Início » Brasil » Por favor, arremesse seu celular contra a parede

Por favor, arremesse seu celular contra a parede

Avatar Por

Uma cliente da operadora Vivo enfrentava problemas para acessar a internet pelo celular. Dois meses de sofrimento e ela entrou em contato com a tele para saber como corrigir o problema. Por meio de chat para atendimento ao cliente no site, recebeu a orientação que dá título a este artigo. Sim, o atendente da Vivo falou para a cliente tacar o aparelho na parede.

“Resolve na hora”, adicionou o funcionário. O jornal Agora, pertencente ao Grupo Folha, obteve acesso à captura de tela que mostra a cliente entrando no chat e, em seguida, o responsável por auxiliá-la mandar a perola. Inacreditável, mas real, como você vê na imagem abaixo.

Atendimento ao cliente (reprodução / Folha.com)

Atendimento ao cliente

A situação absurda e – espero – atípica resume bem duas situações envolvendo as telecomunicações no país. De um lado, há uma parcela de funcionários muito mal treinada para prestar o atendimento ao cliente. Não bastasse isso, agora aparecem os engraçadinhos que dão resposta atravessada a alguém que paga por aquele serviço.

A menos que a consumidora tenha mentido e desferido ofensas contra o atendente antes da captura de tela, tudo nos leva a crer que a pessoa do outro lado acordou num mal dia e resolveu descontar em quem não tem nada a ver com a história.

Do outro lado, a falta de investimentos que acompanhem a enorme adoção de aparelhos inteligentes com demanda por internet via rede celular. A Vivo bate no peito e diz possuir a maior e melhor cobertura do país. Não chegam a ser uma TIM, mas há localidades em São Paulo (apenas para ficar na maior cidade do país) em que a conexão vai de mal a pior. Deplorável.

Hoje mais cedo o nosso blogger de telecom Lucas Braga elencou os motivos que fazem com que as operadoras corram para o Wi-Fi, uma tecnologia antiga com nova roupagem para desafogar as redes 3G e futuramente o 4G (nessa terça-feira teve os termos de autorização assinados em Brasília). Adivinhe qual é a única operadora dentre as quatro grandes que passa longe do Wi-Fi? A Vivo.

A Vivo diz em nota que lamenta o ocorrido. Medidas cabíveis foram tomadas para que o comportamento fora da realidade não se repita.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
A falta de funcionários especializados eu concordo, até porque existe um call center terceirizado da Vivo aqui em minha cidade, e a troca de funcionários lá é constante ninguém quer trabalhar no call center deles.
celulargeek
O atendente deve ter feito uma brincadeira e por azar ficou gravado no chat. Me admira ele não saber que tudo que eles conversam no chat pode ser gravado pela Vivo e pelo cliente. Hoje em dia na era da internet deve se ter cuidado com a troca de informações online.
Thássius Veloso
A Vivo reconheceu o problema. Penso que devem ter apurado e detectado que realmente a troca de mensagens aconteceu.
Yorrany Braga
O Inpetor de Elementos do Chrome permite alterar textos de páginas dentro do próprio navegador. Não podemos afirmar que o atendente digitou isso realmente apenas com esse print (de baixa resolução). Até onde eu sei, grandes empresas monitoram quase tudo em suas instalações, até mesmo caracteres e palavras inteiras digitadas.
Thássius Veloso
A culpa é da Vivo. É a marca e a empresa Vivo que presta o atendimento, ainda que por meio de terceiros.
Samuel Nascimento Siguinolfi
Cara, essa VIVO/Telecômica é uma piada. Entrei em contato com o atendimento via telefone a algumas semanas para trocarem meu modem, pois o mesmo só funcionava quando "esquentava", coisa de 30 minutos ligado sem conexão. Eles falaram que não podiam trocar pq isso não era defeito, só trocava modem queimado... depois me transferiram pra outro atendente, e o mesmo não me deu atenção, ficou conversando com outra pessoa que estava ao lado "espantado" pq tinha conseguido acessar um site sem colocar o www antes do endereço... foi o cúmulo ouvir isso. Desliguei e liguei novamente, fui prontamente atendido por outro funcionário que em meio minuto fez o pedido de troca do meu modem, e ainda me disse que "ficar sem acessar a internet por conta de um modem com defeito ninguém merece". Este 3º atendente está de parabéns, até elogiei ele, mas os outros dois vou te falar, é muito despreparo.
Raphael Rios Chaia
Seria engraçado o dono do celular jogar seu telefone na parede e acionar a operadora por ter seguido um procedimento orientado por seu representante para conseguir um telefone novo.
Marcos Jahn
Se isso tivesse vindo do atendimento da TIM não me espantaria... (passei com situações similares no bendito *144 da TIM)
Rogerio Menezes
Aquele que que nunca passou por isto que atire o primeiro celular!!!!
Nelson Junior
isso no mínimo é um call center contratado com base em estratégias de outsourcing (terceirização)... Onde a contratação dos funcionários são manipuladas pelo call center. Mas quem leva a culpa não é a empresa que presta serviços e sim a Vivo que ficará com fama de atendimento de má qualidade.
Leodemelo
Pela identificação do rapaz "GNA43459" creio que ele trabalha aqui em Goiânia, onde tem essa parte de suporte via callcenter e chat da vivo.
Thiago Leite
O Vida de Suporte ilustrou o atendimento: http://vidadesuporte.com.br/suporte-a-serie/que-jogue-a-1a-pedra-ou-celular/
Bruno Silva
Ele não deve morar no Paraná ou não faria essa pergunta, aqui pelo menos o serviço da Vivo é de primeiro mundo em termos de velocidade e disponibilidade do 3G+, porém o valor cobrado e a franquia limitadora são bem brasileiras. Já a TIM no Paraná não precisa de franquia, nunca navega a mais de 64Kb/s mesmo, isso quando consegue conectar ou mesmo fazer uma ligação.
Fernando Santos
Piadas à parte, eu desacredito em todos os comerciais de qualquer operadora. Além das tarifas um tanto extravagantes, as operadoras se aproveitam da falta de informação que a maioria das pessoas (leia-se: "povão") sofre. Eles vendem como 3G, mas na prática, é um GPRS... E as pessoas pagam. Na hora de contratar, o mundo é perfeito, e tudo funciona como o esperado. Quando surge um problema, e você precisa de ajuda, te jogam de um lado para outro em callcenters lotados de pessoas sem treinamento, tampouco conhecimento técnico. Falo por experiência com a Vivo, de uma vez que fiz a burrada de assinar um 3G ilimitado com eles. A promessa era 2 Mbs, mas a entrega não chegava a 100 Kbps, e nem o "suporte avançado" sabia o porquê... Para mim, o sistema e telefonia móvel em nosso país é uma grande gambiarra, seja por parte técnica, de treinamento/capacitação de pessoal, ou de planejamento.
Ivan Carvalho Carli
ai você vira pra atendente e fala, Ok já fiz isso e o sinal continua uma merda e agora?
Exibir mais comentários