Facebook faz a limpa em perfis falsos; marcas perdem até 3 milhões de likes

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 22:11

Antes de alcançar a incrível marca de 1 bilhão de usuários mensais ativos, o Facebook já havia começado a fazer uma limpa na rede social. Aqueles 83 milhões de perfis considerados falsos pela empresa, como os perfis secundários ou de animais de estimação, estão sendo excluídos desde o final de agosto, bem como os “curtir” ilegítimos. Hoje uma empresa de pesquisa de dados fez um compilado de quais marcas mais perderam curtidas.

Kit kat: tá bem com 9 milhões ainda.

A empresa se chama Likester e como o próprio nome já sugere, ela rastreia os likes de páginas no Facebook. Ao todo eles dizem rastrear cerca de 40 milhões de páginas diferentes contabilizando mais de 1 bilhão de likes de mais de 10 milhões de perfis. E segundo as análises da empresa, a marca que mais perdeu likes em um determinado dia com foi a Kit kat, marca de chocolate da Nestlé: mais de 3 milhões de likes sumiram com a limpeza.

Curiosamente, a página do Facebook foi a segunda que mais perdeu likes em um dia: menos 124 mil deles. Em terceiro colocado está a marca de energético Red Bull, que perdeu 117 mil. Seguindo o ranking, a liga de baseball MLB perdeu 116 mil curtidas, a Dell viu 107 mil likes virarem fumaça e a Coca-cola deu tchauzinho para 96 mil curtidas, todos em apenas um dia.

Em contra-partida, a maioria delas viu a sua taxa de novos likes diários aumentar a cada semana, desde o dia 21 de setembro que foi quando o Facebook intensificou a limpeza.

No post do BusinessInsider é possível ver outras 10 marcas que também perderam bastante likes no Facebook. E isso é reflexo do que a rede social chamou em agosto de “planos para melhorar o sistema de integridade do site”. Parece estar funcionando.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados