Uma empresa chamada EnChroma anunciou na semana passada um modelo de óculos de sol inteligente. Mas antes que você ache que trata-se de um concorrente para o altamente tecnológico Google Glasses, cheio de chips e com suporte a realidade aumentada, é melhor explicar direito qual é a inteligência dele: o óculos tem uma lente especial capaz de corrigir daltonismo.

Existem vários tipos de daltonismo, um que a pessoa não distingue tons vermelhos, outro em que ela não distingue tons verdes, outro em que os tons azuis são difíceis de enxergar, mas o tipo mais raro de todos é quando a pessoa enxerga o mundo em tons de cinza por não conseguir distinguir nenhum dos três tons. Por enquanto a EnChroma fez dois tipos de óculos apenas, o Cx-D para quem tem deuteranopia (não enxerga tons verdes) e Cx-PT, para quem tem protanomalia (não enxerga tons vermelhos).

Uma explicação gráfica de como a lente funciona | Crédito: EnChroma

O que os óculos EnChroma têm de diferente (e é aí que chega o ângulo tecnológico da história) é uma camada extra na lente que é capaz de filtrar a luz de um modo que certos tons sejam intensificados – tons que os daltônicos têm dificuldade em enxergar. A empresa criou essa camada baseada em um “modelo matemático do sistema visual humano que é capaz de prever o efeito de percepção de cores de qualquer filtro colocado na frente dos olhos”. Esse modelo, claro, foi patentado – mais detalhes sobre ele estão no site da empresa.

Protótipos dos óculos foram demonstrados durante a Vision Expo West na semana passada em Las Vegas, mas a empresa não disse quando eles estarão disponíveis ou qual o seu preço. Estima-se que 200 milhões de pessoas no mundo tenham daltonismo, então essa empresa já tem um público-alvo bem grande. Por isso espero que os óculos não custem tão caro.

Com informações: DVice.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabiano Vasconcelos

Vocês compraram? Podem relatar a experiência de usar um desses?

Mallory Santos

Boa tarde!

Conheço uma pessoa que é daltônico e que já usa óculos de grau. Gostaria de saber se esse óculo para daltonismo é feito também com o grau que a pessoa já tem ou é apenas sem grau nenhum? Eu quero comprar para dar de presente, mais tenho esse dúvida, pois não adianta vir apenas sem o grau que a pessoa tem nas vistas, ver colorido e não ver direito por causa do grau.

Josias Wattrelos
"...qual o seu preço. Estima-se que 200 milhões..." Que susto! :D
Djalma S Ferreira

Já tem no Brasil. Vide: http://lista.mercadolivre.c...

Djalma S Ferreira
Já tem no Brasil. Vide: http://lista.mercadolivre.com.br/oculos/_CustId_56910869_seller*id_56910869
Djalma S Ferreira
Demorou mas chegou ao Brasil... Uffa! http://lista.mercadolivre.com.br/oculos/_CustId_56910869
lais teixeira
Você é daltônico?? Se importaria de responder a esta enquete? Esta é uma pesquisa feita com daltônicos para o projeto de criação de um revestimento cerâmico exclussivo para este público, se você faz parte esse público não deixe de responder, a sua ajuda é muito importante para nós! Obrigada https://lais24.typeform.com/to/GdpjLK
Kathy
Onde você comprou?
magno.vr.silva
gente eu gostaria de saber como posso comprar esses oculos eu to precisando muito...por favor
Eduardo Barroso
acho que vou anunciar no mercado livre, la vc consegue parcelar
Eduardo Barroso
não tenho como parcelar, agradeço!
Wellington Barboza
parcela? rss
Eduardo Barroso
ola! boa tarde! Comprei um óculos enchroma que serve para quem tem deuteranomalia, porém meu problema é deutanopia, procurem no google a diferença. portanto o óculos que custou 600,00 dólares e mais taxas não serviu pra mim. Portanto estou vendendo pelo mesmo preço que comprei por 1500,00 reais. estou em Belo Horizonte, quem quiser experimentar antes de comprar pode vir até minha casa. NÃO ENVIO! EMAIL: [email protected]
Cassiel Jefter
Quero saber se estes óculos já chegaram no Brasil. Alguém tem alguma novidade?!?!
StevenConte
Christian Grey curtiu isso.
Exibir mais comentários