Início » Curiosidades » Apple teria encomendado 10 milhões de unidades do iPad Mini

Apple teria encomendado 10 milhões de unidades do iPad Mini

"Wall Street Journal" confirma informação com fornecedores de suprimentos.

Avatar Por

Mal entramos na segunda semana de outubro. Não estranhe se, até o fim do mês, membros da mídia nos Estados Unidos receberem convites vindos diretamente de Cupertino para um evento da Apple com “novidades”. O jornal estadunidense Wall Street Journal traz no domingo (7) a informação de que a companhia criadora dos iTrecos encomendou 10 milhões de unidades do suposto iPad Mini a parceiros comerciais da Ásia.

De acordo com o conceituado jornal, propriedade do não-tão-conceituado-assim grupo News Corp de Rupert Murdoch, os fornecedores asiáticos consultados têm de produzir 10 milhões de unidades do tablet com visor de 7,85 polegadas durante o quarto trimestre do ano, no qual já nos encontramos. Reza a lenda que a Amazon encomendou metade deste volume para o novo Kindle Fire anunciado há algumas semanas, o principal concorrente do iPad no mercado norte-americano.

O Kindle Fire não está à venda no Brasil. O iPad mais simples, com Wi-Fi e 16 GB de armazenamento, custa R$ 1.549 no site oficial.

Conceito de iPad Mini feito pelo site Gizmodo.com

Conceito de iPad Mini feito pelo site Gizmodo.com

Nas coletivas e lançamentos de produtos, executivos da Apple (inclusive o finado Steve Jobs e o atual CEO Tim Cook) sempre defenderam que a tela de quase 10 polegadas do iPad é ideal para a categoria de tablets. Vale lembrar que esta era a mesma abordagem com relação ao iPhone, com a perfeição na forma de visor com 3,5 polegadas. Em setembro a Apple anunciou um novo modelo de iPhone com visor de 4 polegadas.

Tim Cook disse no evento de lançamento do iPhone 5 que o iPad responde por 68% das vendas de tablets no mundo. Tudo bem que o executivo não informa a fonte da informação. Ainda assim, há muito claro no meio de analistas de mercado entendimento de que a companhia domina neste segmento. O suposto iPad Mini competiria com produtos como o Galaxy Note, um tablet menor (ou smartphone maior) que trouxe muitos dividendos para a Samsung e se tornou pivô de um processo judicial complicado. A Apple garantiu na justiça americana indenização superior a US$ 1 bilhão. A Samsung pode e vai recorrer da decisão.

O iLex, nosso colega do Blog do iPhone (especializado, obviamente, em notícias da Apple), publicou hoje um artigo de opinião em que afirma categoricamente que a companhia da maçã perdeu a capacidade de nos surpreender. Não que os produtos sejam isentos de inovação. Pelo contrário, embora sejam considerados muito bons pela indústria, o fator surpresa de lançamentos anteriores não ocorre mais.

Geralmente vazam tantas peças que dá para montar o produto, como se Lego fosse, semanas antes do anúncio. Foi assim com o iPad de terceira geração e com o iPhone 5. Sem falar no iPhone “encontrado” por um blog americano em um “bar”. Virou caso de polícia.

Concordo com o iLex. Se o iPad Mini realmente existe, a hora para lançá-lo é agora. Antes que vire notícia velha. Vai continuar vendendo o mesmo tanto que antes, mas pode não causar tanto impacto em meio aos entusiastas da tecnologia. Gente que lê este Tecnoblog e compra os produtos antes das pessoas normais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Eu comprarei, se tiver tela widescreen e não rodar iOS. :P
Yuri Ramos
Acho um ponto importante que se deve destacar é que, a apple faz produtos para as pessoas normais não necessariamente só para entusiastas em informática. Para mim, essa é a grande diferença absurda que as pessoas esquecem ao falar sobre os produtos da apple, lembrem-se — ocorreu uma descrença enorme por parte dos tais "entusiastas" quando o iPad foi lançado e todos sabemos a explosão que deu. Quanto ao comentarios que os líderes da apple fazem do tamanho da tela, poxa, seria burrice da parte deles não dizer que o tamanho da tela do aparelho atual deles não é perfeita, eu diria a mesma coisa no lugar deles, mesmo que uma mudança do tal tamanho estivesse sendo estudada nesse momento.
Rennan Alves
Inovação na Apple não se vê desde 2007 em smartphones e desde 2010 em tablets. O que acontece é que os consumidores atuais não estão acostumados com o padrão "Apple" de seus produtos, não adianta esperar por grandes mudanças no iOS, iPhone, iPad, etc. eles terão a mesma cara/design durante anos. É assim que a Apple trabalha, lança um tipo de produto e vai atualizando-o com o passar dos anos. Este imediatismo por "inovação" que as pessoas querem é simplesmente impraticável, que eu me lembre as únicas inovações específicas para este tipo de mercado que apareceram entre 2010-2012 foram o Dynamic Display da Asus, o Ubuntu for Android da Canonical e o PureView da Nokia.
pryderi
Isso é visto em vários segmentos. Onde está a inovação em cada modelo de carro lançado todos os anos? Motor mais eficiente e econômico? Não estou vendo tanta economia assim. Praticamente, são os mesmos do ano anterior, e ninguém reclama da falta de inovação.
pryderi
Quando a Apple lançar o iPod big-size, ela vai processar a Samsung alegando que a coreana copiou o conceito e produziu o Galaxy Note.
Max
Lógica capitalista consumista *-*
Fabio
A Apple já faz um enorme sucesso com os iPads atuais, pra mim não faria o menor sentido a empresa lançar um "iPad mini", como dizem esses rumores. Se isso acontecer, a empresa vai agir como seus concorrentes, copiando segmentos.... veja quantas fabricantes copiou o conceito de tablet. Caso ela realmente copie um tablet para concorrer com o Google e Amazon, estaria se comportando de uma forma completamente nova dentro da companhia em anos, e só indica que o CEO Tim Cook, realmente, não tem a visão de Steve Jobs, aliás, de nenhum modo teria. Confesso, que fiquei impressionando com o lançamento do iPhone 4, Siri e o tablet iPad, mas depois disso, desde que o Jobs faleceu e a empresa apresentou o iPhone 4S, minhas impressões a respeito da Apple tornaram-se comuns para qualquer outra empresa, inclusive para com o anunciou dos novos Macbooks... está faltando muita inovação na Apple, isso é fato! Fazer um iPhone 5 mais resistente? Isso é inovação? Qualquer empresa como a Samsung poderia lançar um S3 até de aço, ferro, mas sabemos que os custos seriam maiores.... assim repito, não se tratou de inovação! Burros são estes que gastam dinheiro com um parelho andando atrás da concorrência. Lamentável como a Apple deixa seus consumidores alienados! kkk
Rennan Alves
Smartphones são algo à se pensar, já que vem a questão da praticidade e do fato de você o carregar consigo o tempo todo, existindo um limite no tamanho do mesmo (seu bolso). Para mim, tablets deveriam ter uma gama ainda maior de tamanhos diferentes, tamanhos entre 7, 8.85 ou até mesmo de 10.1 polegadas dependendo da necessidade do mercado.
Elisson Ziemmer
Excelente comentário. Ordem cronológica justa. E o legal que você usa MAC, então não soa como alguma crítica infundada. Todo mundo tem criticado o Galaxy Note, mas quando essa notícia realmente se tornar popular em meio às pessoas "normais" como o Thássius comentou (aliás excelente artigo)....todos vão vê-lo (o iPad mini) como uma coisa mágica e finalmente acessível do tipo. Só nos resta esperar ver onde os "boatos" vão encerrar.
Gabriel
O problema é que a Apple deixou de ser uma empresa comum e tudo que ocorre em Cupertino é amplificado. Houve um período absurdamente inovador entre os lançamentos do iPod e do iPad, mas não dá para esperar que isso ocorra por mais 10 anos. Os rumores esperam encontrar a próxima revolução do mundo nas fábricas, mas acabam revelando centenas de peças de smartphone e tablets. No final, acabou a graça do aparelho pois tudo de novo já foi revelado. Acredito que nos próximos anos ela será uma decepção eterna, mesmo entregando ótimos produtos.
Guilherme Batista
Mas olha, eu não comprei um tablet de 10'' (Android ou iOS, tanto faz) pq aquele troço parece, literalmente, uma tábua gigante e ia ocupar um espaço gigante na mesa / mochila. Comprei um de 7'' pra minha namorada e ela carrega em uma bolsa pequena, não pesa muito, ela pode usar em qq lugar, etc, etc, etc. Eu compraria um iPad de 7''. Para mim, parece perfeito, e o iOs ainda é mais confiável e com mais oferta de aplicativos que o Android, mas 10'' é uma ignorância sem tamanho para mim.
Ricardo Monteiro
Eu costumava dizer que a tela de 3,5" era perfeita até lançarem uma maior, aí os Apple maníacos iriam dizer que a a tela maior que era perfeita. O mesmo acontece com o iPad, agora os fan.boys dizem que um iPad Mini seria perfeito... mas zombavam do tamanho do Galaxy Tab 7"e do Nexus 7. E o MacFa.gazine insiste em dizer que o iPad Mini é uma evolução natural da Apple e não uma reposta à tablets de sucesso de 7" como o Nexus 7.
bawlaw
woooow.. grandes novidades heim dona apple.. iphone 5 ficou um pouco mais alto, ipad diminuiu, ipod mudou o formato..
Gustavo Avelar
Artigo perfeito Thássius, bem pontuado e com argumentos justos, parabéns.
Andre Badiani
Não podemos esquecer que o próprio Tim Cook disse em uma entrevista que a tela do iphone não mudaria de tamanho... enfim é tudo business.