Início » Jogos » Nintendo Wii U evolui o conceito original do Wii

Nintendo Wii U evolui o conceito original do Wii

Avatar Por

Na semana passada aconteceu aqui em São Paulo mais uma edição da Brasil Game show, feira em que fabricantes de consoles e desenvolvedoras de jogos mostram o que vão lançar no Brasil em breve. Uma das empresas era a Nintendo e lá ela demonstrou seu mais novo console, o Wii U. Eu tive a chance de brincar por alguns minutos com um deles e abaixo você encontra minhas primeiras impressões.

GamePad do Wii U: bem leve | Clique para ampliar

A primeira coisa que notei é que o GamePad (o tablet com controles quer acompanha o Wii U) é mais leve do que eu imaginava que seria. E depois percebi a razão da leveza: em grande parte dos games, o jogador vai precisar segurar o controle com uma mão e interagir com a tela dele usando a outra. Logo, o controle precisa ser leve para não deixar o punho do usuário dolorido já nos três primeiros minutos de jogo.

Tive tempo para testar dois jogos no Wii U: Super Mario Bros U e Rayman Legends. Em Super Mario Bros U, a pessoa encarregada do GamePad pode atrapalhar ou ajudar os jogadores a atingirem plataformas ao criar blocos no meio das fases, no chamado Boost Mode. Em Rayman Legends, acontece algo similar. É possível não só interagir com o cenário como também usar o acelerômetro do GamePad para mudar a perspectiva de uma fase.

Para ter uma ideia melhor de como ele funciona, veja abaixo o trailer do Super Mario Bros. U publicado pela Nintendo no mês passado.


(Vídeo no YouTube)

A resposta do controle foi bem rápida, não consegui perceber nenhum atraso entre o toque e a ação na tela. Dito isso, ela usa tecnologia resistiva para registrar o toque, o que pode não ser a melhor de todas mas era algo esperado já que a Nintendo usa a mesma tecnologia na sua série de portáteis Nintendo DS. Por final, acho que há um problema com o Wii U: quem jogar pode constantemente ficar na indecisão de olhar para a tela do GamePad ou para a tela da TV. E quem tentar olhar para os dois ao mesmo tempo, corre o risco de perder preciosos segundos de jogatina.

Super Mario Bros . U: 14ª jogo de Super Mario | Clique para ampliar

Como um todo, eu curti o Wii U. Estou um pouco menos empolgado com ele do que estava quando o console foi originalmente anunciado, mas ainda acho que parece ser um console que evoluiu o conceito original do Wii e, por ter suporte a 1080p, fica a par com o que os demais oferecem em termos de vídeo. Talvez suas entranhas revelem-se menos poderosas do que o PS3 ou o Xbox 360, mas a Nintendo não deixa isso muito na cara. Resta saber se os jogos disponíveis para a plataforma vão motivar o upgrade de quem já tem o Wii.

Boost Mode no GamePad: atrapalhar ou ajudar, o jogador escolhe | Clique para ampliar

Por algum motivo, a política de fotos e vídeos da Nintendo dizia que era proibido tirar fotos com zoom da tela do gamepad ou sem pessoas jogando. Talvez se a lente fosse aproximada o bastante perceberíamos pixels? E se isso acontecesse, qual o problema? Nintendo e sua paranóia.

O Wii U não tem data para ser lançado no Brasil ainda, mas com a proximidade do Natal, é seguro assumir que ele seja lançado no país já esse ano. E não há problema em termos de retrocompatiblidade, pelo menos em acessórios: um dos panfletos garantia que os itens do Wii seriam compatíveis com o Wii U.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Junior Veloso Dos Santos
poisé e eu ja tenho o de 32 , que comprei em minha viajem mas também ví o wii u de 8 no bh shopping só que obvio que é importado sendo que a eshop ainda nao lançou para o brasil
Thanara Corrêa
Verdade isso que tu falou, hoje em dia é tão difícil ser um pobre e gamer, oiaueoiaeuoea :3 Pra ter um console já é um sufoco, imagina 2 e ainda sustentar os vários jogos caros dele! :/ Ou até mesmo pra montar um pc gamer descente e jogar de graça online está fora de condições. Bah triste isso
Guilherme Macedo C.
Atrasada nada, ela está sempre um passo a frente. Cada console ela cria tendências.
Guilherme Macedo C.
Pior tipo de comentário possível é esse. Tira todo o mérito do jogo, sem considerar o mais importante, que é a diversão. São raros os jogos tão divertidos e engenhosos como Mario.
Marcos Vinicius Fonzar
Olha, em minha opinião a Nintendo está um pouco atrasada. Quando ela lançou o Nintendo Wii foi uma revolução por seu modo de jogar, até que seus concorrentes lançaram seus consoles (da mesma geração - 7º), acabou com ele em termos de qualidade de evolução. A tendencia é a Microsoft e a Sony lançarem seus consoles ano que vem, e deixarem novamente a Nintendo para trás. Não sou ista de nenhum, vejam os fatos...
Kessler
Não me atrai nem um pouco esse esquema de jogar com duas telas.
Juan Rocha
"Por algum motivo, a política de fotos e vídeos da Nintendo dizia que era proibido tirar fotos com zoom da tela do gamepad ou sem pessoas jogando. Talvez se a lente fosse aproximada o bastante perceberíamos pixels? E se isso acontecesse, qual o problema? Nintendo e sua paranóia." Não acreditei quando li isso, eles não confiam na tecnologia aplicada nos produtos. será que são de baixa qualidade?
Daniel Neves
As reviews em gerais estão boas. Lógico que os games e o sistema dele(que ngm viu) vai definir bastante coisa. Mas considero que o sucesso do console vai ser melhor que muitos pensam. Gostei do artigo, só não entendi ainda a indecisão de gráficos serem melhores ou piores que os atuais, sendo que isso já foi comprovado que o Wii U é ao menos uns 10% melhor que os atuais. Só em ter 2GB de RAM(contra 256 do ps3 e 512 e xbox) já mostra que o desempenho dele se mostrará melhor em uma grande quantidade de funções. A Nintendo parece estar caprichando muito nos seus jogos e no sistema. Então é provável termos um novo "Playstation 2" com novas formas de jogar.
TaylerPadilha
Já vi jogos para iOS/Android com gráficos mais "adultos" que os dos consoles da Nintendo. Não gosto de jogos com essa cara. =/
Felipe Marinho
Gostei bastante do Wii U, só acho que ele evoluiu muito pouco com relação aos outros consoles.
Thiago Cerqueira
"X, Y, B, A" = Snes feelings
Thiago Leite
Terei um :D
Rodolpho Freire
Utopia => Super Smash Epic, com todos heróis de todas as plataformas =D
YanGM
Vontade de jogar com Kratos no meu Xbox e de tirar moedas de tijolos =/
YanGM
Consoles: Impossível ter apenas um. Sério: Quer jogar Mário e Zelda? Compre um Nintendo. Quer um console rápido com uma rede online desafogada, com exclusivos da Microsoft? Compre um Xbox. Quer o console que mais tem exclusivos que se parece uma George Forman grill? Compre um Playstation. Resumindo: pobre nunca vai ser feliz tendo apenas um console.