Início » Internet » Google zera estatísticas de sites que usam FeedBurner

Google zera estatísticas de sites que usam FeedBurner

Feed RSS entrega conteúdo para serviços como o Google Reader.

Por
7 anos atrás

Situação estranha para quem recorre à tecnologia do Google para entregar feed RSS a seus leitores e ouvintes. O FeedBurner, serviço do gigante das buscas para essa finalidade, simplesmente sumiu com as métricas relacionadas a número de acessos ao feed e também demografia de quem acompanha sites, inclusive este Tecnoblog. O Google ainda não se pronunciou sobre o assunto (atualização no pé do artigo).

Ao entrar no site do FeedBurner, deparamo-nos com uma listagem de feeds RSS com o contador absolutamente zerado. As informações detalhadas para o feed RSS principal aqui do TB mostra que o Feedburner não contabiliza dados de acesso há pelo menos três dias.

FeedBurner falha em exibir estatísticas (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Zero. Nada. Nunu.

Quando comprou o serviço de uma startup, em 2007, a tida blogosfera estava em ascensão. O Google teria acesso a números de audiência que facilitam na hora de cobrar por anúncios na rede. Quanto mais, melhor. Só que, com o passar do tempo, foi perdendo importância. Faz tempo que o Feedburner não recebe atualizações e melhorias, permanecendo apenas como a principal plataforma para distribuir RSS.

O site Marketing Land noticiou em setembro que o Google perdeu o domínio feedburner.jp dois meses antes. “Se foi intencional ou acidental, o Google falhou em renovar o domínio japonês e os usuários do FeedBurner no Japão estão presumivelmente sem sorte agora.” Por sua vez, embora seja uma plataforma voltada para blogs, o artigo mais recente do blog de status do FeedBurner data de junho de 2011.

Não há qualquer explicação para a situação no blog oficial do Google. Tentamos contato com a assessoria de imprensa do Google Brasil, mas a empresa retornou nosso contato.

Enquanto isso, uma mulher chamada Lynette Young, especialista em mídias sociais (de acordo com o perfil no Google+), esbraveja a falta de respeito do Google ao desligar o FeedBurner sem dar nenhum aviso prévio. Essa informação não está confirmada – até onde sabemos, embora o contador do serviço e as estatísticas tenham parado de funcionar, nossos leitores continuam recebendo novos artigos via RSS.

Atualização às 14h58 – A equipe do FeedBurner avisou pelo blog oficial que está ciente dos problemas com a exibição de estatísticas e trabalha para resolvê-los.

Pauta sugerida pelo leitor Cristiano Santos (@). Valeu, Cristiano!

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.