JEDEC publica especificações definitivas do padrão DDR4

Memórias DDR4 serão mais rápidas e consumirão menos energia.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Módulo de memória DDR4 produzido pela Samsung

O JEDEC, órgão responsável pela padronização da indústria de microeletrônicos, finalmente anunciou as especificações definitivas das memórias DDR4, que já estavam sendo estudadas desde 2005. Em relação ao atual DDR3, o novo padrão de memórias é mais rápido, mais confiável e consome menos energia.

Um módulo de memória DDR4 possui 284 pinos, cada um com capacidade para suportar até 3,2 gigatransfers por segundo — ou 3,2 bilhões de operações por segundo. Assim como o DDR3, que ultrapassou o limite original de 1,6 GT/s, uma atualização futura no padrão DDR4 deve permitir a fabricação de módulos ainda mais rápidos.

As memórias DDR4 mais simples possuirão frequência de 2.133 MHz. Assim que os fabricantes aprimorarem seus processos de produção, o número deve subir para 3.200 MHz nos produtos topo de linha, segundo uma projeção da Samsung. Elas também operam com uma tensão menor: 1,2 volt contra 1,5 volt do DDR3, o que permitirá menor gasto de energia.

Mas não espere montar PCs com memórias DDR4 tão cedo: isso só será possível em dois ou três anos. A Intel deverá lançar os processadores Haswell-EX com suporte ao DDR4 em 2014, mas eles serão voltados para servidores. O Intel Skylake com suposta fabricação em 14 nanômetros e suporte mainstream ao DDR4 só chega em 2015.

Se você estiver interessado nas especificações completas do DDR4, um documento com mais de 200 páginas está disponível para download no site do JEDEC. É necessário fazer um cadastro gratuito.

Com informações: TechSpot.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados