Início » Internet » Google lança encurtador de URL: goo.gl

Google lança encurtador de URL: goo.gl

AvatarPor

Googl-logoO Google, aquela empresa que quer dominar o mundo, acaba de lançar nesta segunda-feira (14) seu encurtador de URLs que atende pelo nome de Goo.gl. O serviço não é como os outros encurtadores que conhecemos como o Bit.ly ou Migre.me. O site do Goo.gl não permite o encurtamento de nada. O encurtamento está disponível através da barra de ferramentas do Google e do Feedburner. Leia a atualização.

Essa forma diferente de lidar com as URLs tem potencial de acabar por dominar o mercado pois boa parte dos blogs usa o Feedburner como fornecedor de seus feeds RSS e muita gente usa a barra de ferramentas do Google em seu navegador web.

Como todos sabem, as URLs curtas ganharam importância gigantesca com o Twitter pois lá quanto menos caracteres melhor. E o Goo.gl pelo menos não é menor e nem maior em comprimento do que o atual líder do mercado.

Por enquanto o Google diz que não vai liberar a funcionalidade de encurtar URLs através do site goo.gl mas vai esperar a reação dos usuários à sua ferramenta para ver que rumos tomar. [Cnet]

Atualização: o Goo.gle foi descontinuado

A partir de 13 de abril de 2018, usuários anônimos e pessoas que nunca haviam usado o goo.gl não poderão criar novos links com o serviço (links antigos ainda funcionam). O jeito é migrar para o Bitly ou TinyURL. No entanto, se você já usou o serviço alguma vez, poderá continuar encurtando links até 30 de março de 2019. 

Comentários

Envie uma pergunta