Nikon patenteia câmera feita para tirar fotos ao ser jogada no ar

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 22:11

Existe um método de tirar fotos que só quem é bem corajoso pratica. O termo para ele em inglês é “camera tossing” e consiste, basicamente, de jogar a câmera para o alto com o timer ativado para que ela capture uma foto, tomando o cuidado (essa parte é bem importante) de não deixar o equipamento se espatifar no chão. Uma patente da Nikon revelada essa semana mostra que a fabricante de câmeras está de olho em implementar eesse método.

Segundo a tradução do documento em japonês obtida pelo site Nikon Rumors, a patente descreve uma câmera com sensores de velocidade e acelerômetro capazes de detectar quando ela está caindo e, com isso, ativar um disparo automático. A imagem acima mostra a patente descrevendo a ação da câmera e o trajeto que ela faria, com os pontos A sendo o início do trajeto, o B sendo a metade e o C sendo o ponto em que o usuário pega a câmera de volta.

Essa parte de pegar a câmera de volta, por sinal, também é algo que a Nikon pensou nessa patente. Ela lista também que a câmera teria uma especie de resistência a impacto e sua lente seria retrátil para proteger o vidro (o que não parece ser tão patenteável assim, visto que muitas câmeras já têm lentes retráteis).

Como sempre, patente registrada não quer dizer a criação de um produto. Mas posso apostar que antes de uma câmera desse tipo ser lançada no mercado, a Nikon vai quebrar muitas delas no processo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados