Tecnoblog
Razão Social Acer Inc.
Fundação 1 agosto, 1976
Hsinchu City, Taiwan
Website Oficial acer.com

Acer

A Acer é uma empresa de tecnologia fundada em 1976, em Taiwan. Inicialmente, seu nome era Multitech e atuava nas áreas de jogos eletrônicos e microprocessadores.

Seu fundador, Stan Shih, começou a Multitech com uma equipe de onze funcionários e um investimento inicial de 25 mil dólares. Sete anos depois, a empresa entra para o ramo de computadores e se torna revolucionária no mercado taiwanês.

Em 1987, a Multitech se torna Acer e segue no papel de pioneira da tecnologia em Taiwan, com seus chips, memória DRAM, telas de plasma e portáteis. Anos depois, expandiu o portfólio com projetores, celulares e outros produtos, além de comprar a Altos Computer Systems, fabricante de multifuncionais e sistemas de rede UNIX.

A expansão da atuação no mercado logo leva a Acer a se reorganizar por setores, sendo um destes o de periféricos, futura BenQ, que não pertence mais à empresa. Essa divisão acontece mais uma vez nos anos 2000, quando seu setor responsável por fabricar produtos lançados no nome de outras empresas se separa para se tornar a Wistron.

A partir disto, a Acer explora mais o setor de tecnologias, adquirindo as empresas Gateway, Packward Bell e E-Ten Information Systems. Na mesma década, dá continuidade à sua famosa linha Aspire e entra para o mercado de celulares. Posteriormente, também entra para o mercado de tablets — sendo que um de seus modelos foi o primeiro com sistema Android a chegar a um milhão de vendas — e de serviços em nuvem, com a compra de outra empresa: a iGware.

Mais uma vez a expansão levou a Acer a precisar se reajustar no mercado, desta vez exigindo que seu fundador, Stan Shih, retornasse da aposentadoria para recuperar a empresa. Sob seu comando, a Acer volta para mercados anteriores, tornando-se terceira maior do setor de projetores — entretanto, não deixou de trabalhar em outros segmentos.

Na verdade, atualmente a Acer está presente nos mercados de notebooks, desktops, monitores e até de realidade virtual — junto de outras categorias. Em 2019, a empresa foi avaliada em 1,6 bilhões de dólares e estava presente em mais de 160 países.

Continue lendo »

Tudo sobre Acer