Hoje a Apple apresentou o iPhone 5, o mais novo modelo de smartphone da empresa. Embora ele traga uma série de novidades em relação ao modelo anterior, o celular também tem algumas desvantagens. Uma das coisas que já esperávamos (mas que a Apple não fez questão de falar durante a coletiva) é o nano-SIM que o iPhone 5 usa. No lugar do micro-SIM dos aparelhos atuais, o novo modelo do iPhone tem um formato menor e que não é compatível com o anterior – não é possível nem cortar o chip.

4G no Brasil? Not so fast.

A pior desvantagem do novo aparelho para brasileiros é que os modelos que a Apple apresentou não são compatíveis com o 4G LTE do Brasil: as frequências usadas são diferentes. De acordo com essa tabela publicada no site da Apple, o iPhone 5 tem 3 modelos: o A1428 e dois modelos de A1429 (um GSM e outro CDMA). Todos funcionam em frequências de LTE variando entre 700 MHz e 2100 MHz. No Brasil as operadoras vão operar o 4G na faixa dos 2600 MHz.

Existem, então, duas possibilidades: a Apple pode anunciar no futuro um novo modelo do iPhone 5, especificamente para ser compatível com o 4G LTE que as operadoras brasileiras estão trabalhando atualmente (o que eu duvido) ou vender por aqui o modelo A1428 do aparelho, que é o único dos três que suporta o LTE 700. Essa faixa ainda é usada para TVs analógicas aqui no Brasil e só vai ser leiloada para uso do 4G LTE em meados do ano que vem.

O problema dessa segunda alternativa é que todas as emissoras de TV precisam desocupar essa frequência antes dela poder ser leiloada. Una isso ao fato de que as operadoras estão ocupadas em trabalhar com outra faixa do LTE e o resultado é um cenário pessimista: não veremos um iPhone 5 navegando nas redes 4G no Brasil em nenhum futuro próximo. Fuén.

Colaborou: Lucas Braga.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
nao pega msm cara.. iphone 5 nenhum pega 4g no brasil
Richard Carvalho
to vendendo um iphone 5 branco 64gb em otimo estado com apenas um ano de uso ,to querendo 1400 interessa ? aceito oferta, o carregador queimou com a chuva de um viagem que fiz entao ele so acompanha cabo usb se te interessar deixo meu watsap (21)987344540
Richard Carvalho
to vendendo um iphone 5 branco em otimo estado com apenas um ano de uso ,to querendo 1400 te interessa ? aceito oferta, o carregador queimou com a chuva entao ele so acompanha cabo usb se te interessar deixo meu watsap (21)987344540
Victor William
TENHO O IPHONE 5 A1428 NÃO CONSIGO CONFIGURAR ELE NO 4G
Kelly
Meu iphone 5 A1530 nao quer pegar o chip. alguém pode mim ajudar?
DJB
Lancamento do 4g (pelo menos aqui no ddd 19) esta prevsto para o ano que vem , no comeco. e ja passaram os cabos para as torres , so falta acho ativar.
Josi Sena
E ai, quem comprou o Iphone 5 na Europa, tem solução?
Anna Cassia Passarelli
O iPhone 5s modelo A1457 e o A1507 do 5c funcianam na frequência 7, de 2600 MHz, 4G do Brasil. Ambos têm a versão GSM e CDMA (pelo menos na tabela da Apple)
@
Usa a freqüência do 2g mesmo todos aparelhos so funciona bem a internet no 3g mesmo assim o CDMA vai funcionar na freqüência do 2G a freqüência das tvs antigas deve ser deixada para uma nova tecnologia para tvs
Lucas Mello
Pessoal, pra quê iPhone mesmo? Além do modelo mais chimfrim (8 GB) custar mais do que sua alma, você tem querer mostrar algo que você não precisa pra gente que você não gosta! Parem de viver nesse mundinho consumista e valorizem o celular simples que vocês têm! Porque eu tenho absoluta certeza que vai aparecer gente jogando fora seu lindo iPhone quando chegar o 5s ou o 6 na loja, isso se essa tecnologia se encaixar nos padrões latino americanos.
junior.rigel
Calma galera quem disse que não poderemos usufruir deste belíssimo aparelho por cauda da frequencia do 4g aqui no Brasil,digo pois está marcado para o ano que vem um leilão da faixa de 700mhz e é ovil que eles vão preferir a alta transmissão de dados,e se desfazer de vez da tv aberta que ocupa essa frequência,motivo de toda essa confusão só é uma questão de tempo e adaptação , mais tá aí um bello e avançado aparelho que eu compraria sem dúvidas com ou sem 4g fica dica !
junior.rigel
Calma galera quem disse que não poderemos usufruir deste belíssimo aparelho por cauda da frequencia do 4g aqui no Brasil,digo pois está marcado para o ano que vem um leilão da faixa de 700mhz e é ovil que eles vão preferir a alta transmissão de dados,e se disfazer de vez da tv aberta que ocupa essa frequência , motivo de toda essa confusão só é uma questão de tempo e adaptação , mais tá aí um bello e avançado aparelho que eu compraria sem dúvidas com ou sem 4g fica dica !
Luiz Felipe
não esta acontecendo nem um nem outro, simplesmente não funciona, e provavelmente a apple se adeque a isto !
Luiz Felipe
Descordo em partes, como a que você falou que nossos carros são sucatas, isto é uma mentira, o mercado automotivo Brasileiro, atualmente, é o mais acirrado, e com maior variedade de carros no MUNDO, tanto que a Hyundai projetou o HB20 exclusivamente para o nosso pais, e existem muitos fabricantes que afirmem que nem um outro pais tem a variedade de carros, marcas, e modelos, que o brasil tem e nem um outro vende tanta variedade entre modelos, marcas, e preços quanto aqui em zero km, mais se o povo brasileiro não busca conhecimento, nem evoluir em sua profissão para ganhar mais, acho que isso não é culpa do pais e sim do povo, então os carros sucatas não são culpa do brasil e sim de seu dono, que no tempo livre ao invés de buscar conhecimento, vai ver televisão... Logico á canais que se salvam exemplo discovery... mais se o pais é atrasado não é culpa do pais, e sim de seu ignorante povo que não busca conhecimento !
Ramon Melo
Nem para isso serve. Acima dos 300 pontos, nem as fontes se beneficiam mais. Não entendi o zoom. Você diz de lente de aumento? Eu não tenho o hábito de usar lupa com telas de LCD, embora tenha visto reviews mencionando isso ultimamente.
Exibir mais comentários