Início » Internet » Sistema de login da Mozilla promete privacidade em qualquer site

Sistema de login da Mozilla promete privacidade em qualquer site

Endereços abertos permanecem ocultos para o Persona.

Avatar Por

A Fundação Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, colocou no ar o primeiro beta daquilo que eles chamam de Mozilla Persona. Calma, não tem nada a ver com o browser lento e pesadão que vem perdendo mercado para o Chrome. Muito pelo contrário: a tecnologia para web torna o login em sites muito mais fácil. Em vez de criar várias contas em vários sistemas, a fundação almeja que o internauta use a conta Persona para se autenticar em outros serviços.

Senhas e mais senhas são necessárias para as autenticações de usuário. O Persona chega para facilitar o login. Em vez de sair criando vários nomes de usuário e senhas, o internauta simplesmente se loga no site do Persona e em seguida autoriza o funcionamento com o outro serviço ao qual deseja acesso. Como se fosse um passaporte, numa analogia bem porca.

A Mozilla defende o Persona como alternativa a outros sistemas de login existentes hoje. Sendo uma empresa sem fins lucrativos e que se diz interessada somente na experiência do usuário, a Mozilla bate no peito e afirma que as informações ficam "mais" seguras no Persona do que nos concorrentes. "O Persona não monitora suas atividades na internet. Ele cria um muro entre o processo da sua identificação e o que você faz após ser identificado. O histórico das páginas visitadas por você fica armazenado somente no seu computador."

Hoje em dia temos visto o uso elevado de login a partir de mídias sociais. Nosso sistema de comentários no Tecnoblog admite login por meio de Facebook, Twitter ou conta Google. Caso o leitor queira, também pode apelar para uma conta tradicional feita por meio do WordPress, sistema que usamos para a publicação de conteúdo.

O Persona anteriormente vinha sendo chamado de Browser ID. Ele concorre diretamente com o OpenID, outra tecnologia similar que foi adotada por gigantes da internet como Google e Yahoo, e com o oAuth (empregado pelo Twitter). Não paga nada e a implementação do sistema de login leva por volta de 15 minutos.

O jornal inglês "The Times" adotou a tecnologia para viabilizar o acesso às palavras-cruzadas, como você vê no vídeo de divulgação abaixo.


Assista ao vídeo no YouTube

O sistema Persona funciona com vários navegadores e sistemas. A lista enviada pela Mozilla inclui: Internet Explorer (8.0 e 9.0), Firefox, Firefox de Android, Chrome, Chrome de Android, Safari, Opera e Safari de iOS (5 e 6). Quem usa Internet Explorer 6 ou 7 fica de fora e vai ver uma mensagem pedindo para atualizar o navegador, bem como internautas com o Google Chrome Frame instalado no IE.

Os queridos devs leitores do TB devem ir a essa página para aprender como implementa o Persona.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor
Blogueiros: mestres da verdade e protetores do Chrome.
Marcelo
acho que isso pode variar de acordo com o SO ou plugins instalados...
Marcos Tony Lehmann
Ah, esqueci de mencionar que uso vários complementos mas como são úteis, nao os desativo e isto prejudica a usabilidade
Marcos Tony Lehmann
Uso o FF mas voce está certo no que diz respeito ao travamento constante
Vinícius
Anônimo ?
Bruno Guerreiro
Eu também vi! Maldade. Hehehe
Paulo André
Não, a questão aqui é que o autor do texto escreve como se falasse para um grupinho de uma comunidade no Orkut. E pode escrever como quiser, não é minha credibilidade que está em jogo e mesmo que a dele não esteja não há problemas, pois eu sei me manter afastado daquilo que não concordo. Mas leio o Tecnoblog a tempo demais para não me meter nesse caso, e da mesma forma que ele expos a opinião dele no texto, humildemente exponho a minha aqui de que não concordo com isso, e muito menos que se acuse – injustamente – em uma notícia de um assunto que não diz respeito ao Firefox. Quanto ao Firefox travar, ele trava tanto quanto o Chrome travava na época que eu usei ele, praticamente nunca, e não tenho problemas com o uso de memória, ela está no meu computador para isso e quando o navegador estiver atrapalhando outros processos, ai sim, eu irei reclamar. Mas como não é (ou não deveria ser) o assunto do texto, e como também não sou criança para estar discutindo isso aqui, desligo-me novamente dos comentários e vou esquecer essa notícia, pois não tenho tempo para conversar com fanboys muito menos com ignorantes. Mas notem que há pessoas nos outros comentários que também discordam disso.
Guilherme Macedo C.
Só aí. Aqui Firefox, Chrome, Opera, IE (só no Windows, claro), rodam redondo, rápidos e sem problemas.
Denis Belo
@Henrique Pinheiro Eu sei que é um blog, mas em todos os posts sobre a Mozilla, ele precisa ficar falando de um problema que já foi resolvido? Precisa ficar afirmando que o Todo Poderoso Chrome é o Rei? Por favor né?
Kessler
Quanto butthurt em um thread só, meu Deus! Engraçado que a maior defesa dos FireFags é que AGORA seu navegador querido não é mais lento. Ou seja, eles mesmos afirmam que o Firefox era uma bosta. E Firefox trava sim! Abram umas 5 abas do Facebook nele e comparem com o Chrome. O Firefox vai se peidar todo.
José Vieira
Caraca... O Firefox é meu navegador padrão até no Android, e digo que está mais estável que o Chrome. Ainda faltam umas sacadas legais no quesito ergonomia e facilidade de uso. Todavia, é "quase" tão rápido, não voa como o Chrome para Android, mas não é lento e não trava com o SwiftKey. Mas é possui alguns addons bem legais. No Linux Ubuntu a versão Aurora (beta) é bem mais rápida que o Chrome em qualquer versão.
Pedro Maich
Ele já explicou que é a modesta e SOBERANA opinião, ta querendo discutir com o imperador, plebeu? Brincadeira, o site é um blog, ta até no nome, pega leve.
Pedro Saldanha
que drama esse pessoal faz hauahuah' Eu ja uso muito o login do facebook e do twitter pra isso, e nem me incomodo u-u
Daniel Soares Rodrigues
O "pesadão" seria pelo consumo de RAM? Se for, já há um bom tempo que o Firefox consome menos memória que o Chrome, e a diferença aumenta junto com o nº de abas abertas. Se for por travadinhas na execução do Flash, o Chrome é o pior de todos nesse quesito. Se o "lentidão" se referir ao tempo de carregamento das páginas, dificilmente a diferença é superior a 0,1s, mesmo em portais pesados. Não acho que seja muito perceptível... A vantagem mais significativa do Chrome sobre o Firefox é que, na primeira inicialização, abre cerca de 1 segundo antes. Na verdade, em termos de desempenho os navegadores estão muito próximos, tanto que leio relatos completamente opostos de diferentes usuários. Varia de acordo com o "desgaste" da instalação, incluindo extensões, toolbars, plugins, cachê... Fora a possibilidade de julgar baseado em uma versão antiga, ultrapassada. O Tom's Hardware periodicamente faz testes bem completos sobre o desempenho dos navegadores, caso alguém se interesse. Não sou fanboy do Firefox (uso o Opera), mas também achei no mínimo desnecessário esse trecho do post, por motivos já explicados em outros comentários.
Henrique Pinheiro
Ainda fico espantado quando instalo um Chrome novo e forneço meu login e minha senha de aplicativo. Em segundos todas as minhas extensões e dados pessoais no novo navegador, é sem precedentes a rapidez e a quantidade de dados que são armazenados e instalados com tanta fluidez. O que falta é um modo convidado temporário -- logar apenas pela sessão e logo quando o navegador é fechado, seus dados desaparecem. Isso seria ótimo em computadores de universidades, por exemplo.
Henrique Pinheiro
"Gosto é gosto, você gosta mais do Chrome, ótimo, só não precisa ficar incluindo o SEU gosto, nas matérias, que não tem nada a ver com ele." Se ele quiser colocar o gosto DELE nas matérias que escreve, não vejo qual o problema. Última vez que chequei (olha, essa expressão funciona em português), o Tecnoblog era um blog -- não um site de notícias.
FelipeRokz
Só eu vi a mensagem subliminar do Thássius? =P
Scheldon Fernandes de Oliveira
Como ousa questionar um blogueiro? Sabeis que eles são o pináculo do conhecimento mesmo que as opiniões não tenham qualquer fundamento, sejam preconceituosas, prepotentes e com o único objetivo manhoso de dizer que suas opiniões são as únicas que valem.
Paulo André
Não, criei essa conta apenas para comentar sobre o texto do Thássius, não tinha conta ainda e comentava pouco antes da exigência de conta para comentar.
@kadugaspar
Este não é um diferencial forte para que os sites adotem o Persona como forma de login, e se os sites não o adotarem ele está destinado ao fracasso.
vperdigao
a verdade é que todos os navegadores estão muito longe de serem perfeitos.
Uendry Ramos Maia
Sua opinião é soberana, minha discordância também. rs
Vitor
Pois é. Olha o exemplo do Paulo André ali em cima. Tem 3 comentário, um atrás do outro e aparece que ele só tem '1c'...
Vitor
Conhecidos, mas errados. Pelo menos agora...
Vitor
Também guardo minhas senhas somente na memória. Tentei colocar aqui no Firefox, mas como o computador é usado pela familia toda, fica difícil. Mas, nunca roubaram minhas senhas. Acho o FF o navegador mais seguro, e que me dá mais privacidade... Além disso, na política de privacidade do Firefox, não está escrito que a Mozilla pode usar tudo o que eu escrever usando ele, né usuários do Chrome?
Vitor
Tá travando é? Se você ainda tem ele, tenta dar um reset nele (limpa os add-ons e desativa alguns plug-ins). Ajuda muito. Você vai perceber que o que você está falando está totalmente fora da realidade. O meu NUNCA travou diferente do Chrome que tinha aqui. No Chrome quando uma aba trava, as outras funcionam. Mas aqui era assim: eu estou com 5 abas abertas, aí do nada 3 travam. Impossível de se usar um browser assim, né? E eu ainda estou esperando o Tecnoblog Notifier para o meu navegador (inclusive tinha instalado o Chrome por causa dele)...
Guilherme Macedo C.
Facebook e Google não resolveram parar de roubar dados pessoas das pessoas. Então o problema persistem.
Denis Belo
OFF: o contador de comentários não funciona mais? O meu tá travado em 211 tem alguns dias já...
Denis Belo
Firefox travando Thássius? Cara, de coração, isso mudou bastante, em especial com as ultimas atualizações, o meu não trava mais, nem no netbook (que tem uma configuração porca) e nem no meu micro (que tem uma configuração decente), onde ele constumava dar umas engasgadas. Gosto é gosto, você gosta mais do Chrome, ótimo, só não precisa ficar incluindo o SEU gosto, nas matérias, que não tem nada a ver com ele. Fora que quem mais perde mercado pro Chrome é o IE, que quando começa a travar o povo acaba indo pro Chrome, presencio isso todos os dias.
Thássius Veloso
Na verdade, Marcus, temos uma cobertura tão forte sobre o Firefox porque este é o segundo navegador mais usado pelos nossos leitores. Embora eu não o utilize pelos motivos já conhecidos, não tenho dúvidas de que é do interesse de muita gente saber sobre o FF.
Marcus Pessoa
Já reparei que o Tecnoblog faz campanha contra o Firefox. Mesmo no aniversário de 10 anos da versão 0.1 ficou falando em consumo de memória RAM, problema que já foi resolvido desde o ano passado. Do jeito que a matéria foi escrita, parece que o Firefox é alguma coisa tipo exótica que ninguém conhece, e não o navegador usado por uma grande parte dos visitantes do site. Isso é desrespeito com os próprios leitores.
Paulo André
Ah, ia esquecendo. Não é porque criei uma conta aqui para comentar e criticar sobre isso que continuarei fazendo isso. Repito que leio o Tecnoblog faz muitos anos e me dou muito bem com seus textos ai e minha opinião aqui do meu lado, e espero que leve meu comentário – concordando ou não – como uma critica construtiva. Até mais.
Paulo André
Não tenho porque expor algum argumento, simplesmente acho que sua maneira de escrever e expor argumentos não batem com a minha maneira, mas para não ficar apenas nisso, recomendo que ao dar a sua opinião em algum texto, deixe isso claro, não foi o que aconteceu aqui nesse texto – o Firefox é lento e pesadão na sua opinião, o que vai de encontro com a opinião de muitos aqui (eu incluso) e isso não contribui em nada para a imagem de um local com notícias sérias. Sei que esse é o estilo do Tecnoblog e leio ele faz uns bons anos, mas é bom pesar aquilo que se fala em um texto, especialmente se o texto não tem relação com aquilo que é criticado, e sem provas. Afinal isso da lentidão é tomada por base apenas na sua experiência (desconsiderando os testes feitos por outros), não?
Thássius Veloso
Respeito a sua opinião. Pena que nela nenhum argumento foi exposto.
Vinícius
Tentei usar o Firefox por um tempo, até deixei instalado por bastante tempo, mas é uma carroça... É triste, páginas ficam feias e sem suavização nele! Eu usava possuia 4 navegadores instalados. Depois que a Apple não lançou o Safari 6, tirei do pc. O firefox foi junto, e só sobraram o Chrome e IE, uso os dois com frequência e basta, e o IE, principalmente no Windows 8 deu uma reviravolta, ficou muito bom!!
Vinícius
A sincronização do chrome é uma boa !! A uso aqui, com desconfiança. Espero o mesmo ;s
@kadugaspar
Mais um serviço sem diferencial criado para "resolver" um problema que não existe mais.
Paulo André
Os textos do Thássius já são ruins sendo ‘meio imparciais’, agora com a opinião dele desgraça ainda mais. Na minha modesta e soberana opinião. P.S.: Não, eu realmente não gosto e não leio seus textos, não se preocupe.
Thássius Veloso
Confiei meus logins e senhas à sincronização do Chrome, uma produto do Google. Espero que eles sejam realmente "caxias" com segurança e privacidade.
Thássius Veloso
Na verdade, penso que esteja bem dentro da realidade. E há vários anos, devo acrescentar. Meu Chrome nunca trava. O Firefox... Pff.
Guilherme Macedo C.
Que está completamente fora da realidade :P Firefox é mais leve que o Chrome e perde sim em velocidade, mas a diferença somente um Jedi conseguiria sentir, pois milissegundos de diferença ser humano algum consegue notar.
aposta10
Pra mim parece mais do mesmo. Tipo padrão de carregador ou de adaptador, cada um quer que o seu seja o universal por motivos óbvios, mas ninguém consegue. No fim das contas o maior vai acabar engolindo os outros. Seria novidade caso esse sistema funcionasse de forma 100% transparente, em qualquer site que você estivesse bastaria chegar postando. Entretanto esses sistemas requerem autenticação, vc precisa ir lá e "autorizar o site", bla bla bla. Isso porque o que produz conteúdo quer uma fatia do negócio também (ter acesso aos seus dados)
Vinícius
O único "sistema", "navegador", ou qualquer outra coisa, em que confio 100% para 'guardar' minhas senhas, é meu cérebro... Ainda não tem como hackear. Além do firefox não ser um bom browser ;s ps: Windows 8 dominando ao menos os primeiros comentários heim?? hehehe
Thiago Lima Ferreira
Não sei até que ponto isso é bom ou ruim. Essa ideia de ter todos os logins e senhas em um lugar só é realmente muito tentador, porém se alguém conseguir acessar sua conta, ela terá acesso a todos os seus perfis na internet.
Luiz Alberto
É como o Login do Facebook ou Google, só que sem a parte da fome voraz por seus dados.
Thássius Veloso
Na minha modesta e soberana opinião.
Uendry Ramos Maia
~browser lento e pesadão~