O YouTube não está só ocupado em adicionar propagandas: uma nova funcionalidade, ainda em estágio de testes, promete deixar seus vídeos mais interativos. Por meio de um formulário na página de edição de vídeo será possível adicionar uma pergunta para testar o conhecimento dos seus espectadores.

O recurso pode ser utilizado por qualquer usuário, bastando acessar a página do Video Questions Editor Beta e clicar no link para entrar no programa de testes. Acesse o Gerenciador de Vídeos, clique no botão de edição de um vídeo qualquer e entre na aba Perguntas -- perceba que o recurso já foi traduzido para o português e distorce a barra superior.

Agora dá para adicionar perguntas no YouTube sem fazer gambiarras | Clique para ampliar

Para incluir um quiz nos seus vídeos, basta digitar a pergunta, escolher quando ela deverá ser exibida e adicionar as respostas, até um limite de cinco alternativas. Você também precisa selecionar a resposta correta. Se o seu espectador errar a pergunta, uma dica poderá ser exibida. Depois é só salvar as alterações. Um resumo das respostas aparecerá no seu Analytics.

Antes de brincar com a nova funcionalidade, tenha em mente que não há nenhuma garantia de que ele seja realmente implementado para todos os usuários e o recurso poderá ser removido a qualquer momento, sem aviso prévio, segundo o próprio YouTube.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sérgio Virgilio
Ah entendi, bem analisado. Pode ser isso mesmo! Valeu pela atenção! =)
Armando Freire
Ou até mesmo feedback para futuros reviews: seguindo a mesma linha de exemplo, qual smartphone você gostaria de ver um review, ou algo gênero! Mas infelizmente prevejo coisas do tipo: "Você vai clicar na primeira opção?" a) Não b Sim
Ramon Melo
Eu vejo de uma forma diferente. Usando o mesmo exemplo que você, apenas para o benefício do exercício, o mesmo vídeo poderia perguntar aos usuários se eles gostaram do novo formato da tela ou da mudança do conector, em tempo real, e sem fazer o usuário perder a atenção. É uma ferramenta a mais de feedback, creio que seja benéfica tanto para produtores quanto para consumidores de conteúdo.
Sérgio Virgilio
Não entendi direito a 'funcionalidade' dessas perguntas nos vídeos.. Seria mais ou menos como: Exemplo: Um vídeo mostrando o iPhone5 e suas novidades. Aí no vídeo teriam perguntas como: "Em que ano foi criado o primeiro iPhone?" Um teste de conhecimento, seria isso ? :-D Não, não sou AppleFan. rs