Google testa melhor busca integrada no Gmail e Drive

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas

Hoje o Google abriu um novo Field Trial, ou teste de campo, em que usuários podem se inscrever para testar um novo recurso em um serviço da empresa. Dessa vez o recurso em teste é um modo de busca ainda mais avançado do que aquele que o Google anunciou em agosto. Agora, além de procurar na web e no Gmail, resultados de arquivos no Google Drive também serão exibidos – e a busca no Gmail ficou mais inteligente.

Funciona assim: ao fazer uma busca na página inicial do Google, um resumo dos resultados do Google Drive e do Gmail serão mostrados na lateral direita. Ao clicar em “Show results” esse resumo é estendido e uma busca mais completa exibida. Não está claro se o recurso busca apenas os nomes de arquivos no Google Drive ou se dentro dos arquivos também.

Na busca integrada do Gmail, por sua vez, o recurso também passou a mostrar itens como os contatos de uma conta e eventos no calendário. Além, claro, de buscar por itens no Google Drive.

Um aviso na página do teste deixa bem claro que apenas usuários do Google em inglês e com uma conta no Gmail poderão se voluntariar no teste (o que deixa usuários do Google Apps de fora). Mas quem quiser mesmo se cadastrar para testar esse recurso indispensável pode usar um proxy e testar a sorte – o Google vai enviar enviar um email quando o recurso for ativado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados