Início » Aplicativos e Software » Google Drive não exporta mais documentos para formato tradicional do Office

Google Drive não exporta mais documentos para formato tradicional do Office

Exportação de arquivos fica limitada a .docx, .xlsx e .pptx

Avatar Por

O Google anunciou nessa quinta-feira (27) que a partir de 1º de novembro o Google Apps (suíte de escritório que existe dentro do Google Drive, que costumava atender pelo nome de Docs) deixará de ser compatível com os antigos formatos dos Microsoft Office 97-2003. Isso significa que na próxima segunda-feira o serviço deixará de exportar documentos com formatos .doc, .ppt e .xls.

O anúncio foi feito sem muito alarde em um blog do gigante da web. “A função integrada do Google Docs em exportar arquivos para o Microsoft Office apenas dará a opção de baixar formatos modernos do Office (.docx para o Word, .xlsx para Excel e .pptx para PowerPoint) no lugar dos formatos antigos”, diz o post. Já a função de importar e ler os antigos formatos será mantida.

Aos que insistem em ainda usar as versões antigas do programa, o Google recomenda baixar um plugin de compatibilidade que faz os programas reconhecerem os novos formatos.

Não tem mais .doc na exportação de documentos

Não tem mais .doc na exportação de documentos

Não foram apresentados os motivos que fizeram o Google a deixar tal compatibilidade para trás. De acordo com um site chamado Betanews, ao saber da decisão um funcionário da Microsoft ligado ao desenvolvimento do Office 360 afirmou que “dia 1º de novembro será o dia do champanhe”, em referência ao fato de que a partir da data o serviço da MS Office.com terá uma compatibilidade inexistente em seu concorrente, o que poderá pesar na hora de angariar novos usuários.

Na condição de usuário hardcore do Google Docs, confesso esrae relativamente decepcionado com a decisão. Uma das grandes vantagens do serviço sempre foi a ampla compatibilidade com as mais variadas versões de softwares, o que sempre foi um belo diferencial. Ainda que programas compatíveis com os formatos mais novos hoje sejam maioria, infelizmente não é possível obrigar certas pessoas – às vezes, órgãos governamentais – a instalarem novos softwares em seus computadores.

Nós fizemos o teste no Google Docs usado pelo Tecnoblog. Curiosamente, a ferramenta de exportação só permitia salvar um documento de texto como .docx. Parece que mudança chegou antes da hora.

Com informações: Register

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Rocha
Usa o ODT que é padrão ISO e ABNT
Guilherme Macedo C.
ODF é um padrão aberto, universal, aprovado pela ISO, pela ABNT e padrão e-PING. Nada melhor, pois inclusive o MS Office usa.
Laura Gris
Testei. Só dá .docx mesmo.
bawlaw
"mas é claro que você tem escolha, ninguém está te obrigando a usar o google docs!" foi exatamente por isso que eu disse que isso é uma coisa ruim do Gdocs.....
mlhz
salve em pdf ou rtf e pronto ta resolvido o problema. nem office no meu computador eu tenho mais de tanto que me acostumei com o google docs.
Silvio Pires
O formato .DOC (Binário) é maior em tamanho e só tem compatibilidade como o próprio Office. DOCX (XML) espaço em disco reduzido e compatível com outras ferramentas de desenvolvimento da WEB além do próprio Office.
Silvio Pires
O formato .DOC (Binário) é maior em tamanho e só tem compatibilidade como o próprio Office. DOCX (XML) espço em disco reduzido e compatível com outras ferramentas de desenvolvimento da WEB além do próprio Office.
Willian Vincen
Eu uso só ODT... e o Office abre ODT desde a versão SP1 do Office (mal e porcamente digamos) Aqueles que usam o formato antigo ainda deve ser aqueles que nem sabe o que é Office e nem qual versão que usa.
viniciusghietti
Nao muda nada pra mim :D
Sergio Dutra
Será que muda algo para quem, como eu, usa o Libre Office?
caRIOca
Para mim também não muda nada, mas muitos aqui no meu trabalho terão que mudar para o SkyDrive.
Fernando Macedo
Usar formato proprietario é uma merda. Eu sou obrigado porque o pessoal com quem trabalho nao sabe sequer que existe o odf. Por mim usaria somente ODF e deixaria por padrao.
Kessler
É isso que eu e a grande maioria faz. Que fazer? É o melhor.
VTR
Hum.. Entao compre o Office!! ou aliás.. use um piratinha que vc achou da internet ai...
Kessler
Brilhante, substituir um formato antigo com compatibilidade total por 3 merdas que ninguém usa.
Exibir mais comentários