Facebook desativa reconhecimento facial de fotos na Europa após investigação

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Facebook e privacidade não são duas coisas que andam sempre de mãos dadas. Em se tratando da Europa, a coisa ainda piora: a União Europeia tem diversas leis e órgãos específicos para proteger a privacidade dos seus cidadãos. Um desses órgãos é o Data Protection da Irlanda, país de onde o Facebook controla suas operações europeias. Após uma investigação, o órgão requisitou que a funcionalidade Tag Suggestions fosse desativada.

O que o Tag Suggestions faz é rastrear as fotos que um usuário envia para o site e automaticamente buscar por rostos de amigos naquelas fotos. Em junho de 2011, quando ela foi lançada, a tag era inserida automaticamente mas depois de um tempo, o Facebook passou a mostrar apenas sugestões. A partir de hoje, novos usuários europeus que abrirem um perfil no Facebook não verão essa opção e até o dia 15 de outubro a rede social deve desativá-la para os membros existentes.

Billy Hawkes, que lidera o Data Protection e está analisando os problemas de privacidade da rede social de Mark Zuckerberg, disse que ao fazer isso “o Facebook está demonstrando um claro compromisso em se adequar às leis de proteção de dados”. Já o Facebook diz que após as conversas com o órgão, vai buscar “uma maneira apropriada de ter o consentimento de usuário para esse tipo de tecnologia”.

A funcionalidade de sugestão de tag é algo interessante e que automatiza um processo meio lento de marcar e taguear amigos. Então não vejo problema em tê-la ativada por padrão – desde que continue sem a inserção automática.

E mesmo assim, esse não parece ser um problema muito difícil de resolver, basta tornar a funcionalidade algo opt-in e pronto. A menos que isso ainda infrinja de alguma forma as leis europeias – o que eu não duvido já que eles tem uma lei para tudo por lá.

Com informações: Physorg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados