A Fundação Linux anunciou nesta semana a criação de um grupo destinado a desenvolver tecnologias que deixarão os carros ainda mais inteligentes num futuro próximo. Batizado de Automotive Grade Linux Workgroup, é composto por empresas como Intel, Nvidia, NEC, Denso, Jaguar Land Rover, Nissan, Samsung, Toyota e Harman, entre outras, e deverá ser dedicado a desenvolver os padrões técnicos que deverão ser amplamente adotados pela indústria.

Land Rover vai de Linux – não neste carro especificamente, mas você entendeu

O grupo será responsável por desenvolver tecnologias e padrões abertos para os veículos, assim como o sistema que dará vida a sistemas de entretenimento, navegação e controle do próprio veículo, incluindo os singelos velocímetros, conta-giros e hodômetro.

“Uma grande evolução está acontecendo na indústria automotiva. Os fabricantes estão usando novas tecnologias para sanar as necessidades de conectividade dos consumidores nos carros, o que já é norma em casas ou escritórios. Dos painéis aos controles de entretenimento, os automóveis estão se tornando sem fio. (…) E essas empresas podem usar o Linux para acelerar esta inovação”, diz o comunicado.

A empresa Tizen, especializada em aplicações Linux e em dispositivos móveis, encabeçará o grupo. De acordo com a fundação, outro aspecto que será levado em conta para o desenvolvimento dos sistemas automotivos é a maior vida útil dos carros frente aos computadores, o que fará com que esses sistemas devam funcionar por anos a fio. “A missão da Tizen é criar algo como o Debian ou o Fedora automotivo”, diz Jim Zemlim, diretor executivo da Fundação Linux.

Ainda não há previsão para os primeiros carros movidos à Linux cheguem as ruas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados