Início » Celular » Google Mapas para iOS? Nada a declarar

Google Mapas para iOS? Nada a declarar

Avatar Por

Novo iOS na área e uma série de donos de iTrecos reclamando do novo software de mapas do sistema. A Apple decidiu colocar algo dela mesma em vez de usar a tecnologia do parceiro de longa data Google. Só que, como temos visto, a experiência de usuário tende a não ser das melhores. Hora de ter um aplicativo do Google Mapas para iOS? Sem dúvida. Pena que a resposta do Google sobre o assunto não anima muito.

O site Search Engline Land, especializado em cobrir mecanismos de pesquisa, enviou perguntas para o Google acerca do suposto aplicativo para iOS. Eis a resposta reproduzida na íntegra abaixo.

“Nós acreditamos que os mapas do Google são os mapas mais compreensíveis, apurados e fáceis de usar no mundo. Nosso objetivo é tornar o Google Maps disponível para todos que desejam usá-lo, não importando o dispositivo, navegador ou sistema operacional.”

Isso é tudo que o Google diz por enquanto. Nada, na minha humilde opinião.

Divulgação do Google Mapas na loja Play: “Nunca carregue um mapa de papel novamente”

Ao apresentar novidades para mapas em junho deste ano, o Google confirmou que a terceira dimensão e o download para consulta off-line estariam disponíveis primeiro para Android, mas que chegariam aos demais sistemas de celulares. Em seguida, vem a Apple e avisa que não mais utilizará a tecnologia do Google nativamente no iOS. Ficamos todos a ver navios.

Há informações de que o contrato do Google com a Apple para fornecer mapas acabou neste ano. Pode ser que as condições necessárias para renová-lo não fossem mais sustentáveis ou a Apple decidiu que estava na hora de ter um serviço próprio para este fim. De qualquer forma, sabemos que o Google vem se distanciando da fabricante de iPhones e iPads. Recentemente o Google lançou aplicativo de YouTube para iOS, antecipando-se ao fim do app nativo com o iOS 6. Também lançou um software específico para Gmail que replica a Priority Inbox.

Parece que só falta mesmo ter os mapas num aplicativo separado. Falta saber o que impede a companhia de lançar imediatamente o software – se é que vai fazê-lo.

Uma ressalva a ser feita diz respeito a usuários em cidades menores. Alguns leitores do TB relatam ver mapas mais completos com a tecnologia da Apple em regiões menos populosas que São Paulo ou Rio de Janeiro, as usuais suspeitas quando nós testamos esse tipo de serviço.

Além do Apple e Google, a finlandesa Nokia também está na disputa pelo mercado global de mapas e localização geográfica. Saiba o porquê.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Bing Maps está bem melhor que qualquer outro atualmente, depois que fez parceria com a Nokia.
FelipeFCL
Concordo 100% com vc. Google e Nokia já estão partindo para mapas internos de shopping centers, aeroportos, etc. Vai ser muito dificil para Apple chegar no nivel das 2.
Carlos Eduardo
Street View aqui em Uberaba-MG funciona beleza, agora, mapas offline não puxa a região do triângulo mineiro. Sinto falta disto no meu Galaxy SII com Jelly Bean :-)
Lucas Bosa
Cara, seu lugar é no Gizmodo, aqui é o Tecnoblog, as pessoas não fazem xingamentos gratuitos. Pode ir pra lá, vai, não vai fazer falta.
Arthur_Amorim
A unica vantagem do Google Maps é o Street View. É uma bela vantagem, mas o resto o Nokia Maps faz, e faz melhor. Até alguns anos atrás eu não precisava do Street View, se ele nao estiver disponivel pra mim, não vai me matar.
Rennan Alves
Os mapas offline do Google são para algumas regiões (Rio de Janeiro, São Paulo, etc.). Um dos melhores aplicativos para ambos Android e IOS é o Sygic, é offline, possui navegação curva a curva, GPS e mapas atualizados. Só tem um porém, ele é pago, mas pelo o que eu ouvi dizer ele é muito bom.
Marcell Almeida
A Nokia nem a Apple vão vencer essa disputa de mapas globais. Eu acho babaquice ainda querer entrar nesse mercado, não tanto da Nokia porque eles possuem uma tecnologia que já vem sendo aperfeiçoada por anos e eles possuem até algumas vantagens quando comparados ao do Google. Mas a Apple meter o bedelho nesse nicho? Pura ganância. Sem necessidade alguma, ela devia continuar focando no que sabe fazer.
TaylerPadilha
Aqui em Caxias do Sul tem Street View (muito bacana) mas não tem mapas offline. Sorte que meu Nokia salva nas horas necessárias (como se eu não conhecesse a cidade aonde vivo há 20 anos...).
Rafael Machado de Souza
mapas oofline já funciona faz tempo. eu mesmo já baixei os mapas aqui de Passo Fundo. alias, já tem ate Street View aqui.
Ramon Melo
Uma amiga está usando o Mapas offline numa cidade pequena (200 mil habitantes) há quase um mês. Tem certeza que você está fazendo direito? Segue esse passo-a-passo, pode ser que você esteja fazendo algo errado: http://www.tecmundo.com.br/android/24013-android-como-navegar-no-google-maps-offline.htm
Ramon Melo
O que eu quis dizer é que só vale a pena usar a versão web se tiver num momento de desespero, e ainda tem que torcer para a cobertura da operadora não decepcionar nesse momento.
Kessler
A maior fonte de renda da Apple é vender dispositivos, a do Google é vender anúncios. Faz sentido a Apple trancar seus produtos para outras plataformas, pro Google nem tanto.
Alexandre Cinci
mas o google maps, no pais, ta deixando a desejar. Cade o mapas offline? Ja teve 3 atualizacoes e nada disso funcionar!!?! Fora que tem coisas que, para variar, soh funcionam nos USA...ou em megalopolis... O google faz umas coisas, lançam varias coisas para todo mundo que soh funcionando nos usa....
Alexandre Cinci
mas o google maps, no pais, ta deixando a desejar. Cade o mapas offline? Ja teve 3 atualizacoes e nada disso funcionar!!?! Fora que tem coisas que, para variar, soh funcionam nos USA...ou em megalopolis... O google faz umas coisas, lançam varias coisas para todo mundo que soh funcionando+
Edmilson
Ramon concordo com todas as suas colocações mas como tem muitos lugares apresentados em que a Apple não mostra nem as ruas o maps por navegador pode salvar alguem. Vamos aguardar o desenrolar do caso.
Exibir mais comentários