Início » Celular » Cinco razões para experimentar o Outlook.com

Cinco razões para experimentar o Outlook.com

Paulo Higa Por

No final de julho, a Microsoft lançou um novo serviço de webmail, o Outlook.com. Além de trazer o estilo minimalista do Windows 8, ele possui algumas funcionalidades que facilitam o gerenciamento de emails, como as teclas de atalho, a limpeza automática de mensagens e a integração com diversos serviços online, tanto da Microsoft quanto de terceiros.

Se você ainda não migrou seus emails para o Outlook.com, confira cinco recursos que talvez faça você considerar este novo serviço:

Anexos gigantes

Aproveitando os serviços da casa, a Microsoft também integrou o Outlook.com ao SkyDrive e ao Office Web Apps.

Como os provedores de email não costumam aceitar anexos com mais de 10 MB ou 25 MB, você pode usar o SkyDrive para enviar arquivos grandes para seus contatos. O serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft está integrado ao Outlook.com, logo, basta anexar o arquivo como você faria normalmente -- ele será automaticamente enviado ao SkyDrive.

Anexos grandes podem ser compartilhados pelo SkyDrive

A integração com o Office Web Apps pode ajudar quando você estiver em um computador sem o pacote Office instalado. Se alguém enviar um documento, apresentação ou planilha por email, basta dar um clique e o arquivo será automaticamente aberto no navegador -- e como o Office Web Apps é da própria Microsoft, a compatibilidade com os arquivos é naturalmente maior que nos concorrentes.

Fim dos emails antigos

Uma função que pode ser muito útil para manter a caixa de entrada organizada, especialmente para quem recebe muitos emails de promoções de lojas virtuais e sites de compra coletiva, é a exclusão automática de emails antigos.

Mantenha só o último email promocional

O funcionamento é simples: abra aquele email marketing, acesse o menu Limpar e clique em Agendar Limpeza. Você pode manter somente a última mensagem enviada pelo remetente -- assim, quando um novo email promocional chegar, a promoção antiga é automaticamente deletada, poupando tempo. Também é possível escolher um período (em dias) para que a mensagem seja excluída automaticamente.

Integração com redes sociais

O Outlook.com possui forte integração com algumas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Essas parcerias permitiram que a Microsoft incluísse um bate-papo na barra lateral com suporte não só para o Windows Live Messenger, mas também para o site do Zuck. Se alguém enviar um email que exija uma resposta rápida, por exemplo, basta clicar no nome dessa pessoa e depois no ícone Mensagens; uma janela de conversa se abrirá instantaneamente.

Conexão rápida com Twitter e Facebook na barra lateral direita

A Microsoft também facilitou a vida dos stalkers. Se uma pessoa que você segue no Twitter enviar um email, o último tweet desse usuário aparecerá na barra lateral direita. Nessa área, também é possível favoritar, retweetar ou responder ao tweet.

Atalhos de teclado

Assim como você poupa cliques usando Alt+F4 para fechar uma janela e Ctrl+T para abrir uma nova aba no navegador, também será possível usar teclas de atalhos semelhantes no Outlook.com. A lista completa está aqui, e os principais atalhos são os seguintes:

  • Excluir email: Delete
  • Criar email: Ctrl+N
  • Responder a um email: Ctrl+R
  • Encaminhar um email: Ctrl+Shift+F
  • Marcar como lido: Ctrl+Q
  • Salvar como rascunho: Ctrl+S
  • Enviar email: Ctrl+Enter

Use atalhos do Gmail no... Outlook.com

Mas e se você usa outro serviço há anos e já se acostumou com as teclas de atalho antigas? Não tem problema: entrando em Opções > Atalhos de teclado, é possível fazer os atalhos se comportarem como no Yahoo Mail ou no Gmail.

Emails de outros serviços

Se você já usa outro serviço de webmail, mudar para a solução da Microsoft pode ser meio trabalhoso -- afinal, todos os seus contatos possuem o endereço antigo. Mas é possível ler facilmente os emails da sua conta antiga na interface minimalista do Outlook.com.

Posso enviar emails do meu @tecnoblog.net a partir do Outlook.com

Você pode optar por redirecionar os emails da sua conta antiga para o Outlook.com (esse é o método clássico), mas também há opção chamada "enviar e receber emails de outro email". Com ela, é possível receber os emails do serviço antigo no Outlook.com e enviar emails com seu @gmail.com, @yahoo.com ou qualquer outro @provedor diretamente do Outlook.com.

Outros truques

Mais dicas de uso do Outlook.com podem ser descobertas usando o serviço constantemente. A central de ajuda possui alguns tutoriais para quem está começando a experimentar o Outlook.com.

Se você ainda não usa o Outlook.com, faça o cadastro nesta página e aproveite o serviço de webmail gratuito que a Microsoft oferece. Como ele é novo, a chance de você encontrar um username legal (em vez de nome_sobrenome_apelido_77) é maior que nos outros serviços.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.