A primeira missão do ônibus espacial Endeavour foi em maio de 1992 e consistia de levar sete astronautas para reposicionar um satélite rebelde que não ficava em órbita. Desde então, em outras 24 outras missões espaciais da NASA, o ônibus levou e trouxe de volta do espaço dezenas de astronautas. Essa semana o Endeavour foi finalmente aposentado, após 19 anos de serviços prestados à agência espacial americana.

Em homenagem aos feitos do ônibus espacial, um grupo de cineastas liderados por Bryan Chan criou um projeto chamado Mission 26 The Big Endeavour, que tinha como objetivo documentar em um vídeo no estilo timelapse a passagem do ônibus pelas ruas de Los Angeles e Inglewood, nos EUA.

Eles conseguiram. Essa espetacular montagem da última missão da Endeavour está logo abaixo.


(Vídeo no Vimeo)

Essa locomoção foi necessária porque a NASA decidiu doar a aeronave para o Centro de Ciências da Califórnia, local onde a partir do dia 30 desse mês uma exposição com o ônibus espacial será aberta ao público. O Endeavour, por sinal, é o quarto nome na lista de ônibus espaciais já aposentados pela NASA. Ele se junta aos ônibus espaciais Enterprise, Atlantis e Discovery e todos eles estão atualmente expostos em museus nos EUA.

Com informações: io9.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Antonio
incrível é uma tundra com 381 cv levar quase 99 toneladas
Diego Noguês
Não entendi, primeira missão em 1992 e na notícia fala em '10 anos de serviços'.