Gadget para controlar PC sem mouse/teclado usa não um, mas dois Kinects

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Formas diferentes de controlar o computador. Tivemos em meados deste ano a notícia de que uma empresa desenvolvia o Leap, você se lembra? Hoje outra firma mostrou ao mundo o 3 Gear, acessório compatível com Windows que utiliza o Kinect da Microsoft para interagir com a máquina. Impressionante; veja no vídeo.


Assista ao vídeo no YouTube

O 3Gear emprega dois Kinects posicionados a cerca de um metro de altura acima do teclado e do mouse, apontados diretamente para o usuário. A tecnologia da Microsoft conta diversos sensores infravermelhos para reproduzir no ambiente digital as mãos e a interação possível por meio dos movimentos do usuário.

Entre as aplicações práticas do acessório constam o uso em software de desenho em 3D (CAD), medicina e jogos. No exemplo do vídeo temos uma pessoa jogando xadrez quando, num diminuto acesso de fúria, derruba todas as peças sem encostar em absolutamente nada. Dada a imaginação humana, não duvido que no futuro o 3Gear reconheça outras partes do corpo para criar outros tipos de interação com o que é apresentado na tela.

A empresa 3Gear Systems, responsável pela tecnologia, liberou um SDK gratuito tanto para fins não-comerciais como comerciais enquanto o produto permanecer em beta, até o final de novembro. Eles não dizem quanto cobrarão pelo licenciamento depois da fatídica data, mas o uso pessoal, acadêmica e comercial para empresas com giro de capital de até 100 mil dólares anuais continuará livre.

O hardware fica por conta do desenvolvedor: o suporte custa cerca de 75 dólares; cada um dos dois Kinects custa 99 dólares; e cada presilha para Kinect custa 6 dólares. Dá 285 reais para montar a estrutura necessária e adaptar os aplicativos já existentes ao 3Gear. As APIs funcionam em C++ e Java, com C# e Python a caminho.

Tem que ter um computador poderoso para usar a tecnologia. Intel Core i7 2,3 GHz, 8 GB de memória e Windows 7 de 64 bits são os requisitos mínimos para a belezinha funcionar. “Embora no momento nós não suportemos Linux ou OS X, ficaríamos felizes de portar o software para se houver interesse suficiente.”

Por meio do canal no YouTube, a 3Gear Systems esclarece que está testando o software com outras câmeras e que tem conhecimento de que a solução atual ainda está “desengonçada”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados