Início » Internet » Tá sem espaço no HD? Wixi!

Tá sem espaço no HD? Wixi!

Por
12 anos atrás

Como apresentar um sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos online, que possui espaço em disco ilimitado, tem a cara de um sistema operacional e reproduz arquivos de áudio e vídeo sem precisar baixá-los? Difícil achar algo para dizer que não seja “excelente”, ou coisa assim.

O fato é que eu recebi um convite pelo formulário de contato do blog, para ser um beta tester do Wixi. De fato eles acertaram em cheio em me escolher. Sou um usuário frustrado do Box.net, e até hoje ainda não tinha me conformado com o fato de que com tanta tecnologia boa (tanto no poder das linguagens de programação web, quanto em hardware), ninguém tinha pensado em fazer um serviço deste tipo. Até hoje!

Uma rede social para compartilhamento de arquivos

Cada arquivo enviado para o Wixi, pode ter seu próprio nível de privacidade (público, pessoal, só amigos), e suas próprias tags. Como em toda rede social, no Wixi também pode-se adicionar amigos, e ver o perfil deles. Ao fazer o login, você dá de cara com um desktop, podendo selecionar um papel de parede de sua preferência.

Você os vê os outros perfis exatamente como o usuário o configurou, inclusive os arquivos públicos do mesmo, organizados por pastas como no Windows Explorer. Dá para assistir vídeos, ver fotos e ouvir músicas dali mesmo, em belos players que se abrem em janelas como se fosse no próprio Windows.


Assistindo um vídeo de um contato em tela cheia. Quando se pára de mover o mouse, os comandos e as sugestões de vídeos desaparecem.

E se por um acaso você gostar de alguma música, vídeo, etc, basta selecionar a opção “Adicionar ao meu perfil”, e você terá uma cópia idêntica da mesma para você. Existe ainda um buscador para que você encontre aquela música que você tanto quer ouvir de forma bem fácil e rápida.


“Área de trabalho” do Wixi. A janelinha de baixo é a visualização da pasta My Music, e a de cima é o player, reproduzindo a música “Sultans of Swing” do Dire Straits, que eu copiei do perfil de outra pessoa.

A grande sacada aqui é que não é permitido baixar os arquivos que foram enviados pelos outros usuários. Desta forma o sistema não fere os direitos autorais de nenhum artista e/ou gravadora.

Seria a hora de migrar meus arquivos multimídia para a Web?

Acho que ainda é cedo para pensar em confiar anos de download nas mãos de um serviço gratuito. Ainda mais por ser beta. Mas não deixa de ser um excelente meio para se fazer backup de vídeos, músicas, e principalmente uma forma de poder acessá-los de qualquer lugar. Agora, levando em conta que moramos no Brasil, teríamos que enfrentar anos de upload para enviar todos os arquivos para o Wixi, ou qualquer serviço de armazenamento online.

Como o serviço está em fase Beta, para participar você tem que se inscrever na lista de espera. Mas os já inscritos, tem direito para convidar até 6 pessoas para participar. Portanto, quem quiser um convite para usar o Wixi, basta deixar um comentário neste post. Mas lembrem-se que só posso convidar 6 pessoas!

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.