O canal de distribuição Nightly do Firefox, caracterizado por ter compilações diárias do navegador com alterações e potenciais novidades, ganhou um novo item ontem. O canal passou a ter uma versão do Firefox com suporte à interface do Windows 8, a ex-Metro. Essa versão está sendo distribuída publicamente nesse diretório, chamado Elm.

Firefox vestindo a camisa Metro: demorou mas chegou | Clique para ampliar

Para ativar a interface Metro, é necessário estar no Windows 8 RTM e fazer do Firefox o navegador padrão do sistema. Isso é feito nas configurações do navegador, aba “Advanced”, sub-aba “General”, opção “Make Nightly the default browser”. Depois disso, é só abrir a tela inicial e clicar no botão do Firefox.

De cara, é possível ver que o Firefox agora está com interface otimizada para uma tela sensível ao toque – como eu imagino que muitos, senão todos, os aplicativos de interface Metro serão. Ele também tem atalhos de teclado, suporte ao Firefox Sync, leitor de PDF integrado e corretor ortográfico ativado por padrão. Então ele pode ser um bom substituto para o navegador atual – só não use-o como o único navegador do sistema.

Dito isso, o programador responsável pelo Firefox, Brian Bondy, fez questão de lembrar em seu blog pessoal que essa é uma versão inicial do Firefox e como tal, terá alguns problemas. Não há, por exemplo, suporte a plugins, não é possível rolar a página com o scroll do mouse e o zoom está desativado, dentre outras coisas. Em compensação, como essa versão está com a atualização automática ativada, usuários deverão receber essas novidades imediatamente.

A Mozilla recomenda que os bugs existentes nessa versão sejam relatados nessa página, a mesma usada para fazer requisição de funcionalidades.

Com informações: NeoWin.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Cabral

Tá legal, mas do que adianta se vai travar de 5 em 5 minutos? Impressionante, a PSafe é uma empresa bem menor consegue fazer um browser muito mais estável.

Jonathan André Varella Gangi
Não tenho certeza se a pessoa acima está sendo muito irônica... Ou se realmente é fissurada pela MS
Jonathan André Varella Gangi
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Gustavo Avelar
Em momento algum de disse que o programa deve ser julgado APENAS pelo ícone, e sim que o julgamento deve se "COMERÇAR pelo link ícone, afinal é ele o primeiro contado do usuário com o programa". Quanto ao ícone do Photoshop, eu acho ele bonito, mas existe sim ótimos programas com ícones horríveis como é o caso do uTorrent do WinRAR e do aTube. Agora eu NÃO ME LEMBRO de programa ruim com ícone bonito.
Thiago Tasca
Muitos programas tem icones bonitos e são uma [email protected]##%, já como exemplo o photoshop só tem icone horrivel, mas a interface é boa ( a partir do cs3 ) e o programa é otimo, simplesmente não julgue um livro pela capa, o ícone do corel eu até acho razoavel, e o programa tem suas desvantagens ( o corel até que bom mas inventaram o x6 ai ferro tudo ) mas avaliar um programa só por causa do ícone, sem comentários eim... e poxa mano se poderia ter falado que o ícone era foda, legal, bonito, bem feito e muitas outras coisas e você escolheu falar lindo e com L maiusculo, hoje em dia ta tenso, tem que cuida o que fala na net, e pedido de desculpas ? serio mesmo ?
Luandersonn
Sim, e não. O Google já disse que não vai fazer versão para o Windows RT, a Mozilla ainda não sabemos, outras empresas podem, como Opera.
Gustavo Avelar
Eu nem deveria ter trabalho pra responder... Mas não, eu não sou gay, só sou afrissurado por design, principalmente de ícones. Eu acho que a avaliação de um programa deve se começar pelo link, afinal é ele o primeiro contado do usuário com o programa, e um ícone bonito é fundamental para deixar o ambiente de trabalho bonito e organizado. Eu sou um fã declarado do estilo Metro, e acho que a nova organização da Microsoft conseguiu deixar o Windows bonito, coisa que nunca havia ocorrido antes, no entanto alguns desenvolvedores acabam com a graça do visual colocando ícones feios, e eu mesmo já deixei de baixar aplicativos varias vezes e fui procurar um alternativo pelo fato do ícone ser feio (já fiz isso no Windows e no iOS). Por fim, eu queria dizer que o seu comentário foi um tanto quanto PRECONCEITUOSO, e muito DESNECESSÁRIO, afinal esse é um blog de tecnologia, e se você quer discutir a sexualidade das pessoas, saiba que existe por ai o Bate Papo UOL e seus derivados. Acho também que eu merecia um pedido de desculpas e que você deveria analisar a situação em que se encontra antes de sair cagando titica de galinha pela boca, ou melhor, pelo teclado.
@leossoliveira
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
LuanderFB
Está muito bonita, acho que prefiro essa versão "inacabada" do Firefox do que o IE10, a Microsoft precisa melhorar muito esse navegador, trava D+.
Tiago Gabriel
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kessler
Ficou melhor que a horrenda interface Metro do Chrome. E o ícone ficou foda!
Pedro Zanini Pretto
Também concordo. Muito provavelmente, essa barra de abas fica oculta e o tamanho da página aumenta, semelhante à versão do Android. Mas penso que ficaria bem melhor se ficasse na vertical.
Pedro Zanini Pretto
Achei muito parecida com a versão do Android.
Denis
Também não consegui ativar a interface Metro, o instalador que baixei foi o que o Anderson S. Lima disse "firefox-18.0a1.en-US.win32.installer"
Vitor
Não que eu tenha algo contra, mas você é gay?
Exibir mais comentários