Já faz algum tempo que o processo que a Apple abriu contra a Samsung nos EUA foi encerrado. Como resultado, a Samsung deve pagar à Apple mais de US$ 1,05 bilhão em danos. Para provar que esse número é justo, a juíza do caso, Lucy Koh, quer que a Apple prove que perdeu mesmo esse valor. E para saber disso, a empresa vai precisar revelar qual sua margem de lucro no iPhone, algo que ela sempre manteve em segredo.

Pouco depois da decisão do caso a Apple tentou convencer Lucy Koh, juíza do caso, de que esses números não deveriam ser revelados, dizendo que publicar esses números “daria uma vantagem desleal” aos concorrentes. Mas uma decisão publicada ontem pela juíza diz que esses motivos não são bons o suficientes e a Apple deve mesmo dizer o quanto ganha especificamente com seus modelos de smartphone.

Desde que se tornou uma empresa com ações na bolsa de valores americana, a Apple teve que passar a revelar o lucro geral (dentre outros dados) a cada trimestre fiscal. Mas ela sempre liberou números consolidados, nunca separou os valores de produtos específicos – como a juíza pediu com o iPhone.

A última chance que a empresa tem agora é com a corte de apelações dos EUA que pode aceitar o argumento e, consequentemente, manter os dados lacrados. Se isso não acontecer, saberemos num futuro bem próximo exatamente qual é a famosa “taxa Apple” incluída no iPhone.

Alguém arrisca um chute?

Com informações: Forbes, BGR.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
HAHA tomara que tenha que liberar, aposto que vai ser assustadoramente alto
YanGM
Nem sempre, tem muito Android da claro que vem com busca do YAHOO! e que não pode instalar certos aplicativos do Google.
Gaba
Depende do ponto de vista sobre lucro. Quem usa Android, pende muito à usar produtos Google, já que vem uma sério de produtos já instalados no sistema. Então, ela lucra com o Android, mesmo que indiretamente, creio eu.
Marcus Pessoa
Ela tem que provar que perdeu esse dinheiro todo, ué. Se não quer provar, não tem como receber.
Fabio
Nos Estados Unidos a Apple deve ter uns 500-600 dólares de lucro... no brasil, 1600 reais! Triste de mais! Basicamente o que você está comprando veio de recursos de um planeta sem dono praticamente kkkkkk
petterrafael
Como não? Como a corte pode saber se o valor indenizatório é justo se a Apple não provar quanto de fato perdeu? Quando vc pede indenização terem que provar que perdeu e quanto perdeu.
Ramon Melo
Por mais que eu esteja ultracurioso para saber essa resposta, essa exigência é absurda. A Apple não pode ser obrigada a divulgar uma informação confidencial para selar uma decisão judicial a seu favor.
Willian Vincen
Se a juíza perguntasse para o Google quanto ele lucra com a VENDA do Android, a empresa faria cara de Yao Ming e diria: US$ 0,00 meritissimo
Gaba
Isso ia ser muito legal. Tomara que sejam obrigados a revelarem...
viniciusghietti
Se fosse aqui no brasil margem de 1,200 reais kkk
Gabriel
Seria interessante, os relatórios fiscais liberados indicam quanto a Samsung/LG/Sony/etc lucram com seus smartphones?
TatoGomes
Isso é vergonha de mostrar o quanto eles ganham em cima de cada aparelho vendido. Um bilhão que vai sair caro para ambos.