Início » Celular » Galaxy S III com LTE: homologado pela Anatel e em mãos

Galaxy S III com LTE: homologado pela Anatel e em mãos

Por
7 anos atrás

Rio de Janeiro – Durante a Futurecom 2012 várias operadoras demonstraram seus testes com rede 4G usando modems e smartphones Android compatíveis. Um desses aparelhos foi uma variação do Galaxy S III. Ele já é vendido com LTE em alguns países, mas foi apenas agora que a Samsung liberou o modelo GT-I9305 que funciona especificamente com o LTE 2600 usado no Brasil.

Galaxy S III LTE com 4G funcionando na Vivo | Clique para ampliar

Curiosamente, ontem foi o dia que o Galaxy S III apareceu no sistema de aparelhos homologados da Anatel, como bem apontou o pessoal do Pinguins Móveis.
Obviamente, como ele não foi lançado no mercado ainda, todos os documentos relacionados ao aparelho (manual, fotos externas e certificado do laboratório) estão lacrados e não podem ser acessados ainda. Uma atitude pouco eficiente visto que o modelo e o certificado de homologação denunciam que o aparelho é mesmo o Galaxy S III LTE com uma frequência usada no Brasil.

Certificado do Galaxy S III com LTE: pode ser made in Brazil | Clique para ampliar

Há uma diferença fundamental no hardware do Galaxy S III com 4G LTE (vendido lá fora) do Galaxy S III com 3G. O primeiro tem um processador Snapdragon dual-core com 1,5 GHz de clock e uma GPU Adreno e o segundo usa um processador Exynos Cortex-A9 quad-core com 1,4 GHz e GPU Mali-400MP. Mas parece que isso não acontece no modelo do S III com 4G LTE do Brasil: O GT-I9305 usa o mesmo processador quad-core do original e tem 2 GB de RAM, diferente do 1 GB de RAM que o S III com 3G tem.

Para tirar as dúvidas sobre a diferença de performance, pedi para o amigo e leitor do TB Marco Queiroz e dono de um Galaxy S III original rodar os dois benchmarks principais do Android, enquanto fazia o mesmo no Galaxy S III LTE disponível no estande da Vivo na Futurecom. O resultado está aí abaixo.

Quadrant:

Quadrant: S III LTE tá pau a pau com o modelo anterior | Clique para ampliar

Antutu:

Antutu: S III com LTE é deixado no chinelo | Clique para ampliar

Também saciei minha curiosidade blogueira e pedi para a simpática engenheira tomando conta do aparelho que o abrisse para verificar se ele já era montado no Brasil, já que o certificado do aparelho também cita que as fábricas da Samsung nas cidades de Manaus e Campinas como locais em que ele deverá ser montado. A foto que tirei responde a essa pergunta.

Esse Galaxy S III foi Made In Korea | Clique para ampliar

Segundo as informações que obtive, o Galaxy S III com LTE já tem uma data de lançamento definida na Vivo, mas não descobri qual é. Quando questionada se já existe uma estimativa de lançamento do aparelho no país, a Samsung do Brasil não respondeu até a publicação deste post. Então quem quiser usar a rede 4G com o melhor Android do mercado brasileiro atualmente (segundo o meu review), não vai precisar esperar muito.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.