Início » Internet » Google lança encurtador de URL: goo.gl

Google lança encurtador de URL: goo.gl

Avatar Por

Googl-logoO Google, aquela empresa que quer dominar o mundo, acaba de lançar nesta segunda-feira (14) seu encurtador de URLs que atende pelo nome de Goo.gl. O serviço não é como os outros encurtadores que conhecemos como o Bit.ly ou Migre.me. O site do Goo.gl não permite o encurtamento de nada. O encurtamento está disponível através da barra de ferramentas do Google e do Feedburner. Leia a atualização.

Essa forma diferente de lidar com as URLs tem potencial de acabar por dominar o mercado pois boa parte dos blogs usa o Feedburner como fornecedor de seus feeds RSS e muita gente usa a barra de ferramentas do Google em seu navegador web.

Como todos sabem, as URLs curtas ganharam importância gigantesca com o Twitter pois lá quanto menos caracteres melhor. E o Goo.gl pelo menos não é menor e nem maior em comprimento do que o atual líder do mercado.

Por enquanto o Google diz que não vai liberar a funcionalidade de encurtar URLs através do site goo.gl mas vai esperar a reação dos usuários à sua ferramenta para ver que rumos tomar. [Cnet]

Atualização: o Goo.gle foi descontinuado

A partir de 13 de abril de 2018, usuários anônimos e pessoas que nunca haviam usado o goo.gl não poderão criar novos links com o serviço (links antigos ainda funcionam). O jeito é migrar para o Bitly ou TinyURL. No entanto, se você já usou o serviço alguma vez, poderá continuar encurtando links até 30 de março de 2019. 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

My Click Me

Como alternativa sugiro o MyClickMe https://myclick.me totalmente grátis (em português, inglês, espanhol e francês). Não requer cadastro, você pode ganhar dinheiro encurtando URL e ainda indicando novos membros. Também tem relatórios completos em tempo real e API para integração e encurtar URLs em lote. Vale a pena conferir!

matheus dantas fernandes

Melhor encurtador na minha opinião é o http://www.encurtarurl.com.br

Diego Souza

O único encurtador de link brasileiro que paga por cada visita em seu link. CADASTRE-SE!!!

http://urlf.ly/

meujeitinho
tem o http://abreai.net/ ele e cheio de opções tem ate api de integração.
elievelton
tem um que o pessoal ta usando muito ,pois é repleto de ferramentas profissionais é http://curtin.com.br vale apena conferir e testar
@marquinhos_df
Olá Pessoal! O BR.LY http://br.ly é ótimo e para quem tem SITE e deseja encurtar suas URL automaticamente, é MELHOR AINDA. basta usar uma função do PHP file_get_contents(). Exemplo: $url = file_get_contents('http://br.ly/api.php?url=www.mudaromundo.com.br'); echo $url //http://www.br.ly/zYVQ
Jorge
Um que está tendo bastante utilização no twitter é o http://url20.ca parece que é canadense mas acessei e está tudo em português. Mas um ai na lista.
gess
me pareceu uma boa movida. e a verdade é q o google tem tantos servicos próprios, que se pode dar ao luxo de "nao abrir-se", pelo menos por enquanto.
Alisson melo
É,eu também achei estranho. vindo do Google, deve ser coisa boa.
Caio Alexandre
Acho que lançar um encurtador de URLs que não encurta é algo, no mínimo, estranho.