Durante a última edição da CES, que aconteceu em Janeiro, a Intel e a Nuance anunciaram que “em breve” os ultrabooks iriam receber um assistente capaz de realizar uma série de ações a partir de comandos dados por voz natural. Essa semana, durante a edição do Intel Developers Forum que acontecem em São Francisco, o resultado dessa parceria foi finalnmente exibido.

A Nuance, empresa responsável também pelo desenvolvimento do sistema de reconhecimento de voz do assistente Siri (ainda que a companhia não comente nada a respeito do assunto) e criadora da Nina, concorrente do Siri para Android e iOS, anunciou na terça-feira (11) o Dragon Assistant Beta, um assistente virtual feito especificamente para os ultraportáteis da gigante dos chips.

O vídeo abaixo, gravado por um dos participantes do IDF identificado apenas como pmahoney no YouTube, mostra a demonstração desse assistante durante o evento.


(Vídeo no YouTube)

“O Dragon Assistant é capaz de reconhecer comandos de voz e oferece uma possibilidade de interagir de maneira intuitiva com dispositivos”, explica o press-release da empresa. “Basta dizer ‘Hello Dragon’ para ativar o assistente, e usar voz para navegar pela internet, descobrir e tocar músicas, checar e-mail e ouvir atualizações de redes sociais”, completa. O SDK do sistema está à disposição de desenvolvedores para criação de aplicativos compatíveis com recursos de voz.

O primeiro ultrabook a receber o Dragon Assistant será o Dell XPS 13, que terá o programa à disposição no “ultimo trimestre deste ano”, e datas para que outros utrabooks contem com a novidade ainda não foram dados. De qualquer maneira, nenhuma das empresas especificou o que impedirá o sistema de ser instalado em outros computadores com medidas menos esguias que os compactos da Intel.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados