Início » Celular » Nokia anuncia Asha 308 e Asha 309 com Series 40

Nokia anuncia Asha 308 e Asha 309 com Series 40

Paulo Higa Por

O Series 40 não morreu: a Nokia anunciou hoje a disponibilidade de dois novos aparelhos Asha, linha de celulares de baixo e médio custo da fabricante finlandesa. Segundo a Nokia, Asha 308 e Asha 309 são aparelhos “bonitos e elegantes” que fornecem, por um preço acessível, recursos típicos de smartphones, como mapas, aplicativos e redes sociais.

http://www.youtube.com/watch?v=qLUqD9cFMs0
(Vídeo do YouTube)

Tanto o Asha 308 quanto o Asha 309 possuem touchscreen capacitivo de 3 polegadas resistente a arranhões, câmera de 2 megapixels e alto-falantes poderosos integrados. A principal diferença é que o Asha 309 suporta apenas um chip, enquanto o Asha 308 é dual SIM. O hardware não poderia ser mais simples: 64 MB de RAM, 20 MB de armazenamento interno (expansível com um microSD) e nada de 3G.

Asha 308: é dual SIM e tem contador de dados

A Nokia afirma que o Asha Touch, interface que roda por cima do Series 40, é “rápido, divertido e intuitivo”. Resumindo, seria o contrário do que acontece nos Androids de baixo custo. A interação é feita deslizando o dedo pelas três telas do sistema: uma lista dos aplicativos instalados, uma tela com os recursos mais acessados (como o player de música) e uma tela personalizável pelo usuário.

É claro que a empresa aproveitou o momento bacana para comentar sobre o aplicativo Nokia Maps 2.0, que vem pré-instalado nos aparelhos e suporta posicionamento por Wi-Fi (no Asha 309), pontos de interesse e mapas offline, para evitar custos adicionais pela rede de dados — o que faz sentido, já que acessar mapas por EDGE seria uma tortura.

Asha 309: é barato, mas tem touchscreen capacitivo e streaming de vídeos do YouTube por Wi-Fi

Tem também os 40 jogos gratuitos da EA (incluindo Need for Speed: The Run, Tetris e FIFA 2012), navegador Nokia Xpress Browser com compressão de dados e suporte a streaming de vídeos do YouTube, integração com Twitter e Facebook, email e, no Asha 309, suporte a WhatsApp.

Mesmo que os aparelhos sejam bem simples para muitos de nós, a Nokia caprichou nos recursos e aplicativos integrados, o que pode atrair muitos compradores quando chegarem às lojas no último trimestre pelo preço sugerido de US$ 99 — seguindo a tendência de preços, eles devem ser vendidos por cerca de R$ 300 no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joao Batista Monteiro
Alguém pode me ajudar? Tenho um aparelho NOKIA ASHA 308, e de repente a tela touch screen não obedece mais comando algum. Ele nem desliga mais, somente desconectando a bateria. Já deixei uma noite toda sem a bateria e mesmo assim, não funcionou obedeceu mais os comandos na tela. O que é possível fazer para resolver? Tem alguma providência possível ou só levando na assistencia técnica: Obrigado. @jotabmonte
Érika Souza
Só o fato dele ter auto falante potente já me ganhou rs
Romário Rodriguês
O nokia 308 e/ou 309 é compativel com watsapp?
Tonny Lins
Bem tenho um asha 305 e realmente gostaria pelo menos ter wi-fi ou 3g. Comprei bem no lançamento, mas queria um asha 306, que infelizmente não está disponível no brasil. É um celular bom, faltava só isso (3g/wi-fi) pra ser completo. A inteface touch do Series 40 é boa, mas como o hardware é fraco, algumas coisas travam, ele reinicia, parece até os velhos aparelhos Sony Ericsson, nem pense em navegar muito na web pelo navegador Nokia, certas páginas enchem a memória do bichinho Enquanto isso espero pelo lumia 820. Outra coisa: Android em certos smartphones low-end é tortura, sou testemunha.
Ramon Melo
"Livre, leve e solto" é um exagero, quase cruzando a linha da mentira. A interface é razoavelmente fluida, na melhor das hipóteses, e o celular engasga em diversos aplicativos, inclusive o navegador. Já passou da hora da Apple aposentar o 3GS, ele não aguenta mais o tranco.
Elton V. Silva
Meu interesse quase ia para esse Asha 309. Mas ele continua com o Asha 311, que tem Wi-Fi e 3G.
Elton V. Silva
Eu tive um. Caiu de uma escadaria e nem desligou. LOL!
Yuri Ramos
pior q eu vi um iPhone 3gs rodando o novo iOs e toda livre leve e solto...
Kessler
Pega um Nokia 500 que é um pouco mais caro e tem um GPS excelente.
Guilherme Macedo C.
Só não entendo pq não usar um Nokia Belle
Guilherme Macedo C.
Era pra ter morrido. Nokia Belle é ótimo e leve.
Guilherme Macedo C.
Nesse não, mas em equipamentos melhores, sim.
Denis Belo
Eu sei, foi só pra não perder o costume, os blogs/sites de tecnologia andam cheios de fags e haters, de todos os tipos. Perguntei por perguntar, já tentei usar Androids de baixo desempenho e é sofrível mesmo. Assim como deve ser usar um iPhone abaixo do 4 com o novo iOs
Kessler
Por que MacFag? Android de baixo desempenho é um pesadelo mesmo.
Edmilson
Seria um ótimo aparelho para o meu pai se o GPS fosse completo, pois é a função que ele deseja, acho bem bonito e ele não se daria bem com smartphones.
Exibir mais comentários