Início » Computador » JEDEC publica especificações definitivas do padrão DDR4

JEDEC publica especificações definitivas do padrão DDR4

Memórias DDR4 serão mais rápidas e consumirão menos energia.

Paulo Higa Por

O JEDEC, órgão responsável pela padronização da indústria de microeletrônicos, finalmente anunciou as especificações definitivas das memórias DDR4, que já estavam sendo estudadas desde 2005. Em relação ao atual DDR3, o novo padrão de memórias é mais rápido, mais confiável e consome menos energia.

Um módulo de memória DDR4 possui 284 pinos, cada um com capacidade para suportar até 3,2 gigatransfers por segundo -- ou 3,2 bilhões de operações por segundo. Assim como o DDR3, que ultrapassou o limite original de 1,6 GT/s, uma atualização futura no padrão DDR4 deve permitir a fabricação de módulos ainda mais rápidos.

Módulo de memória DDR4 produzido pela Samsung

As memórias DDR4 mais simples possuirão frequência de 2.133 MHz. Assim que os fabricantes aprimorarem seus processos de produção, o número deve subir para 3.200 MHz nos produtos topo de linha, segundo uma projeção da Samsung. Elas também operam com uma tensão menor: 1,2 volt contra 1,5 volt do DDR3, o que permitirá menor gasto de energia.

Mas não espere montar PCs com memórias DDR4 tão cedo: isso só será possível em dois ou três anos. A Intel deverá lançar os processadores Haswell-EX com suporte ao DDR4 em 2014, mas eles serão voltados para servidores. O Intel Skylake com suposta fabricação em 14 nanômetros e suporte mainstream ao DDR4 só chega em 2015.

Se você estiver interessado nas especificações completas do DDR4, um documento com mais de 200 páginas está disponível para download no site do JEDEC. É necessário fazer um cadastro gratuito.

Com informações: TechSpot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Fares
O pessoal que acha que vai instalar isso em computadores de custo beneficio, estão redondamente enganados. Se o preço da memória DDR3 dobrou de preço nos últimos meses, quem dirá as memórias DDR4.
portela.thiago
Vendi um P4 de 3,2gHz do meu HP por 86 dilmas... tenho as memórias aqui ainda, sem uso, q eu preciso vender.. kkkk
bwdias
Estou feliz com meu i5 3.1Mhz DDR34 GB non-ECC. Não pretendo trocar esse godzilla tão cedo.
YanGM
PC=P4+2GBDDR2 Notebook=i5+8GBDDR3
Rafael Olah
Seu computador atende suas necessidades? Se a resposta é sim, beleza não esta devagar de mais. Se a resposta é não, já deveria ter trocado.
Thanara Corrêa
verdade, está na hora de fazerem algo pelos HD's, ou até aperfeiçoarem mais e mais os SDD's haha, de qualquer maneira estou com uma DDR3 então esperar até lá pode não ser um caminho tão longo e lerdo
Bruno Cabral
Ta lento mesmo!!! Já to no meu 3º note em menos de 5 anos. :)
Bruno Cabral
Ainda acho mais interessante melhorar as mídias de armazenamentos, que estão já no gargalo do gargalo em termos de desempenho.
jeff3rsonSC
E eu ainda usando 2gb DDR2 667mhz core2duo.
Rafael Machado de Souza
eu tbm! DDR2 e um core2duo. ano q vem pretendo comprar um "ultrabook"..., lá por 2016 compro um com DDR4, hehe
Will Marangoni
cacete! eu eu no DDR2 ainda! e sei que quando upgradear pro dd4, pulando o 3, já vai tá rolando memórias DDR5. as coisas tão começando a ir rápido demais ou eu tô indo devagar demais???
Tonny Lins
Até que enfim! DDR4. Daqui pra lá é melhor cuidarem de seus laptops a desktops, comprarem alguns pentes de memória para reserva :D.