Conheça o aguardado iPad Mini de 7,9 polegadas

Rumores se confirmam em anúncio da Apple nos Estados Unidos

Thássius Veloso
Por

A Apple de Tim Cook anunciou na tarde de hoje o iPad Mini, modelo reduzido do tablet mais vendido do mercado norte-americano. A companhia convidou a imprensa e analistas para um evento em San Jose no qual foi revelado o iTreco com visor de 7,9 polegadas, ligeiramente menor do que o iPad tradicional de 9,7 polegadas.

Anteriormente previsto em rumores da indústria, o gadget realmente se chama “iPad Mini”, alcunha que causou dúvidas entre parcela de entusiastas de tecnologia. Circularam imagens de supostos componentes do dispositivo, o que no fim das contas comprova que a Apple perdeu aquela capacidade de esconder seus segredos industriais.

Phil Schiller, VP Sênior de marketing global, explicou qual é a vantagem do iPad Mini frente ao iPad tradicional: “você pode segurá-lo somente com uma das mãos”. O aparelho é muito fino, com 7,2 mm de espessura e massa de 300 g. Curiosamente, o iPad Mini reproduz a mesma resolução de tela do iPad de segunda geração: 1024×768 pixels. Isso quer dizer que os mesmos apps disponíveis hoje para os iPads mais antigos funcionarão no tablet Mini sem problemas.

O iPad Mini utiliza o mesmo conector Lightning presente no iPhone 5. A Apple continua apostando no processador dual-core A5, desenvolvido por eles próprios no novo dispositivo. Será compatível wireless “ultra-rápido” por meio de LTE. As demais especificações incluem câmera traseira com gravação de vídeo em 1080p e câmera frontal compatível com FaceTime HD.

Ah, detalhe importante: o aparelho apresentado hoje conta com uma versão própria da Smart Cover, a capinha com conectores magnéticos que a Apple fabrica.

Até hoje mais de 100 milhões de unidades do iPad foram vendidas. De acordo com a Apple (e sem citar fonte), o iPad vendeu mais que os computadores da  HP, Lenovo, Dell e Acer nos Estados Unidos durante o segundo trimestre. A Apple diz que o aparelho responde por 91% de todo o tráfego da web com tablets.

Em termos de software, a Apple anunciou nova versão do aplicativo iBooks Author que permite adicionar novas fontes e criar widgets capazes de suportar multitouch. O Author serve para criar livros digitais e distribui-los por meio da loja virtual da Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados