Início » Internet » O efeito "Oi Oi Oi" do Twitter capturado em vídeo

O efeito "Oi Oi Oi" do Twitter capturado em vídeo

Avatar Por

A ocorrência de grandes eventos sempre causa uma avalanche de posts em redes sociais. Nos EUA, campeonatos de beisebol, futebol americano e outros esportes sempre atingem números impressionantes, sendo o mais recente em fevereiro desse ano: 12,3 mil tweets por segundo. Aqui no Brasil, na sexta-feira e sábado passados, foi possível perceber esse fenômeno em outro evento televisivo: a novela Avenida Brasil.

Para quem não está exatamente incluído nesse universo novelístico como eu, eis uma breve explicação: sempre que a abertura da novela começa a tocar, usuários do Twitter acostumaram-se a postar "Oi oi oi", o primeiro verso da música de abertura, depois desse movimento iniciado pela Bic Muller. Como na sexta-feira foi exibido o último episódio da novela, a audiência foi recorde. E com isso, havia mais gente postando "Oi oi oi".

O vídeo abaixo, gravado pelo nosso velho conhecido Jonny Ken, tenta mostrar esse fenômeno. Ele exibe uma coluna do Tweetdeck com a busca de "Oi oi oi" em streaming, ou seja, mostrando resultados em tempo real - junto com a reprise do último episódio da novela. Repare a incrível velocidade que os tweets são publicados.

http://www.youtube.com/watch?v=_JNC0j5KsIA
(Vídeo no YouTube)

Entrei em contato com o Twitter para saber se os tweets com "Oi oi oi" entraram na lista de recordes do Twitter, mas ainda não tive resposta. O vídeo foi gravado durante a reprise do episódio, no sábado, então é possível que na sexta-feira o número tenha sido incrivelmente maior.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

diogod
(Eita tecnoblog que não publicou meu comentário. Ainda bem que salvei. Vamso lá de novo:) Não tem problema nenhum gostar de novela. E existe novela americana também (que são de qualidade duvidosíssimas). Mas comparar com séries só leva a briga, por quê? São formatos de entretenimento televisivos diferentes. Muito diferentes. Com valores de produção diferentes, e é exatamente por isso que normalmente (eu disse normalmente) o formato de novela pressupõe-se qualidade inferior. É simples: Precisa-se gravar quase uma hora de novela POR DIA, o elenco costuma ser enorme pois a trama sempre é dividida em diversos núcleos (ou seja, eles estão destinados a ter alguns atores ruins), o roteiro acaba sendo ruim, de novo pelo tempo (alongado da produção) e pela quantidade de tramas paralelas, e a direção costuma ser a mais básica e confortável possível, não inova pois é a que o público esta acostumado. A filmagem de muitas cenas são feitas em cenários montados e com um setting de multi-câmeras (a mesma de sitcons clássicas americanas), que em sí trás diversas características como o fato de ser mais barata, ter uma filmagem mais rápida e permitir uma interação mais fluida (e alguns diriam mais teatral) entre os atores. Já a dinâmica em seriados é completamente diferente. E novamente friso, o ponto principal é o tempo. Enquanto uma novela completa tem 179 capítulos em poucos meses, um seriado tem esse mesmo número de episódios em 10 anos ou mais. Isso pra citar algumas coisas, porque eu não sou nenhum especialista nesses quesitos técnicos. Portanto na MINHA OPINIÃO, há sim uma diferença de qualidade entre os diferentes formatos (série e novela) e há MUITA diferença entre acompanhar um e acompanhar outro. Claro que isso não impede dessa novela por exemplo ter sido algo diferenciado, provavelmente foi. Mas me pergunto até que ponto? Não assisti, não vou julgar.
Marcelo Maia
Se o que eu li sobre a Sasha estiver correto de acordo com o que voce escreveu. Síndrome de Váter, este deve ser o nome correto da doença. Notei uma leve tentativa de ser engraçado no seu comentario, Tragico, ¬¬'
Caciano Gabriel
Sempre achei que esse comportamento fosse um tipo de racismo em pequena proporção. Em grandes proporções o que incomoda é cor de pele, religião, "futebol", etc. Em pequenas é o que você assiste e escuta. Pode parecer radical, afinal eu mesmo não assisto novela, me alieno com seriados e jogos mesmo, mas no fundo é o comportamento humano promovendo o bom e velho choque de gerações, afinal meu seriado legendado é mais legal que a novela pois a geração velha não sabe encontrar torrents. Acho que essa frase resume bem espírito atual da massa semi-intelectual: haters gonna hate!
Kessler
Porque tem gente que precisa se afirmar "intelequitual" nas interwebz, ora. Nem preciso dizer que a mesma cambadinha assiste bostas como 'Two and a Half Men" como se fossem o pináculo da produção cultural.
Gabriel Ayres
Notei uma leve síndrome de Sasha no seu comentário.
Thássius Veloso
Há pessoas que não gostam da novela e é direito delas não gostar. Mas precisa ter raiva de quem gosta, assiste e acompanha? Zap! Muda de canal. Clique! Entra num site estrangeiro. Juro que não entendo.
Rafael Wingnux
Fala mal de novela mas chora com o final de "Friends"...
Marcelo Maia
Eu concordo com a @Marianna Rosa, Mais tem gente que acha que a novela é verdade, ja ouvi depoimentos de atores da Globo, afirmando que quando fazem um personagem vilão, e quando vao passear como pessoas normais na rua, tem gente querendo lincha-los achando que o ator e a personagem é a mesmo pessoa dentro e fora da TV, não sabendo que o ator apenas se empresta para fazer o personagem, diante disso eu vejo que tem gente que nao sabe diferenciar este tipo de coisa. Tudo bem algum pode me dizer que a novela é como qualquer seriado, é um tipo de entretenimento, sim ela é, mais em minha hulmilde opnião, a maioria das pessoas que assistem a um seriado, tem consciência de que aquilo que acontece em uma sena e outra nao é verdade é só um seriado ou, no caso, é só uma novela. Sinceramente, eu me sintia um idiota quando repetia o nome dos personagem daquela novela, repetia por tamanha a fama que fez e na rua todo mundo só falava nisso, a novela pode ser legal Mais além dela tem a Educação, não seria melhor se as pessoas tivessem consciência que a educação é mais benefico que uma novela ou até mesmo um seriado. Me sinto triste pois a maioria das pessoas que assistiu a novela talvez ainda nao saiba diferenciar a ficção da realidade. Um abraço a todos.
@kadugaspar
Impressionante que o Twitter não tenha baleiado mesmo com essa avalanche de OiOiOi. Com certeza na sexta-feira foi ainda mais expressivo. Fosse em 2009 o Twitter já teria pedido um copo d'água há muito tempo.
VTR
Termina uma e começa a outra, nao acaba nunca essa coisa inútil.
Marcos Vinícius Silva
Mesam coisa de asistir a um seriado qualquer, povo dramatiza demais!
Renan Fernandes
Oi Oi Oi
Marcello Ribeiro
Em três meses o assunto será outra novela. kkkkkk
Marianna Rosa
queria entender qualé o problema em assistir uma novela do começo ao fim. desculpa, mas dá na mesma que acompanhar um seriado favorito. e o enredo, direção e fotografia de avenida brasil foram dos melhores. não é a toa que a novela foi esse fenômeno.
TaylerPadilha
"Tchau Tchau Tchau"
Jonny Ken Itaya
Oi Oi Oi
Thiago Cruz
Acabou e a próxima já vem com esta pressão nas costas...sou fan Jonny Ken :D
Carlos Eduardo
Gente que assiste novelas ...
TaylerPadilha
Ainda bem que acabou... daqui 3 meses, ninguém mais se lembrará.
Rômulo Garcia
Oi Oi Oi.