricante de software para montar a lista dos mais perigosos.

Na listagem acima há destaque para as ameaças brasileiras. A McAfee também monta a lista mundial do perigo, com Emma Watson, conhecida por viver a Hermione na franquia de Harry Potter no cinema, no topo da lista. Várias atrizes e cantoras aparecem no top 10 – que carece de celebridades do sexo masculino.

Uma série de medidas ajuda a se proteger das ameaças virtuais. Dentre elas, o cuidado redobrado quando pesquisar pelo nome de uma celebridade seguido de “fotos nuas” ou ainda contendo “downloads gratuitos”. Os resultados de busca mais perigosos vêm destas combinações de termos, conforme nos informou a McAfee.

“Internautas ficam tão empolgados para ver fotos, vídeos e notícias sobre suas celebridades favoritas que se esquecem que links para sites com fotos de famosos e páginas de eventos podem conter conteúdo mal-intencionado”, diz Paula Greve, diretora de pesquisa sobre segurança na Web da McAfee, em nota.

Portanto, minha gente, atenção redobrada! É bom deixar o computador dos parentes com antivírus atualizado e avisar que a curiosidade pela vida dos outros pode trazer resultados nocivos à saúde do computador.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados