A Claro, operadora que trouxe o primeiro smartphone compatível com o 4G brasileiro e já começou a testar a nova tecnologia em três cidades do país, criou o Portal Claro 4G para tirar as principais dúvidas dos usuários e reunir as últimas notícias sobre o assunto. O 4GMax, nome que a Claro deu para sua internet móvel de quarta geração, deverá estar disponível nas capitais com mais de 500 mil habitantes até maio de 2014.

O nome 4GMax foi criado para diferenciar o 4G da Claro de outras operadoras, que também vão oferecer o serviço. Como a Claro adquiriu lotes de frequência com o maior “tamanho” (ou espectro), de 40 MHz, sua rede deverá funcionar melhor que o 4G das concorrentes, que ficaram com espectros de 20 MHz. Com isso, a Claro poderá oferecer mais velocidade e abrigar um número maior de clientes.

A conexão pode atingir velocidades de até 100 Mbps, permitindo que o usuário assista filmes, séries e documentários em alta definição por streaming. É mais de dez vezes o que a Claro oferece atualmente no 3GMax, que chega a 6 Mbps e já está disponível para boa parte dos seus 63 milhões de clientes.

E quando o 4GMax estará disponível na sua cidade? A prioridade será para as cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro), que receberão o serviço até 31 de abril de 2013. No final de 2013, o 4G da Claro deverá estar funcionando nas cidades que vão receber a Copa do Mundo (Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo). O cronograma completo do 4G é o seguinte:

  • até 31 de maio de 2014, em todas as capitais com mais de 500 mil habitantes;
  • até 31 de dezembro de 2015, em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes;
  • até 31 de dezembro de 2016, em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes;
  • até 31 de dezembro de 2017, em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes;
  • até 31 de dezembro de 2019, em todos os municípios do país.

No Portal Claro 4G, a operadora explica o funcionamento e os diferenciais de sua rede 4GMax. O site possui um layout responsivo, que se adapta automaticamente aos diferentes tamanhos e resoluções de tela, permitindo que você acesse o conteúdo do portal a partir do seu computador, smartphone ou tablet.

O portal funciona como um agregador de conteúdo, reunindo as principais notícias sobre a implantação do 4G brasileiro. Há também uma seção de perguntas e respostas, que está sendo construída a partir das dúvidas enviadas pelos próprios usuários. Para saber mais, acesse o Portal Claro 4G.


Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richard Benetti
19/09/2016 e não cumpriram os prazos acima! Moro em Atibaia/SP, cidade com densidade demográfica em 140 mil habitantes, e a Claro incisivamente responde que não há planos para disponibilizar o 4G por aqui. Quer dizer: como que ela divulga esse cronograma, e claramente diz que não o fará?
Thanara Corrêa
Tomara que o cronograma seja cumprido a risca, assim em 2014 minha cidade já tem 4gmax.
Alexandre
Professor Pasquale mandou um beijo!
jonny
Para min também estou que nem você.Pois aqui na minha cidade 25 ha 27 mil habitantes so tem 3G da vivo e ainda assim acho bem difícil as demais operadora trazer 3G aqui.Mas assim como você acho que 4G aqui som em 2018.Mas se vir vai ser pela vivo e provável.Mas outra coisa complicada e que o 3G so tem velocidade boa se tiver um plano de dados bom pois quanto menor o plano menor a vilocidade e o limite de trafico bom.O ruin de cidade pequena é isso poucos recursos,mas o bom e pouco movimento,transito,drogas,etc...Sem falar que ape da prair em qual quer lugar dependendo da parte da cidade que você mora.Já em cidade grande muito movimento,carros,etc...Já ai depende de transporte eu já fui para bento gonçalves algumas vezes ao oculista fazer exames comparado toda a população e movimento eu acho que não me acostumaria.Cidade pequena e ruin tem poucos recursos e coisas do seu interesse,mas agora ate me acostumei.
Alexandre Ribeiro
Que ótimo, bom saber. Minha cidade até hoje só tem cobertura 2G, e a julgar pelo cronograma divulgado só terá 4G aqui no começo de 2018. Como a concorrente Vivo já tem cobertura 3G+ aqui, era o impulso que faltava pra mim trocar de operadora. Obrigado Claro, por tornar minha escolha mais fácil!
Alisson
A Vivo também arrematou um lote de 40 MHz, em tese, não fica atrás da Claro no quesito possibilidades técnicas de oferecer melhores serviços. Tim e Oi arremataram os lotes de 20 MHz.