Início » Legislação » Apple terá que revelar o quanto lucra com o iPhone

Apple terá que revelar o quanto lucra com o iPhone

Por
7 anos atrás

Já faz algum tempo que o processo que a Apple abriu contra a Samsung nos EUA foi encerrado. Como resultado, a Samsung deve pagar à Apple mais de US$ 1,05 bilhão em danos. Para provar que esse número é justo, a juíza do caso, Lucy Koh, quer que a Apple prove que perdeu mesmo esse valor. E para saber disso, a empresa vai precisar revelar qual sua margem de lucro no iPhone, algo que ela sempre manteve em segredo.

Pouco depois da decisão do caso a Apple tentou convencer Lucy Koh, juíza do caso, de que esses números não deveriam ser revelados, dizendo que publicar esses números “daria uma vantagem desleal” aos concorrentes. Mas uma decisão publicada ontem pela juíza diz que esses motivos não são bons o suficientes e a Apple deve mesmo dizer o quanto ganha especificamente com seus modelos de smartphone.

Desde que se tornou uma empresa com ações na bolsa de valores americana, a Apple teve que passar a revelar o lucro geral (dentre outros dados) a cada trimestre fiscal. Mas ela sempre liberou números consolidados, nunca separou os valores de produtos específicos – como a juíza pediu com o iPhone.

A última chance que a empresa tem agora é com a corte de apelações dos EUA que pode aceitar o argumento e, consequentemente, manter os dados lacrados. Se isso não acontecer, saberemos num futuro bem próximo exatamente qual é a famosa “taxa Apple” incluída no iPhone.

Alguém arrisca um chute?

Com informações: Forbes, BGR.

Mais sobre: , ,