Início » Telecomunicações » Oi se arrepende de não ter investido na implantação do 3G e promete melhorar com 4G

Oi se arrepende de não ter investido na implantação do 3G e promete melhorar com 4G

Operadora não acredita em redes HSPA+ e prefere investir em redes LTE.

Lucas Braga Por

Rio de Janeiro – Em coletiva na Futurecom 2012, o diretor de operações da Oi James Meaney apresentou oficialmente os fornecedores de equipamentos para a rede de quarta geração. Alcatel-Lucent, Ericsson e Nokia Siemens serão responsáveis pelas antenas e equipamentos de acesso no LTE da operadora. A Oi lamenta não ter investido o suficiente em dados móveis durante a implantação das redes 3G, fator que deixou a operadora com a menor cobertura perante as concorrentes.

Para compensar, a operadora anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para a montagem da rede 4G. Desse total estão excluídos os valores das licenças adquiridas em leilão da Anatel em junho desse ano. No ano passado, a operadora afirmou que iria investir também em HSPA+, tecnologia que permite maiores velocidades pelas próprias redes 3G, similar ao 3GMax da Claro e o 3GPlus da Vivo. A Oi não possui uma operação comercial sequer nessa tecnologia, quando questionado pelo Tecnoblog, Meaney afirmou que a operadora irá concentrar seus esforços no LTE.

4G da Oi em testes na Futurecom.

A justificativa é o valor do investimento: o custo por gigabyte para redes 4G é muito mais barato do que no 3G. Por mais que o serviço em LTE pese mais no bolso do consumidor, a diferença de preço para o que seria cobrado em redes 3G Plus seria pouco significativa. Isso significa que, para a operadora, o investimento em 3G Plus não compensaria. Ao mesmo tempo, a operadora não descarta a operação nessa tecnologia.

Além disso, Meaney também afirmou que uma das preocupações da Oi é com a qualidade. Para a operadora, é importante que o cliente esteja satisfeito com o serviço e por isso investirá na criação de 2,3 mil sites (antenas) específicos para o 4G até 2013 – algo que Meaney citou como um destaque para o mercado. O que a Oi não sabia é que a Vivo anunciou um número ainda maior de sites divididos em lotes de de dois fornecedores (Huawei e Ericsson). Ou seja: se a operadora realmente quer correr atrás de qualidade, é melhor investir um pouco mais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
Aqui, quase cinco anos depois, Valinhos, interior de SP, a oi começou a operar com o 4G, melhorando muito a qualidade da internet móvel, a ponto de parecer que estou usando o Wi-fi nos dados móveis, de tão rápida. Antes dessa implantação, a navegação dentro de casa era mó lenta, melhorando apenas quando eu estava em alguma loja do meu bairro ou em um carro, por exemplo. Agora, sem comentários, realmente a rede ficou excelente!
Lucas Braga
Espectro não vai ser problema pra Oi nem pra TIM: tem operações nos EUA em freqüência menor e com a metade dos 10+10 MHz dessas operadoras brasileiras e com boa qualidade.
Milton Cesar
cara, na minha cidade tbm é o GPRS nem edge tem e a pergunta fica, e quem compra um SMARTPHONE fica como se fosse um FEATURE PHONE ?? a Oi tem que colocar muuuito dinheiro pra satisfazer alguem nesse país
Diego F. Duarte
Seculo XXI chamando! O Wimax morreu em 2008, e nenhuma operadora o usa ou faz mais deploy dessa tecnologia.
caRIOca
Piada! Até hoje minha linha fixa não tem viabilidade técnica para Oi Velox.
Andre Souza
Comentário perfeito... onde eu assino?
viniciusghietti
tbm acho, creio q as teles vao investir forte nesse ramo e o preço do 3g/3g plus caia. Vamos ver ano que vem como vai ser. Alguem ao sabe se a Tim ja começou algum teste? Pelo o a eu saiba so falta ela
Sauron
Só acredita na OI quem ainda não é assinante...
@rodrigorsena
Não sei porque mais acho que as redes 4G não vão ser tão merdas assim!
Lucas Braga
WiMax? Não, por favor não! Deixa ele morto em 2008! :P
Rafael Machado de Souza
32mbps de down, 11mbps de up e ainda tem um ping de 41ms? eu com GVT de 15mbps tenho um ping de ~23ms
TaylerPadilha
"o custo por gigabyte para redes 4G é muito mais barato do que no 3G" Então por que as cotas de dados para os planos 4G são as mesmas dos planos 3G?
Alisson
Se a Oi quisesse realmente investir no 4G, teria feito de tudo para comprar o melhor lote do leilão deste ano, só como prova de que não quer repetir o que fez com o 3G. Acho que a Oi terá o 4G como tem o 3G hoje: Ineficiente e com pouca cobertura. Pra vocês terem uma ideia, na minha cidade, a Oi é a única que ainda opera em GPRS, nem mesmo EDGE tem ainda.
viniciusghietti
kkkkk Nd contra, mas o 4G vai ser mt caro! Se a Oi investisse em 3G Plus acho que aumentaria o numero de clientes. Eu quero o 4G, mas o preço está mt absurdo Por isso se um dia a Vivo liberar o 3G Plus para Modens eu agradeceria, eu queria que eles liberassem desde o plano mais basico, e que a internet fosse reduzida a uns 100kbps ou 500kbps. Mas acho que o maximo q eles vao fazer é ir só ate 62kbps Mas fazer o q o jeito é usar o Vivo On q é o q eu uso para acessar td hehe
Yago G. Oliveira
Legal, mas eu gostaria também que investisse em WiMax como rede fixa. A Oi precisa se concentrar em lugares que não possui rede ou aquelas cidades que só possuem 1 operadora. A Vivo faz isso e está na frente.
Exibir mais comentários