Início » Brasil » Juiz da Paraíba determina prisão de diretor do Google

Juiz da Paraíba determina prisão de diretor do Google

Vídeo mostra candidato Romero Rodrigues sendo chamado de "burro" pelo personagem Chaves.

Avatar Por

Um vídeo publicado no YouTube pode levar o diretor financeiro do Google Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, à prisão. O juiz eleitoral Ruy Jander Teixeira da Rocha decretou nessa sexta-feira a prisão em flagrante do executivo por desobedecer decisão judicial determinando a remoção de um vídeo do site de propriedade do Google. O Google no Brasil diz em nota que vai recorrer.

O vídeo em questão, no entendimento do juiz eleitoral, ridiculariza o candidato à prefeitura de Campina Grande (PB), Romero Rodrigues (PSDB), ao mostrá-lo cometendo um deslize: o candidato troca a palavra “desenvolvimento” por “desempenho”. Em seguida, aparece o personagem Chaves dizendo: “Que burro, dá zero para ele”. As informações são do jornal A Tarde.

Rodrigues lidera nas pesquisas de intenção de voto para a cidade. Segundo A Tarde, o Google no Brasil se recusou a retirar o vídeo do ar após decisão do mesmo magistrado em favor do candidato. Em nota, o Google alega “liberdade de expressão” para a manutenção do conteúdo na rede. A recente determinação de Teixeira da Rocha obriga a Polícia Federal a prender o executivo até que o vídeo seja deletado. Ele só será liberado quando pagar fiança.

O Google Brasil nos enviou a URL do vídeo em questão (com somente 768 visualizações). Como o Tecnoblog não tem rabo preso com ninguém, lá vai. E que o juiz eleitoral sinta-se à vontade para decretar a prisão deste editor que assina o texto.


(Vídeo do YouTube)

Anteriormente, em uma disputa com a apresentadora de televisão Xuxa, o Google Brasil ganhou na justiça o direito de manter links para imagens com fotos da artista em um polêmico filme com cenas sensuais. O Google alegou à época que não se responsabiliza pelo conteúdo publicado na internet, conforme a diretora jurídica Fabiana Siviero disse em entrevista exclusiva ao Tecnoblog. A nota encaminhada pelo Google no fim da tarde reproduz o mesmo discurso: O Google não é o responsável pelo conteúdo publicado na Internet, mas oferece uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos”.

Não duvido que, a essa hora, advogados da empresa estejam entrando com pedido de habeas corpus para que a liberdade do diretor seja preservada até que o processo ande na justiça eleitoral. Edmundo Luiz Pinto Balthazar reside em São Paulo.

Já que ridicularizar pode ser um problema, espero que o blog Implicante, aquele que fez o vídeo da presidente Dilma Rousseff anunciando a redução das tarifas de energia, esteja bloqueado nos computadores da Justiça Eleitoral da Paraíba.

Leia a resposta oficial do Google Brasil

“O Google vem a público esclarecer que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba por entender que ela viola garantias fundamentais, tais quais a ampla defesa, o devido processo legal e a liberdade de expressão constitucionalmente assegurada a cada cidadão. O Google acredita que os eleitores têm direito a fazer uso da Internet para livremente manifestar suas opiniões a respeito de candidatos a cargos políticos, como forma de pleno exercício da Democracia, especialmente em períodos eleitorais. O Google não é o responsável pelo conteúdo publicado na Internet, mas oferece uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos.”

Atualizado às 20h07.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Meneses
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi épica.
americoij
Acho que o direito até existe... Mas tal qual a Cicarelli que foi a um local público praticar ato sexual, ou seja, abriu mão de sua privacidade, ou qualquer outro desses escândalos que alguém faz algo público e fica bravinho pq vaza pra net... Pow, local público (tal qual o discurso do candidato, que foi público), é público... E público, posso estar errado, mas é de todos... Aí sim o caboclo perde o direito... Ou seja, vai reclamar se ele tava falando com um amigo e a conversa foi gravada, não noutras situações.
americoij
Eu ia zuar seu sarcasmo... Mas deixa pra lá... :P Já o juiz não vou zuar... Não por poder ser preso, mas é que seria muita redundância zuar esse cara...
Gilvani Lima
Brasil é o País que mais pede remoção de conteúdo ao Google Exemplo de País livre!
YanGM
Eu ia zuar o sua falta de acentuação, mas deixa pra lá. Senão o juiz manda prender eu também.
Timóteo André
Brasil um país de tolos.
edw
O juiz apareceria mais se pendurasse uma melancia do pescoço. Ridículo o candidato e mais ainda o magistrado.
xrenan
Todo post aparece alguém pra falar que o editor é fag, tard, imparcial ou tendencioso... Você está num blog!
Websensor
Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, divulgação de erros, denuncias etc.. Mas sinceramente, acho desrespeitoso colocar a imagem do chaves chamando o cara de burro. Aí é ofensa mesmo. E só o prejudica.
Elias Miranda
Eu ia zuar o seu "souto", mas deixa pra la. Senao o juiz manda prender eu tambem.
Gui :D
Favorecimento político, a gente vê por aqui.
Wosth
Thássius Veloso apoio e admiro sua ação de publicar esse artigo junto com o vídeo referente ao mesmo sem ter medo dessa justiça brasileira que só quer nos controlar, nos calas e por um fim a liberdade de expressão.
@mos_axz
Internet é anarquia, mas não é casa da mãe joana cara. Se o cara não tivesse colocado o "que burro, dá zero pra ele", não teria problema algum. E a questão do tempo é porque Eleições é uma época sensivel, onde qualquer tipo de viral bem utilizado ou reportagem de TV pode mudar o resultado final. Por isso a velocidade. Entretanto, o cara provavelmente já foi pra delegacia com o Habeas Corpus no bolso, iniciando nesse momento a demora costumeira...
@rodrigorsena
E isso que eu acho errado, o cara faz o vídeo e quer se esconder... E errado, mas a gente entende porque as pessoas se escondem!
@rodrigorsena
Eu também acho, mas se a pessoa se esconde para fazer vale seu direito de expressão, eu acho que o pais não e democrático!
Exibir mais comentários