Ao partir desta para uma melhor, o CEO, guru e quinto Beatle Steve Jobs deixou para a humanidade um legado de tecnologia, inovação e sua “guerra termonuclear” contra o Android. E sua mais nova batalha aconteceu no final da semana passada, quando a empresa da maçã tirou Jim Mergard, vice-presidente de engenharia de processadores das mãos da Samsung para fazer parte de suas fileiras.

Mergard trabalhou por 16 anos na AMD e nos últimos tempos foi uma das principais figuras no centro de desenvolvimento de processadores que a empresa coreana mantém nos EUA, no estado do Texas. Foi o responsável pela criação de um chip com o nome-código Brazos, que deverá dar as caras em computadores portáteis de baixo custo.

Chip A6

Defendendo as cores da Apple (no caso, o cinza), Mergard será responsável pela criação dos futuros processadores da família Ax, que dão vida aos iPhones, iPads e iPods Touch.

Os processadores da Apple, com exceção do A6, foram desenvolvidos pela Apple junto de uma estreita parceria com a Samsung, que de quebra também era a responsável pela produção dos chips. Só que desde que as duas empresas começaram a se encontrar nos tribunais, a empresa da maçã iniciou a procura de uma maneira de produzir seus chips sem qualquer ajuda da rival.

“A Apple ainda depende da Samsung para a produção dos chips, mas não está claro se continuará usando tecnologia de uma rival”, afirmou um funcionário da Samsung ao site Korea Times.

Desde o começo dos anos 2000 a Samsung esteve envolvida no desenvolvimento dos processadores da Apple. “Existem três tipos de clientes de processadores. Uns querem que nós cuidemos do desenvolvimento, arquitetura de produção. Outros querem ajuda da arquitetura e manufatura. E outros apenas nos pagam para produzir os chips. A Apple agora é um cliente deste tipo”, encerra a fonte.

“Parece que a Samsung está prestes a perder um contrato multibilionário” completa Park Hyun, analista da empresa Tongyang Securities.

Com informações: WSJ

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados