Início » Comportamento » Cyberbullying leva adolescente de 15 anos ao suicídio

Cyberbullying leva adolescente de 15 anos ao suicídio

Vídeo no YouTube relatava agressões; Anonymous publica identidade de suposto criminoso no Pastebin

Avatar Por

Amanda Todd, uma menina canadense de 15 anos, vem causando comoção na internet – em especial no país natal e nos Estados Unidos. Ela se suicidou na semana passada, precisamente na quarta-feira (10), depois de longos anos sofrendo o chamado cyberbullying por meio da rede mundial de computadores.

A adolescente fez um vídeo, publicado por meio da plataforma YouTube, em que relata sua história de bullying e de depressão que sofria na escola e na internet. Sem mostrar o rosto, Amanda chamou a atenção para essa importante questão que de vez em quando sai de evidência para logo em seguida voltar à agenda da sociedade. Infelizmente, por vezes motivada por eventos trágicos como o suicídio de Amanda.

Reportagem da BBC de Londres conta que Amanda virou vítima de bullying desde os 12 anos, quando mostrou os seios em um chat. Em seguida, a imagem do topless apareceu numa página de Facebook. Ela mudou de escola, mas o assédio permaneceu. Amanda bebeu água sanitária e se entregou ao álcool, drogas e antidepressivos. Nada adiantou.

O vídeo no YouTube datado de setembro deste ano mostra o desespero da menina. Ela relata se sentir sozinha, sem ninguém. Amanda recebeu mensagens de apoio pelo site de vídeos do Google, mas também houve gente postando comentários de ódio em resposta ao conteúdo publicado por ela.


Assista ao vídeo no YouTube

Uma página no Facebook em homenagem a Amanda tem mais de 900 mil fãs. Na descrição lemos: “ÓDIO NÃO É ACEITO”, assim mesmo, em caixa alta.

A mãe dela, Carol Todd, disse a um jornal de Vancouver, no Canadá, que um dos objetivos de Amanda era propagar sua mensagem. “Eu perdi uma filha, mas sei que seu desejo era que a história salvasse mil mais.”

Atualmente a polícia canadense investiga as circunstâncias da morte de Amanda. Receberam mais de 400 pistas e há um grupo de 20 a 25 policiais dedicados ao caso.

O coletivo Anonymous diz ter identificado o responsável pelo constante bullying contra a menina: um homem de 30 anos residente em New Westminster, no Canadá. A informação foi publicada no Pastebin.

Eis aí mais uma prova de que a internet abre tantas experiências positivas, mas também pode levar a fins terríveis como o de Amanda. Claro que a internet, como ferramenta que é, não tem culpa – ela não age sozinha. Culpa têm as pessoas que se dedicam a propagar o ódio com mensagens de intolerância nos mais variados sites. Foi no YouTube e no Facebook, mas poderia ser em qualquer lugar. Infelizmente.

Atualização em 17/10/2012 às 9h25 – O texto original citava um posicionamento do fórum 4chan acerca do assunto. Entretanto, depois verificamos que não há como confirmar que aquela posição seja realmente do 4chan e o parágrafo foi removido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hitler
kkkkkkkkkkk
Nathalia Olivi
:c
Nathalia Olivi
Ale Hard C,merda,agora parece que eu to falando sozinha :c
Nathalia Olivi
Cara,se ela não queria ser zoada,pra que mostrar as tetas na internet com 12 anos?Eu não saio mostrando as tetas na internet e também tenho 12 anos.Por que? Porque eu sei que se eu mostrar,vão dar um jeito de conseguir as imagens e me zoar pelo resto da vida,e porque isso é uma coisa ridícula.Agora,se eu posso pensar assim,por que ela não pode?Merecido,Se ela se deixou levar por alguém que queria ver as tetas dela..."Ah,e se foi um namorado dela?' Me poupe :v com 12 anos,ela deveria estar tomando Toddynho.De todo jeito,um namorado iria amar ela realmente,sem precisar de tetas :v Eu não zoei a garota,não sabia do acontecido até 29/10 E outra:Se eu visse fotos das tetas de alguma amiga minha,eu não zoaria,eu falaria "Belas tetas" e o assunto morre aí!
Ale Hard C
E tem otra: essa "mina" fica pagando pau de Barbie russa e vêm fala da otra só pq mostro as teta na net ?? Vai se enxerga o boneco de cera.
Ale Hard C
A mãe dela devia te matriculado ela no MMA. Neguinho veio folga ela sentava o caroço nos vacilão.
Ale Hard C
Marilene Alves de Souza É que ela vive no mundo das fadas e do Balão Mágico.
Ale Hard C
Essa Nathalia é uma daquelas patty topadinha, que vive com o rabinho no shopping, as custas da mesadinha do papai e da mamãe. Vão da moral pras merda que essa babaquinha fala ainda...
Marilene Alves de Souza
Nathalia Olivi , fazer o que né? algumas pessoas como vc tem a mente tão pequena e só sabem julgar, foi por causa desse tipo de gente que aconteceu o que aconteceu com a menina
Nathalia Olivi
Antonio Carlos Mello Já zoei na brincadeira um amigo meu,mas coisa pior que mostrar as tetas na internet não cara,o que ela fez não tava certo,e eu sei disso por que tenho 12 anos e nunca faria algo assim
Antonio Carlos Mello
Nathalia Olivi cuidado com os julgamentos,voçê já fez talvez coisa pior
Nathalia Olivi
Antonio Carlos Mello,eu só adicionei um "s"
Antonio Carlos Mello
Nathalia Olivi pelo menos faltou só o H
Nathalia Olivi
Antonio Carlos Mello Escrever "ilário" também
Antonio Carlos Mello
Nathalia Olivi realmente mostrar as testas é ilário
Exibir mais comentários