Como fazer downgrade de iOS [beta]

Não se adaptou à versão beta no seu dispositivo iOS? Sem problemas, é possível fazer o downgrade e voltar para a antiga

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer downgrade de iOS/reprodução

Se você instalou uma versão beta no seu dispositivo iOS (iPhone, iPad e iPod) e por algum motivo não deseja mais usá-la, fique tranquilo — é possível voltar ao software anterior. Acompanhe este tutorial e saiba como fazer downgrade de iOS.

A versão beta do iOS está disponível para membros do Apple Beta Software Program, do Customer Seed Program e do iOS Developer Program.

Atualização: se você já instalou a versão final do iOS 14, não há mais como voltar à anterior 13.7. A Apple removeu a assinatura da versão anterior do sistema com o lançamento público do iOS 14. Infelizmente, nem com o arquivo do sistema anterior será possível restaurar, já que, via iTunes, a Apple não validará o iOS 13.

Como fazer downgrade de iOS [Restaurar o dispositivo]

Para voltar à versão anterior, será preciso restaurar o dispositivo. Depois, você poderá configurar o aparelho novamente, desde que tenha um backup arquivado.

A Apple alerta que backups criados durante o uso do beta podem não ser compatíveis com versões antigas do iOS.

  1. Cheque se o computador tem a versão mais recente do macOS ou do iTunes;
  2. Conecte o dispositivo iOS ao computador e siga essas etapas para colocá-lo em modo recuperação:
  • iPhone 8 ou posterior: pressione e solte rapidamente o botão Aumentar Volume. Faça o mesmo com o botão Diminuir Volume. Depois, pressione o botão lateral até que a tela do modo de recuperação seja exibida.
  • iPad com Face ID: pressione e solte rapidamente o botão Aumentar Volume. Faça o mesmo com o botão Diminuir Volume. Pressione o botão superior até o dispositivo começar a reiniciar e não pare até que ele entre em Modo de Recuperação.
  • iPhone 7, 7 Plus ou iPod Touch (7ª geração): aperte e segure os botões Repousar/Despertar e Diminuir Volume simultaneamente. Você verá o logotipo da Apple — não solte. Continue pressionando até a tela de modo de recuperação aparecer.
  • iPhone 6 ou anterior, iPad com botão de Início ou iPod Touch (6ª geração ou anterior): aperte e segure os botões Repousar/Despertar e Início simultaneamente. Você verá o logotipo da Apple — não solte. Continue pressionando até a tela de modo de recuperação aparecer.
  1. Clique na opção “Restaurar”. Isso instalará a versão atual, e não beta, do iOS;
  2. Aguarde o fim da restauração e, se necessário, faça login com seu ID Apple para desativar o Bloqueio de Ativação.

Se o processo não for concluído corretamente, leia o FAQ da Apple e identifique o erro.

Como remover a versão beta pública do iOS

A maneira mais simples de desinstalar a versão beta pública é deletar o perfil beta e esperar até a próxima atualização. Se você não tiver pressa, pode seguir o passo a passo abaixo.

  1. Entre em “Ajustes” > “Geral” e selecione “Gerenciamento de Dispositivos e Perfis”;
  2. Selecione o perfil de software do iOS beta;
  3. Toque em “Remover Perfil” e reinicie o aparelho.

Com informações de: Apple

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados