Início » Celular » Microsoft lança Windows Phone Store com busca aprimorada

Microsoft lança Windows Phone Store com busca aprimorada

SDK do Windows Phone 8 será disponibilizado para desenvolvedores selecionados.

Paulo Higa Por

A Microsoft oficializou ontem a troca de nome da sua loja de aplicativos: morre a Windows Phone Marketplace, nasce a Windows Phone Store. No anúncio, a empresa de Redmond divulgou as melhorias no algoritmo de busca para tornar os resultados mais relevantes e iniciou um programa para distribuir kits de desenvolvimento para os interessados em criar aplicativos para o Windows Phone 8.

As mudanças começaram nas versões australiana e neozelandesa da loja de aplicativos. Hoje de manhã, o site brasileiro do Windows Phone já exibia as alterações. Em vez do nome Marketplace no menu superior, a Microsoft optou por usar o termo Aplicativos+Jogos para garantir que usuários iniciantes saibam onde podem encontrar downloads para os seus smartphones.

Windows Phone Store brasileira: tiles, tiles e tiles

A nova ferramenta de busca da loja tem três novidades. A primeira é a capacidade de encontrar aplicativos mesmo se o usuário digitar o nome incorretamente. A Microsoft cita o exemplo “facebok” em vez de “facebook”, mas isso não funcionou na versão brasileira da loja. A segunda novidade faz com que os resultados exibam aplicativos relacionados com o termo pesquisado, mesmo que a palavra não esteja no título. Por fim, dá para pesquisar por gênero: buscar “saúde” exibiria aplicativos relacionados à exercícios e dietas, por exemplo.

Será mais fácil encontrar bons programas, já que a Windows Phone Store inclui listas automáticas dos aplicativos gratuitos ou pagos mais bem avaliados. Uma seção Novos+Tendências será responsável por exibir aplicativos que estão crescendo rapidamente  — ela já existia antes, mas agora a Microsoft promete atualizações frequentes. Uma pena que, por enquanto, essas mudanças estejam disponíveis apenas na versão web, não no aplicativo do Windows Phone.

Junto com a busca aprimorada, a Microsoft começou a disponibilizar uma prévia do SDK do Windows Phone 8 para quem estiver interessado em desenvolver aplicativos para a plataforma. O acesso ao SDK ainda é restrito e isso tem um motivo: muitas novidades do Windows Phone 8 ainda não foram anunciadas oficialmente. As instruções estão disponíveis no blog oficial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jayson Lima
Vai da cu
Adolfo Brás Sunderhus Filho
O pessoa fica implicando com a quantidade de aplicativos, mas eu prefiro a qualidade dos aplicativos que tenho no meu WP do que os centenas de milhares de inúteis que tinha antes a disposição no Android...
Turdin
Antigamente a busca era bem ruim mesmo, vou testar a nova!
@kadugaspar
Eu gostava do nome Marketplace. Soa legal. Na verdade antes de tudo isto eu pensava que a loja do Windows desktop é que se chamaria Windows Marketplace.
@leossoliveira
Cara no Windows Phone tem o Talkbox que é bem melhor que o Zello depois que mostreis para os meus amigos que tem Android todos passaram a usar.
caRIOca
Para mim faltam os APPs Instagram "meu Deus, vai ser sensacional no Lumia!" e o Zello (walkie-talkie parecido e melhor que o Nextel), eu os no meu velho android e só eles lançarem para o Windows Phone que abandonarei de vez o Android!
Guilherme Macedo C.
"Tentar" não mata ninguém. Melhor tentar do que desistir :P
Djalmir Messias
Eu espero que a Microsoft não demore a apresentar os mesmos apps da loja americana na brasileira. Adoro WP, mas só compro outro (920 quem sabe) se ajeitarem isso aí. Nossa loja é muito mal organizada também. Vamos aguardar ... mais um pouco.
Caio Alexandre
A primeira é a capacidade de encontrar aplicativos mesmo se o usuário digitar o nome incorretamente. A Microsoft cita o exemplo “facebok” em vez de “facebook”, mas isso não funcionou na versão brasileira da loja. Windows Phone melhor em tudo.
Luiz Alberto
O que tem de errado com seu email?
mlhz
não sinto falta de aplicativos no WP, até porque para jogar prefiro um desktop ou um videogame (tenho um ps3). O ruim do WP é a conexão de email, estou sofrendo com isso.
@leossoliveira
Uma coisa que eu achei bem estranha e traduzida toscamente no novo site "Windows Phone Store" [comprar] [tentar]
Rennan Alves
Como sou cadastrado no Dev Center, acabei recebendo o convite por e-mail. O programa é para aqueles que já possuem um app registrado, além do SDK eles fornecem dicas, guias, code samples, etc. para a migração do seu app, além de uma possível adição das novas funcionalidades. Um aplicativo bem bacana que eles mostraram como sugestão para os dev's foi o Windows Phone Champs, que serve para localizar possíveis desenvolvedores "premium" da plataforma para tirar dúvidas, compartilhar conhecimento, etc. Quem quiser segue o link: http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/find-my-champ/a84f1740-0047-4408-b317-c2db01a70fb4
@leossoliveira
É...e ai? Será que os desenvolvedores vão continuar ignorando o Windows Phone? Existem muitos apps e games bons por lá como disse o pessoal a cima, mas as vezes falta algo mais especifico.
Arthur Amorim
Ja temos bons aplicativos noa loja. A brasileira ainda perde nos jogos, mas o resto já não tem mais aquela carencia. Mas a loja americana é tão completa de "aplicativos chave" quanto a loja da Apple e do Google. Ainda faltam alguns que para mim não fazem falta, como Instagram. Mas eu uso EyeEm, que na minha opnião tem menos duckfaces e mais fotos de verdade..
Exibir mais comentários