Início » Computador » Gás hélio em HDs permite aumento de até 40% em capacidade

Gás hélio em HDs permite aumento de até 40% em capacidade

Avatar Por

A Western Digital anunciou essa semana a criação de um tipo diferente de HD. Nada na sua forma atual muda, ele continua sendo composto de vários discos de algum material magnético que rodam e têm dados gravados por cabeças magnéticas. O que mudou foi o gás dentro do compartimento: no lugar de ar comum, gás hélio. Resultado? HDs que gastam menos energia e podem ter mais capacidade de armazenamento.

Quem teve a ideia foi a Hitachi, que é uma subsidiária da WD e estava trabalhando nessa tecnologia há algum tempo. Segundo o que disse seu vice-presidente de marketing para o site PCWorld, colocar gás hélio no HD permite aumentar a temperatura de operação permitida. Além disso, o gás hélio permite que sejam usados discos mais finos e com isso é possível instalar mais discos dentro do mesmo HD - o que por sua vez permite um considerável aumento de capacidade. Um HD de 4 TB, por exemplo, poderia ter 5,6 TB dessa forma.

A Hitachi diz que a produção em massa deve começar dentro de 2 anos, mas já no ano que vem teremos os primeiros HDs desse tipo no mercado. Um bom exemplo de como eles podem ser empregados, segundo a Hitachi, são os datacenters. Uma empresa que precisaria de 20 servidores para ter 1 Petabyte de armazenamento, por exemplo, pode ter a mesma capacidade em 14 servidores usando os HDs com hélio.

Sobre os preços, a Hitachi estima que eles serão baixos. Mas se você lembrar que o gás hélio está se esgotando em uma taxa incrivelmente alta e que em 30 anos ele pode se esgotar, pode ser que dentro de uns 20 anos tais HDs se tornem item de colecionador de tão caros.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Vitor
esses HDs ai são horríveis é serio HD com gás helio é horrível sabe porque quando ele entra em locais muito frios ele congela o disco assim dando chace de 2,1 % de falhar quando ele entra locais quentes e úmidos ao mesmo tempo o HD cria um camada de água e quando as paletas magneticas entram em contato com os discos ele empede um pouco da força magnetica eletrícultando o disco numa carga de 30 kilowatts com chance de seu HD queimar existe uma variável que pode proteger o HD basta misturar gás hélio o nitrogênio ácido assim quando entra-se em qualquer ambiente o nitrogênio iria limpar o disco e o gás hélio iria liberar espaço no disco depois o nitrogênio iria eliminar o gás hélio transfomando em mais nitrogênio e iria ter mais chances de não correr riscos que daníficassem o HD . https://uploads.disquscdn.com/images/bd19dca4936072768827c0c82c2c77e22704edd1f1a65c859c952e54e496ed4f.png
Rafael Olah
É nada tem um monte de gente safada que ta furando olho da cara e vem com essa desculpa. Na loja em que trabalho passam entregando uma folhinha amarela com preço de HD e Memorias, pra lojista é claro. 330,00 HD de 2TB o de 1TB tava 270,00.
Turdin
Cade o like nessas horas? lkkkkkk
@AntonioVeras
Até os HD "normais" estão caros. Acho que ainda vai demorar um pouco para eles se recuperarem daquela enchente.
Lucas Módena
hahaha, vai te nego chupando HD pra afinar a voz :)
TatoGomes
Oh rapaz, compra aqueles balões do Procurando Nemo que vendem em Shopping e seja feliz. Aproveite enquanto é tempo! =D
Denis Belo
Também me pergunto sobre isso, os SSD's são ótimos, porém muito caros, quando isso vai começar a mudar?
Vitor
Poxa, meu sonho era usar hélio para mudar a minha voz, não acredito que ele está acabando.
Márcio Gomes
Temos os híbridos de HD com SSD. Se adicionarmos o gás hélio... voila.
Thiago Marçal Passos
E a gente usando Hélio pra encher bolas de festa e falar fino.
Gus Fune
Investimento pra tornar SSDs mais baratos, cadê você?