4 aplicativos para fazer sorteio no Facebook

Lista reúne apps gratuitos para fazer sorteios no Facebook; opções permitem ações no perfil, página ou em grupos da rede social

Ana Marques
Por
• Atualizado há 8 meses
Facebook (Imagem: Tim Bennett/Unsplash)
Como fazer sorteio no Facebook (Imagem: Tim Bennett/Unsplash)

Criar um sorteio no Facebook é uma das várias formas de aumentar a interação com seu público e fortalecer a reputação da sua marca na rede social. Para isso, você pode evitar o trabalho de anotar em papeizinhos os nomes de todos os usuários que interagiram com a sua publicação e apelar para sites e apps gratuitos que fazem sorteios de comentários ou de perfis em páginas ou grupos.

A seguir, veja as melhores opções de aplicativos para fazer sorteio o Facebook e entenda as principais regras para que a ação seja feita de acordo com as políticas da plataforma.

Apps para fazer sorteio no Facebook

1. Sorteie.me

Um dos apps mais famosos é o Sorteie.me, que também permite ao usuário fazer sorteios no Instagram. Para usá-lo no Facebook, acesse a página Sorteie.me na rede social e clique no botão “Usar aplicativo”. Você deverá conceder acesso à página pela qual deseja fazer o sorteio.

Depois, basta configurar algumas opções, como a data e o nome da promoção e uma imagem, escrever as regras e condições para a participação no sorteio e pronto!

Para concorrer, os usuários deverão clicar no botão “Quero participar!”, no link da promoção gerada. O aplicativo garante que todos os seus procedimentos estão de acordo com as regras do Facebook para sorteios.

2. Sorteador

O Sorteador permite realizar sorteios no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social. Esse app serve para de sortear comentários feitos em uma publicação da sua página (que deve ser uma imagem ou vídeo).

Caso o usuário selecionado não tenha cumprido todas as regras do sorteio, o Sorteador permite repetir o sorteio, além de também ter a opção para salvar o resultado anterior.

3. Facebook Group Comment Picker

Essa ferramenta tem uma opção que permite sortear comentários em grupos do Facebook. Apesar do layout ser em inglês, ela traz opções mais avançadas para o sorteio de comentários, como a possibilidade de filtrar usuários duplicados ou selecionar apenas comentários que contenham um texto específico.

Para usar, acesse a página do Comment Picker no Facebook, autorize o app e depois procure pela ferramenta Facebook Group Comment Picker.

4. YesGanhei

O YesGanhei também afirma seguir as políticas do Facebook em relação a sorteios na plataforma, portanto basta definir as regras gerais da sua ação, como as condições de participação, o produto sorteado e o prazo de duração da campanha.

A ferramenta se encarrega de fornecer cupons para participar da promoção de acordo com determinadas ações do seu público, como curtidas e comentários. Para usar, basta acessar a página desta ferramenta na rede social e tocar em “Usar aplicativo”.

O que você NÃO pode fazer em sorteios do Facebook

Escolheu um aplicativo para realizar o seu sorteio? Pois bem, agora é importante ficar atento às regras – tanto as do governo quanto as do Facebook.

De acordo com a Lei 13.756/18, de 2018, atividades de promoções comerciais e sorteios filantrópicos, que antes eram operacionalizadas pela CAIXA, passam a ser responsabilidade da Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP) do Ministério da Economia.

A realização de um sorteio ou promoção que constituam na distribuição gratuita de prêmios visando alavancar produtos ou serviços, e/ou a promoção de marcas ou imagens, só pode ser realizada por pessoas jurídicas que exerçam atividade comercial, industrial ou de compra e venda de bens imóveis. Pessoas físicas não podem realizar promoção comercial.

Para realizar sorteios, é necessário pedir autorização para Promoção Comercial por meio do link www.scpc.sefel.fazenda.gov.br. Para mais informações, acesse a página de dúvidas da Secretaria Especial da Fazenda.

Além das regras do Ministério da Economia, você deve prestar atenção às diretrizes do Facebook. Em tese, você não pode:

  • Pedidos para compartilhar um post para concorrer a uma promoção.
  • Pedir para o participante curtir páginas de terceiros.
  • Pedir o check-in em um estabelecimento (ou qualquer outro local) para concorrer ao sorteio.
  • Escolher o vencedor por critérios arbitrários, como “melhor frase”, exemplo.
  • Divulgar o vencedor de forma privada.

Mas você já deve ter visto diversos sorteios que não seguem todas as regras, certo? Isso acontece porque a fiscalização não é tão rigorosa. O recomendado é não arriscar para evitar problemas.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados