Imitando o tempo recorde de homologação do iPhone 4S no ano pasado, o mais novo celular da Apple foi certificado e homologado pela agência nacional das telecomunicações hoje: seu número de homologação é 2683-12-1993. A partir de agora o celular já pode ser vendido oficialmente pelas operadoras e lojas de varejo no Brasil. Até então o único item ligado ao aparelho e que havia sido homologado para venda no país era a sua bateria.

iPhone 5 homologado pelo laboratório: leves arranhões

O modelo homologado para venda é o A1428, como previ num post em que falava da impossibilidade do aparelho de funcionar na rede 4G do Brasil. A velocidade da homologação bate com as informações que recebemos anteriormente que dizia que o aparelho começaria a ser vendido no Brasil já em novembro.

Junto do certificado do laboratório, foi encontrado também o arquivo PDF com o manual do aparelho em português que curiosamente cita que o iPhone 5 usaria microSIM e não o nanoSIM como é lá fora – muito provavelmente um erro de digitação. E embora o certificado não cite que o aparelho funciona em alguma frequência do LTE, esse modelo é o mesmo vendido nos EUA com suporte à rede 4G da operadora americana AT&T.

Vale lembrar que a homologação de um aparelho não é necessária para que ocorra sua importação legal. Basta que a pessoa que importa o aparelho pagar as taxas devidas. Uma informação preliminar de uma das pessoas que havia importado o aparelho dizia que a Receita Federal barrou sua importação por não ter a homologação – mas isso já foi negado pelo órgão.

Uma coisa curiosa em relação ao seu certificado de homologação: a fábrica da Foxconn em Jundiaí, SP, consta como uma das unidades fabris em que o aparelho será montado.

Homologação do aparelho: made in Brazil?

Isso não indica que o aparelho já está sendo montado no Brasil, ele apenas lista uma das fábricas em que ele pode ser montado. Obviamente para que isso aconteça, a linha de produção do iPhone 5 tem que ser montada e os funcionários têm que ser treinados, algo que a nossa fonte confirmou que ainda não aconteceu. Mas indica que poderemos ver no futuro um iPhone 5 com os dizeres “Indústria Brasileira” na parte de trás.

Atualizado às 8:21 do dia 09/10.

Dica do leitor Luiz Sardinha (@amagus) no Twitter. Valeu, Luiz!

Receba mais sobre iPhone 5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados