Segundo semestre de 2012. É a época que as operadoras correm para ver qual será a pioneira no lançamento comercial das redes de quarta geração. Com a tecnologia LTE, a Claro já realizou alguns testes – como esse que o TB acompanhou, em Campos do Jordão – e a Oi testou a tecnologia durante a Rio+20. Agora a operadora das duas vogais anunciou que se prepara para lançar sua rede até o final do ano.

Atualmente a Oi está realizando apenas testes. Até dezembro a operadora pretende abrir os testes para o consumidor final, nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Até abril de 2013, Fortaleza, Recife e Salvador seriam beneficiadas com a cobertura, que é algo previsto no cronograma de implantação do 4G estabelecido pela Anatel.

Uma grande surpresa foi a parceria que a Oi fez com a Samsung, que trarão juntas uma versão do Galaxy S III compatível com LTE. Esse é o segundo aparelho anunciado oficialmente no Brasil compatível com o LTE2600 – a Motorola saiu na frente e, junto à Claro, apresentou o Motorola RAZR HD no mês passado.

Apesar do surgimento do aparelho, o Convergência Digital apontou que a operadora irá focar inicialmente nos serviços de internet móvel, através do uso de minimodens para navegação em computadores. De acordo com o presidente da operadora, o preço não deverá agradar todo mundo por se tratar de uma tecnologia nova e com custo inicial de operação muito alto.

A Oi afirma também que testará o 4G na Futurecom 2012, evento de telecomunicações que acontecerá na próxima semana no Rio de Janeiro. O Tecnoblog estará lá e vai tentar testar a rede 4G da Oi também.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados