Formas diferentes de controlar o computador. Tivemos em meados deste ano a notícia de que uma empresa desenvolvia o Leap, você se lembra? Hoje outra firma mostrou ao mundo o 3 Gear, acessório compatível com Windows que utiliza o Kinect da Microsoft para interagir com a máquina. Impressionante; veja no vídeo.


Assista ao vídeo no YouTube

O 3Gear emprega dois Kinects posicionados a cerca de um metro de altura acima do teclado e do mouse, apontados diretamente para o usuário. A tecnologia da Microsoft conta diversos sensores infravermelhos para reproduzir no ambiente digital as mãos e a interação possível por meio dos movimentos do usuário.

Entre as aplicações práticas do acessório constam o uso em software de desenho em 3D (CAD), medicina e jogos. No exemplo do vídeo temos uma pessoa jogando xadrez quando, num diminuto acesso de fúria, derruba todas as peças sem encostar em absolutamente nada. Dada a imaginação humana, não duvido que no futuro o 3Gear reconheça outras partes do corpo para criar outros tipos de interação com o que é apresentado na tela.

A empresa 3Gear Systems, responsável pela tecnologia, liberou um SDK gratuito tanto para fins não-comerciais como comerciais enquanto o produto permanecer em beta, até o final de novembro. Eles não dizem quanto cobrarão pelo licenciamento depois da fatídica data, mas o uso pessoal, acadêmica e comercial para empresas com giro de capital de até 100 mil dólares anuais continuará livre.

O hardware fica por conta do desenvolvedor: o suporte custa cerca de 75 dólares; cada um dos dois Kinects custa 99 dólares; e cada presilha para Kinect custa 6 dólares. Dá 285 reais para montar a estrutura necessária e adaptar os aplicativos já existentes ao 3Gear. As APIs funcionam em C++ e Java, com C# e Python a caminho.

Tem que ter um computador poderoso para usar a tecnologia. Intel Core i7 2,3 GHz, 8 GB de memória e Windows 7 de 64 bits são os requisitos mínimos para a belezinha funcionar. “Embora no momento nós não suportemos Linux ou OS X, ficaríamos felizes de portar o software para se houver interesse suficiente.”

Por meio do canal no YouTube, a 3Gear Systems esclarece que está testando o software com outras câmeras e que tem conhecimento de que a solução atual ainda está “desengonçada”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Fernandes
No site há a seguinte informação: "We are estimating that the Leap will ship in early 2013.". Então, acho que dará, já está em pré-venda. Eu estou uma das pessoas que está ansiosa pelo produto.
Marllon Carvalho
Não seriam 285 DÓLARES? rsrs
Edmilson
Ainda aguardo pelas projeções holograficas para brincar com algo assim.
Luiz Alberto
E aquele projeto LeapMotion? Não deu em nada? https://leapmotion.com/
Gabriel Santos
Isso tem muito futuro na manipulação de objetos a distancia, ou objetos muito pequenos ou muito grandes ...
rodrigo8
O gasto calórico é bem elevado rss
Carlos Fraguas
Sou mais o Leap Motion mesmo. Ja fiz ate a pre-order.
Flávio de Souza
Seria ótimo se saísse uma versão com suporte ao Linux!!!
Kennedy Carvalho
Acredito que seja isso, o kinect "apenas" capta os movimentos e os transforma em dados possíveis de serem processados mas todo o processamento dessa quantidade monstruosa de informação e codificação deles para dados interpretados pelo S.O. (dados de entradas como teclado e mouse) se dá pelo aplicativo e pelo lógica todo esse processamento consumirá muito do desempenho da maquina, muito provavelmente seja possível faze-lo em um hardware inferior mais deve ficar lento e não sobrará recursos para o restante das aplicações. Muito legal assim que baratear tanto o gadget quanto uma maquina parruda dessas eu penso em ter um em casa !!! :D
TaylerPadilha
Por que uma máquina tão poderosa? Alguma lógica pra isso?