Início » Celular » Microsoft lança Windows Phone Store com busca aprimorada

Microsoft lança Windows Phone Store com busca aprimorada

SDK do Windows Phone 8 será disponibilizado para desenvolvedores selecionados.

Por
7 anos atrás

A Microsoft oficializou ontem a troca de nome da sua loja de aplicativos: morre a Windows Phone Marketplace, nasce a Windows Phone Store. No anúncio, a empresa de Redmond divulgou as melhorias no algoritmo de busca para tornar os resultados mais relevantes e iniciou um programa para distribuir kits de desenvolvimento para os interessados em criar aplicativos para o Windows Phone 8.

As mudanças começaram nas versões australiana e neozelandesa da loja de aplicativos. Hoje de manhã, o site brasileiro do Windows Phone já exibia as alterações. Em vez do nome Marketplace no menu superior, a Microsoft optou por usar o termo Aplicativos+Jogos para garantir que usuários iniciantes saibam onde podem encontrar downloads para os seus smartphones.

Windows Phone Store brasileira: tiles, tiles e tiles

A nova ferramenta de busca da loja tem três novidades. A primeira é a capacidade de encontrar aplicativos mesmo se o usuário digitar o nome incorretamente. A Microsoft cita o exemplo “facebok” em vez de “facebook”, mas isso não funcionou na versão brasileira da loja. A segunda novidade faz com que os resultados exibam aplicativos relacionados com o termo pesquisado, mesmo que a palavra não esteja no título. Por fim, dá para pesquisar por gênero: buscar “saúde” exibiria aplicativos relacionados à exercícios e dietas, por exemplo.

Será mais fácil encontrar bons programas, já que a Windows Phone Store inclui listas automáticas dos aplicativos gratuitos ou pagos mais bem avaliados. Uma seção Novos+Tendências será responsável por exibir aplicativos que estão crescendo rapidamente  — ela já existia antes, mas agora a Microsoft promete atualizações frequentes. Uma pena que, por enquanto, essas mudanças estejam disponíveis apenas na versão web, não no aplicativo do Windows Phone.

Junto com a busca aprimorada, a Microsoft começou a disponibilizar uma prévia do SDK do Windows Phone 8 para quem estiver interessado em desenvolver aplicativos para a plataforma. O acesso ao SDK ainda é restrito e isso tem um motivo: muitas novidades do Windows Phone 8 ainda não foram anunciadas oficialmente. As instruções estão disponíveis no blog oficial.