A NTT Docomo, maior operadora de telefonia do Japão, anunciou o lançamento oficial de um aplicativo capaz de fazer traduções em tempo real de conversas do japonês para outros 10 idiomas, incluindo o português. Isso significa que um nipônico e um brasileiro poderão ter um bate-papo ao telefone em suas línguas nativas e serem perfeitamente entendidos.

Batizado de Hanashite Hon’yaku, o aplicativo foi mostrado no começo do mês pela empresa durante a convenção Ceatec e deve chegar exclusivamente aos clientes da companhia no próximo dia 1º de novembro.

Inicialmente o produto será compatível apenas com inglês, mandarim e coreano, mas “até o final de novembro irá ganhar suporte para francês, alemão, indonésio, italiano, português, espanhol e tailandês”, garante a operadora.

Interlocutor lê ou escuta a mensagem traduzida por meio de sintetizador
Interlocutor lê ou escuta a mensagem traduzida por meio de sintetizador

Apesar do aplicativo ter sido mostrado rodando no Android, a NTT Docomo garante que a novidade estará à disposição de “qualquer smartphone”. De acordo com a empresa, as conversas são traduzidas em tempo real graças a processamento de servidores na nuvem, que analisam as conversas e as convertem em tempo real.

De qualquer maneira, como lembra a rede de notícias BBC, a NTT Docomo não é a única operadora que está trabalhando em uma solução para tradução de conversas telefônicas em tempo real. Os franceses da Alcatel-Lucent também estão trabalhando num programa semelhante, que ainda não tem data para ser lançada. O Google já tem uma solução semelhante para o Android, mas seu funcionamento ainda não permite conversas fluídas.

Com informações da BBC e da NTT Docomo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados