Rio de Janeiro – Há algum tempo a Mozilla anunciou que traria para o campo de celulares o Firefox OS, um sistema completamente criado usando o HTML5 como base. Como a Mozilla é apenas uma empresa de software, precisou de parceiras para fazer algo significativo de verdade: foi por isso que a empresa escolheu a Telefônica como parceira operadora e ZTE como fabricante. Hoje, aqui na Futurecom, foi possível ver como anda o desenvolvimento do sistema.

Firefox OS num hardware da ZTE ligando para o iPhone | Clique para ampliar

Felipe Cunha, o responsável por testes de produtos dentro da Vivo, demonstrou o aparelho em exposição. Ele não esconde que o sistema está pouco polido e ainda tem travamentos mas disse que a versão atualmente rodando no aparelho tinha um novo core, da própria Mozilla, diferente do anterior que usava do Android. Ele mostrou também os pontos em que cada empresa ficou responsável nessa parceria: a Telefonica entra com a experiência do usuário, a Mozilla com o sistema operacional, a Qualcomm fornece o chipset e a ZTE fabrica o aparelho.

Como já sabíamos, o objetivo do aparelho é atingir o mercado de low-end e para tanto ele precisa apelar para esse público. Em um determinado momento, disse Wesley Nogueira, gerente de inovação da Vivo, sessenta desenvolvedores, metade da Mozilla e metade da divisão espanhola da Telefônica  passaram uma semana adaptando e criando itens para o mercado brasileiro. Foi durante esse desenvolvimento local que eles perceberam, por exemplo, que um aplicativo de Rádio merecia uma prioridade maior – e agora ele já está quase pronto.

Eu tive a chance de testar o Firefox OS no mesmo protótipo da ZTE durante o Campus Party Recife. Esse é o mesmo aparelho disponível na Futurecom, mas agora está rodando uma versão mais nova do sistema. Nela foi possível perceber algumas mudanças estéticas mínimas, como nos ícones iniciais e em certas funcionalidades, mas nada de muito significativo.

Mesmo com poucas mudanças, é notável o esforço que a Telefônica, ZTE e Mozilla estão fazendo para trazer para o mercado uma alternativa barata com cara de smartphone completo. É possível, até, que esse aparelho se encaixe na MP do bem, se a ZTE decidir montá-lo no Brasil de alguma forma. Vale lembrar que o Firefox OS, será lançado em primeiro lugar no Brasil para depois aparecer no resto do mundo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elenilson Dos Santos Lima
com tantas plataformas movel ficaremos sem saber qual escolher mas sem duvidas para derrubar o iphone e android as cocorrentes presisarao soar a camisa.
Thanara Corrêa
Se for realmente barato vale a pena ter como substituto :P ... afinal o importante é fazer ligações/sms/3g e caber 243523 chips :3 Sim, eu generalizei, porém a maioria do pessoal que compra low end só quer isso em um celular :/
Felipe Felix
Low-end
Danielmarketingdigital
Agora me diz porque vai ser lançado primeiro no Brasil ??
Ramon Melo
Está demorando tanto a sair que, até lá, o mercado low-end já terá sido tomado pelos Android e pelo WP7.
Forbidden_404
Script do Java? what? HTML5 é uma forma "desleixada" de falar o termo completo, ele é feito usando HTML5, Javascript e CSS 3, se ele pega no seu navegador com essa tecnologia, pode pegar no Firefox OS
Samuel Nascimento Siguinolfi
Td bem que é low-end, mas espero que deêm uma melhorada no visual, fazer uns ícones menores ou dar uma melhorada na resolução da tela. Aqueles ícones enormes são ridículos. Se mudarem eu penso seriamente em comprar um hehehehe.
Alexandre Peixoto de Andrade
Bom voces que testaram. Ele é feito encima do HTML 5, mas ele não possui nenhum código do JAVA não? E os jogos feito no script do JAVA como vai ser feito, já sabem alguma coisa? Tipo um jogo simples como ANGRY BIRD ele já é funcional no FIREFOX OS ou vai ser portado para HTML5 primeiro? Obrigado por responderem. Ótimo site.
TaylerPadilha
Nokias com S40?
Rennan Alves
"Hardware com no minimo 64GB de ram pra rodar o Chrome, aehuhaeuhae". Pronto, corrigi para você. ;-)
Edmilson
Se isso tiver um GPS offline meu pai ganha um, é basicamente oque ele precisa, não vai instalar nada mesmo.
Guilherme Macedo C.
hein? O_o
alexsfagundes
Estou esperando para ver alguns reviews com ele funcionando. Fiquei impressionado com o blackberry 10 e talvez o FirefoxOS consiga alguns suspiros também.
Pedro Wagner
Caramba, que cara de ~OS~ de smartphone xingling
Luanna Saraiva
Pensei que isso seria um tipo de review tbm, mas não me agradou mto pelo pouco q eu vi, pensei q eles fossem fazer algo melhor, até por causa daquele vídeo impactante sobre o Firefox OS. Achei que eles fossem inovar tanto quanto a BlackBerry com seu novo modelo de celular e seu novo sistema q será lançado ano q vem, enfim... Vamos ver adiante como serão as coisa... Ficarei no aguardo.
Exibir mais comentários