O site inglês The Register noticiou sexta-feira passada (12) que Wikipedia teve alguns artigos editados por que um dos seus editores foi pago para isso. Segundo o artigo, um editor da enciclopédia livre publicou no resumo do seu perfil no site Enlance.com (espécie de classificados para empregos e freelas na internet) que “além de conhecer escrita técnica, também sou um administrador da Wikipédia com vários artigos de destaque em meu nome”.

Clique para ampliar
Captura de tela dos

Depois da descoberta, o usuário, identificado apenas como Nicholas_A, mudou a descrição para algo menos glamouroso contendo só suas qualidades como escritor técnico. Mas, ainda assim, é possível ver no seu perfil no Enlance.com quantas vezes ele editou um artigo e qual a quantia que recebeu pelo trabalho.

Dentre os mais recentes, está a criação de uma página para o CEO da ActionCOACH, Brad Sugars, e outra para o site Stereofame.com. A primeira alteração pode ser vista no histórico do artigo na Wikipedia (nesse link) e o segundo está rascunhado no perfil do usuário (nesse link).

A polêmica mais forte, no entanto, gira em torno de uma discussão gerada quando alguns usuários discordaram de Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia. Ele declarou que “irá bloquear qualquer caso [de artigos pagos] que lhe forem mostrados”, mas alguns editores não percebem o conflito de interesses que existe em receber dinheiro para criar ou editar uma página.

Se algum deles estiver lendo isso, quanto custa criar uma página minha? [Slashdot]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados