Para estar disponível na loja oficial de aplicativos do Windows 8, um programa precisa ser certificado pela Microsoft. O processo é basicamente o mesmo que a Apple, por exemplo, já aplica nas suas lojas de aplicativos para iOS ou OS X. Mas quando desenvolvedores aceitam esse tipo de certificação, segundo o criador do Minecraft, Markus “Notch” Persson, isso se torna algo que pode “arruinar a plataforma aberta” que o PC é.

Foi por esse motivo que Notch recusou a oferta que recebeu da Microsoft por email ontem. Segundo o que ele publicou em seu perfil no Twitter, a gigante de Redmond pediu que o desenvolvedor enviasse seu mais conhecido jogo para a certificação e publicação na loja. Ele recusou e que “eu prefiro que o Minecraft não rode de jeito algum no Windows 8” do que aceitar a proposta.

Cidade feita no Minecraft: tem que ter muito tempo livre | Crédito: Matheus Bonela / Clique para ampliar

O Windows 8 ainda permite que aplicativos sejam instalados sem que passem por certificação, mas os que quiserem tirar proveito da interface Windows 8 (ex-Metro) por exemplo, precisam ser aprovadas pela Microsoft. O receio de Notch, e que é ecoada por vários desenvolvedores (grandes e pequenos), é que no futuro todos os aplicativos tenham que passar por aprovação e isso acabe tornando o Windows uma plataforma bastante restrita.

Notch é conhecido por ter opiniões bem diferentes do que estamos acostumados a ver, algo que foi bem demonstrada quando o desenvolvedor disse que queria resolver uma disputa judicial com uma partida de Quake 3. Mas nesse ponto do Windows 8 específico, é bem provável que uma grande quantidade de desenvolvedores fiquem do seu lado.

E não é como se o Notch precisasse muito de ter o Minecraft disponível na loja oficial do Windows 8: a estimativa é de que mais de 9 milhões de cópias do jogo tenham sido vendidas em todas as plataformas – ironicamente 3 milhões dessas foram no Xbox Live Arcade… que é da Microsoft.

Com informações: Kotaku.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Padovani
iscola kkkkkkkkkk o as ideia
Gabriel Padovani
kkkkkkk lol,se acha mesmo que o cara vai fazer minecraft pra ps2,nao existe nem mais jogos pra play 2,quem diria um minecraft.cada pergunta hj em dia -_-
emilianomatias147
ei cara por favor faiz o minecraft para ps2 por favor (y)
emilianomatias147
ei cara por favor faiz o minecraft para ps2 por favor
Bruno Felipe
Iscola e foda kkkkkkkkkkkkk
Paulo Arthur Vilela Hugh Warner
Iscola ta serto (y)
Joás José da Silva
pó notch ajuda ajente eu gosto muito do seu jogo Minecraft mas o meu PC é Windows 8 antes era Windows 7 e eu jogava muito mas agora eu tento e não consigo mas se você liberar eu jogo até pq eu sou o grade fã de Minecraft
Jonathan André Varella Gangi
Não tenho certeza se é ironia, ou mera burrice
Jonathan André Varella Gangi
auhauhauahauah Carla Perez, eu ri!!
JoaoManoel
O que ele ganha com a porcaria (odeio esse jogo) do Minecraft não daria para comprar nem o sapato do CEO da Microsoft...
Pedro
É simples, basta ele comprar a Microsoft e fazer o que quiser com o Windows. ;D
YanGM
"Programas de qualidade" Oi vovó!
YanGM
iOS sempre foi "fechado", diferente do windows que quer se fechar agora. Ele está protestando contra o fechamento do windows.
@kadugaspar
Tanto que o Minecraft está disponível na App Store, que é a única forma de distribuição de apps para iOS (não me venham falar de jailbreak).
@kadugaspar
Não posso deixar de pensar que ele seria mais flexível com seus ideais se a única opção de disponibilizar o jogo para Windows 8 fosse na Windows Store. Mas ele ainda tem o Steam (se quiser), ou distribuição própria, ou outra plataforma, então é fácil ser "radical".
Exibir mais comentários