Início » Celular e tablet » Está permitido enviar fotos via Bluetooth usando um Lumia

Está permitido enviar fotos via Bluetooth usando um Lumia

Nokia libera função em atualização para Windows Phone.

Por
3 anos atrás

A nova geração de smartphones Lumia não deve atrapalhar atualizações previstas para os Lumias vendidos no mercado atualmente. Bluetooth e tela inicial de acordo com o que propõe o Windows Phone 8 estão entre os recursos que a Nokia Brasil promete liberar para os aparelhos em breve, embora a fabricante não diga quando.

Não nos está claro o que a companhia quer dizer quando anuncia a compatibilidade com Bluetooth, algo que o Windows Phone normalmente não tem. O blog oficial da companhia fala em “Bluetooth para enviar arquivos de mídia do seu Nokia Lumia para qualquer outro telefone”. Arquivos de áudio? Vídeo? Documentos do Office, como questiona o site Windows Phone Brasil?

A fabricante finlandesa vai atualizar o aplicativo de compartilhamento de contatos e também vai adaptar a tela inicial para que fique mais parecida com o Windows Phone 8. Nada mal para um aparelho que, vale lembrar, está em vias de completar um ano de idade.

Aparelhos Lumia 900, Lumia 800 e Lumia 710 recebem a atualização de software nas próximas semanas. Será gradual, de acordo com a fabricante, e depende do canal de distribuição e da operadora na qual o aparelho foi registrado.

Lumia 710 (foto: Lucas Braga / Tecnoblog)

Lumia 710

Lembro-me de ter trocado algumas ideias com um executivo de produtos na Nokia em que o assunto principal foi a chegada do Windows Phone 8. Por que comprar um Lumia atual que não receberá a atualização de plataforma com boas novidades. Além da constante desse mundo da tecnologia em que tudo precisa andar para frente, o executivo disse que os aparelhos atuais continuam atendendo aquilo que se propõe a fazer. Para consumidores tradicionais, não os supertecnológicos que leem este site, os Lumias continuam valendo a pena, na visão do profissional.

Queria ver outros fabricantes com este acompanhamento pós-venda. A Apple (sim, lá vem ele falar da Apple) garante atualizações contínuas nos smartphones, mesmo depois de velhos. A Microsoft diz em defesa própria que muitos recursos simplesmente não são compatíveis com o hardware atualmente disponível em celulares com Windows. Pena.

Pauta gentilmente sugerida pelo leitor Marco Antonio Queiroz. Valeu, Marco! Mande você também.

  • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

    É algo vindo com o WP 7.8 se não me engano.

    • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

      E é porque muitos diziam estava sendo abandonado.

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Isso mesmo, a atualização chamada de Windows Phone 7.8.

  • Alisson Kalinke

    Eu acho que não entendi. Em 2012 o WP ainda não envia uma foto por bluetooth?

    • http://Windows8brasil.com/ Luandersonn

      Exato, assim como o smartphone mais vendido do mundo, o iPhone.

      • Alisson Kalinke

        iPhone também não envia foto por bluetooth? Pra que diabos serve então, pra usar o fone do robocop só? Hauhauh

        • http://about.me/thassius Thássius Veloso

          Nenhum dos dois envia. Creio que a Apple não o faz porque já tem o email para enviar fotos e agora o compartilhamento de álbuns do Photo Stream (com o iOS 6). Compartilhar músicas? Não, senhor: trate de baixá-las na iTunes Store.

          • Alisson Kalinke

            Eu não acompanho muito iOS ou WP até pq não tenho interesse algum neles, mas como usuário de um Nexus com Jelly Bean, onde eu simplesmente encosto um telefone no outro para compartilhar uma foto (música/link/página/app) acho extremamente retrogrado não conseguir enviar uma simples foto…

          • paulomarcelo

            Essa parada de não compartilhar coisas por Bluetooth é mais por razões comerciais do que por qualquer coisa.

            Isso de baixar músicas no iTunes é a maior razão pra eles não liberarem isso.

          • Arthur Amorim

            Mas acredito que agora com o Windows Phone 8 e o Lumia 920 com NFC, vai ser tudo tão facil quando no Android. O bom do Windows Phone é que ele junta o melhor do iOS e o melhor do Android. Se tornando, na minha opnião, o melhor SO mobile.

          • Natacha Faval

            Concorso Contigo, acho o android muito lerdo, por mais que tenha muitos app gratis, o telefone trava muito e pra fazer dow e acesso a internet acho lento

          • http://www.minhasdicas.com.br Thiago Leite

            Faz uns 3 anos que uso smartphones diferentes e não uso o bluetooth pra nada.

          • Vitor

            Thiago Leite, mesmo assim, é necessário ter Bluetooth (e poder enviar o que eu quiser, e para quem eu quiser, com ele).

          • http://www.minhasdicas.com.br Thiago Leite

            Bluetooth é lento pra caramba, Vitor. Não consigo me convencer a usar mais essa tecnologia a não ser para ligar periféricos.

          • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

            Thiago Leite: eu usei o bluetooth uma vez nesse mês, para transmitir uma foto para um dumbphone. E sim, sentiria falta do bt mesmo usando pouco.

          • Pedro Maich

            A cada dia fico mais feliz com meu N9.

        • Rafael Machado de Souza

          o iPhone compartilha dados via bluetooth, mas apenas entre dispositivos Apple.
          bom né? hahahhhaha

      • Lucas Herrera

        Exata, compre um Galaxy S3 e compartilhe tudo o que quiser, por bluetooth, dlna, etc.

    • Ramon Melo

      Exatamente, aí depois que falam que WP7 é limitado vem uma avalanche de fags chamando de hater.

      Detalhe que o Windows Mobile 6.5 já fazia isso, o WP7 conseguiu esse retrocesso.

      • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

        Isso não é retrocesso, é uma nova feature.

      • Julian Leno

        isso é puramente comercial. se a M$ liberar o Bt as gravadoras fogem da Music store deles e ainda rola processo…

  • André Henrique Buss

    O que o hardware puder fazer ele vai fazer. E falando em Apple o iPhone5 o que faz de novo? O que os Lumias ja fazem desde sempre :)
    O iPhone5 fica como adversario do Lumia 900. Contra o 920 ele nao tem nem como brigar.

    • http://www.segundachuvosa.blogspot.com Gabriel

      Aham, o iOS é limitado mas o Windows Phone é campeão nisso.

      A Nokia acabou de chegar no nível dos concorrentes, o Lumia 920 que começará a competir com iPhone 5/Galaxy SIII. Sim, eu tenho um Lumia 800 e sei do que estou falando, a Microsoft está bem atrasada.

      • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

        Muito, e a Apple também. Só agora lançaram uma resposta ao Galaxy Nexus / S3 e nem tão revolucionária assim foi… eles tiveram que colocar foto panorâmica como uma feature incrível para preencher espaço no site…

  • Diego F. Duarte

    “Está permitido…”, achei que o Lucas Braga tinha escrito esse artigo. Aheuehue!

  • RenatoJG

    Não faria nenhum sentido não ser permitido…

  • Ramon Melo

    Não entendi o motivo da alusão à pirataria. Por que que compartilhamento de arquivos precisa ser associado à pirataria e à ilegalidade?

    Essa iniciativa não pode ser tomada pela fabricante do software ou do hardware. Tem que ser um designer de interface muito imbecil para estragar a experiência social do compartilhamento em pleno ano de 2012, quando os celulares com NFC finalmente estão acessíveis.

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Olha, não sei você, mas sempre que me perguntam se o meu celular (um Lumia 800) tem Bluetooth, é porque querem mandar alguma música. E aí eu repito o comentário que fiz antes em resposta o Alisson Kalinke, idealizando o pensamento da Apple: “Compartilhar músicas? Não, senhor: trate de baixá-las na iTunes Store.”

      Que os pirateiros não nos ouçam. Os usuários que vão aproveitar o Bluetooth para fins lícitos podem ouvir à vontade. =D

      • Ramon Melo

        Olha, isso que você está me dizendo me parece surreal. Eu costumo usar para passar e receber fotos e dodumentos, acho que nunca usei para transferir músicas. Bluetooth é muito lento para esse tipo de troca, o wifi é muito mais rápido.

        E eu tenho minhas sinceras se esse compartilhamento de músicas pode ser classificado como pirataria, na época do CD era comum gravar um cassete para mostrar alguma música para um amigo e felizmente não havia esse papo de pirataria.

        Mas a ideia está ok. O que realmente é absurdo é a fabricante do software tomar para si a prerrogativa de tirar uma ferramenta baseada nisso. Acredito que seja lugar-comum que quem quer piratear vai dar o seu jeito, sempre.

      • mlhz

        Eu uso muito bluetooth para enviar documentos e fotos de trabalho. Além de vídeos. No meu caso não é pirataria pois são arquivos gerados por mim e por meus colaboradores. Acho absurdo o bloqueio do wp e do ios.

        • Rennan Alves

          É uma medida extrema para evitar pirataria. No caso da Apple, ela tem parceria com estúdios, bandas, produtoras, etc. pode ter certeza que eles fazem uma baita pressão sobre a segurança e o copyright.

          O que não era compreensível era o bloqueio no Windows Phone, vai ver a Microsoft tentou as mesmas parcerias, mas desistiu no processo.

        • Ramon Melo

          Vídeo por Bluetooth? Amigo, usa o AirDroid, é gratuito e muito, mas muito mais rápido.

          Se os smartphones forem atuais (One X, SIII, ou algo do tipo), dá para ativar o WiFi Direct usando o NFC, é mais rápido até que transferir por cabo.

          • mlhz

            e quando não tem rede wifi? ou você acha que sempre estamos no escritório? trabalho em obras companheiro. Tem que usar o que tem disponível no momento.

          • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

            Usa o wifi direct, que é tão fácil fazer funcionar e compartilhar o arquivo quanto dirigir um elefante. Bom seria se tivesse um padrão e todos tivesse nfc para fazer o wifi direct com menos complicações.

          • Ramon Melo

            Wifi direct não depende de rede wifi, ela é ponto-a-ponto entre os dois dispositivos.

            Mas eu não sei qual é a disponibilidade dela nos Androids em geral. Até hoje, só tive a oportunidade de usar em aparelhos high-end (SIII, Nexus, One X), não sei se esta tecnologia está disponível em aparelhos mais simples.

  • caRIOca

    A Nokia vem divulgando já algum tempo que não vai abandonar os Lumias com WP 7. Mas bem que a Nokia podia dar um desconto para quem tem um Lumia atual e quer trocar pelos novos que irão ser lançados!

  • http://www.myspace.com/bandaanvos Leonardo

    Podia fazer como a Apple, atualiza o 3gs pra ios 5 e deixa ele lento e imprestável pro cara trocar logo de celular (ou então continuar passando raiva com a lerdeza dele). Peguei num lumia 800 e quase chorei quando vi como o celular funciona, igualzinho o meu 3gs… só que não.

  • paulomarcelo

    Eu acho extremamente útil o Bluetooth.

    Não pra compartilhar músicas com outras pessoas.
    Mas sim pra transferir minhas fotos e talvez até músicas… mas entre meu celular e meu notebook.

    Quando quero transferir 1 ou 2 fotos, ou 1 músicas apenas… é muito mais pratico e rápido por bluetooth do que plugar cabos e etc.

    • Ramon Melo

      Meu deus, mais um…

      Abandone esta demora demoníaca e converta-se para o wifi: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sand.airdroid&hl=pt_BR

      Não precisa instalar nada no PC, só precisa de um navegador moderno, acho que até esse IE10 serve.

      • mlhz

        e quando não tem o wifi? faz como? não faz?

        • http://twitter.com/MasterWebInter YanGM

          Faz gambiarra e inventa uma rede ad-hoc ou usa wifi-direct.

      • paulomarcelo

        Primeiro: Não disse que não sabia fazer transferências via WiFi.
        Segundo: Não tenho Android.

        Somente disse que acho mais pratico usar o Bluetooth pra conectar ao notebook pra transferir coisas leves e pequenas… sem depender de apps no aparelho ou configurações diversas.

        Mas cada um é cada um né.
        E cada um tem o direito de querer escolher o que mais lhe convém na hora de comprar um aparelho.

        • Ramon Melo

          Sim, sim, o direito é seu. Agora, dizer que o AirDroid é menos prático que o bluetooth é uma ofensa aos desenvolvedores deste brilhante aplicativo.

          O compartilhamento é ativado instantaneamente e em um clique, mais rápido que o toggle do bluetooth. O computador encontra o dispositivo instantaneamente e não há a necessidade de confirmar a transferência (sem perguntas do tipo “Você deseja aceitar o recebimento desde arquivo?”). Fora que a taxa de transferência é muito mais rápida.

          Só é uma pena que ele esteja restrito ao Android, realmente. Mas creio que a Microsoft permita uma solução semelhante na próxima geração de Windows Phones.

  • Arthur Amorim

    Com o Windows Phone eu descobri que o Bluetooth é praticamente inutil. Pelo menos pra mim. Mesmo quando tinha um celular com compartilhamento via bluetooth nunca usava. Só no meu Samsung Omnia i900 que eu usava raramente o bluetooth para compartilhar o 3G. Esquentava menos do que se usasse o WiFi.

  • Guilherme Augusto

    A Nokia está mostrando que está disposta a continuar dando suporte para os aparelhos com o WP7. Tenho um HTC Ultimate e tenho medo de que a HTC não atualize o WP7.8 com o mesmo empenho que a Nokia está fazendo uma vez que ainda não vi nada falando sobre a HTC e as atualizações que ela disponibilizará

  • Luiz Alberto

    Bem, agora eu consigo enviar fotos, músicas e contatos via Bluetooth no meu WP. E receber também. Quem tem um aparelho Dev Unlocked é só baixar o BlueManager no XDA. 😉

  • Max

    Impressão minha ou a Nokia está com planos ultra secretos (not) de triturar o Iphone?
    Vai na fé, Nokia!

  • http://www.techjunto.com.br Rodrigo Moura

    Quero um WP8!

  • rafaholanda

    Usava muito isso nos celulares mais antigos….

  • http://caminhoentredevaneios.wordpress.com Adolfo Brás Sunderhus Filho

    A Apple garante atualização constante?

    Só esqueceu de comentar que em aparelhos antigos o iOS novo vem com limitações das mais diversas…

  • Charles Oliveira

    Acho o seguinte, pode ate ser que alguem ou todos discordem.
    Isso do WP bloquear o bt é muito chato ate porque nao sao todos que tem um android.

    Ex: Moro numa cidade que nem de longe parece uma cidade grande onde as pessoas trabalham em escritorios onde existe o wi fi pra compartilhar arquivos. Nem todos tem acesso a um dispositivo com essas tecnologias, vc imagina numa cidade de 40000 mil abitantes onde 2 ou 3 pessoas tem um Iphone, e onde algumas centenas de pessoas usam android onde a maioria usa um Galaxy Y.

    Sao coisas que independente de ter ou nao utilidade pra um ou pra outro, é util.
    Eu uso um Galaxy Mini, e nao troco por nenhum Iphone5 ou WP8, a nao ser que ofereçam uma flexibilidade de atualizaçoes aplicativos, por exemplo ja fiz de tudo no meu 8 Atualizçoes Diferentes… Sem falar no mundo de aplicaçoes que existe. Por isso que eu digo que o Android e é que nem o sobrenome Silva no Brasil (Popular) 😀

  • Francelino Domingues

    para transferir musica, foto e contatos é só baixar o aplicativo “compartir bluetooth” fabricado pela nokia no marketplace
    Como usar :
    baixe o aplicativo depois liga o seu bluetooth pesquise o aparelho que vai envia para vc ou vc para ele clica em cima dele peça para ele aceitar , no nokia vai dizer nao conectado mais e normal depois abre “compartir bluetooth” pronto é só vc enviar para seu amigo ou ele enviar para vc
    ateção só musica, fotos e contatos.

  • Francelino Domingues

    para todos os nokia lumia esse apps funciona “compartir bluetooth”

  • flavialiedke

    Tenho um Nokia Lumia 710 e estou muito chateada com esse Bluetooth…… Instalei o ” compartir bluetooth” e quando fui testá-lo a informação que me apareceu é que o aplicativo não funciona na versão Windws Phone e pede pra eu utilizar o Zune junto ao meu PC…. Que raiva!!!! Estava tão impolgada com o aparelho que até desanimei…
    O bluetooth do aparelho qdo eu ativo e tento sincronizar com outro ele envia uma senha igual para os dois aparelhos e qdo dou OK ele informa que é compátivel!!!!

    Alguém pode me ajudar????

    Obrigada.
    Flávia

  • Henrique Soares

    quero enviar foto no meu nokia lumia 710 mas não sei como enviar peço ajuda

  • Henrique Soares

    quero enviar foto no meu nokia lumia 710 mas não sei como enviar peço ajuda
    e também passar foto para o computador mas ele faz e carregar nokia lumia 710

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha