Início » Aplicativos e Software » Nada de Windows 7 Service Pack 2

Nada de Windows 7 Service Pack 2

Avatar Por

Windows 7, o atual sistema operacional da Microsoft, não deve receber atualização do tipo Service Pack num futuro próximo. Fontes do site Neowin familiares com a situação atual do Windows disseram que o Service Pack 2, por mais provável que fosse até o momento, não deve dar as caras e substituir o primeiro SP.

Vale lembrar que o Service Pack agrupa todas as atualizações que a Microsoft libera ao longo dos meses para o sistema operacional Windows. Em vez de comprar o disco e baixar tudo, naquele monte de atualização sobre atualização, o consumidor recebe um sistema já com todos os bits certos. Para isso, os engenheiros da Microsoft geram uma nova imagem do Windows na qual os patches são nativos, perdendo um pouco do jeitão de remendo que ocorre quando chegam via Windows Update e passam por instalação tradicional.

Algumas empresas menos corajosas esperam pelo primeiro Service Pack do Windows para finalmente instalá-lo na base de computadores. É o jeito que se encontrou para evitar os problemas que normalmente ocorrem no primeiro “lote” do Windows que chega às lojas (e ao licenciamento por volume; a imagem é a mesma).

De outros carnavais, lembro que o Windows com Service Pack fica mais estável e interessante para os usuários. Enquanto produz o sistema, a Microsoft e seus parceiros realizam uma penca de testes. Porém, nenhum teste reproduz o cenário em que um bilhão de máquinas rodam uma versão de software.

O Windows 8 possui pegada diferente quanto às atualizações. Deixa de lado o Windows Update para baixar versões mais novas de aplicativos diretamente da loja eletrônica Windows Store. Digamos que o Windows ficou mais compartimentalizado e a Microsoft facilita a atualização destes compartimentos. Elementos do sistema continuam dependendo do Windows Update para atualização.

Menos de um ano depois do lançamento, o Windows 7 recebia o primeiro Service Pack. Caso a MS quisesse repetir o cronograma de atualizações adotado para o finado (e detestado Windows Vista), teria que lançar o Service Pack 2 com pouco mais de dois anos do Windows 7. O sistema operacional está no mercado há três anos.

Alguns vão questionar qual é a utilidade de um novo SP num sistema muito bom que caiu no gosto popular. Essa é uma boa pergunta. Fora as atualizações pontuais e de segurança, não consigo pensar em nenhuma melhoria no Windows 7 que justifique criar e distribuir o W7 SP2. Exceto, talvez, quando o Internet Explorer 10 sair.

O suporte estendido ao Windows 7, com atualizações de segurança e hotfixes, acaba em janeiro de 2020.

Atualizado às 13h28

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tarcísio Filho
Ah... só para complementar! Acho que a microsoft teria que lançar um SP para cada IE lançado... pow o windows saiu com o 8 e já estamos no 11! Se lançam SP para os navegadores pq não lançar para o Sistema!
Tarcísio Filho
Thássius Veloso ... Vc não vê necessidade de lançar um SP2??? Cara... são mais que 150 atualizações que tenho que fazer apos cada formatação dos meus clientes... essa droga de atualizações demora o dia todo para serem instaladas... são mais de 400Mb de Correções. Isso PQ eu tenho o Windows já com SP1 Pq sem ele isso mais que dobra!
Marcelo Henrique Moraes
Nooosa, ainda bem, eu já estava preocupado com isso, po o windows 8 já saiu e nada de sp2, será que a micossofit vai dar um de rolling release e não só ir soltando atualizações sem um pacote propagandistica para obrigar o usuário a passar perrengue?
Wagner Rodrigues
Isto parece que, é uma boa maneira, que quando instalou, por exemplo, 90 hotfixes e outros conjuntos de atualizações separadas, mais pré-Service Pack 2, aconselho que mudem o que tá escrito na propriedades do sistema do Service Pack 1 para Service Pack 2, como: clicando em "Iniciar"\na barra de digitação escreva "regedit" e precione "Enter"\digite senha ou contacte com administrador\na barra lateral à esquerda com dois cliques em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\mude o valor do CurrentBuild do 7601 para 7602 e no HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Windows\mude o valor no CSDBuildNumber ¹em hexadecimal para 4747 ou em decimal para 18247 (1=que seria este valor, ou outro) e mude o valor do CSDVersion do 100 para 200 no hexadecimal. Obs: Service Pack 1=100, Service Pack 2=200, Service Pack 3=300, Service Pack 4=400, Service Pack 5=500, Service Pack 6=600, Service Pack 7=700, Service Pack 8=800 Service Pack 9=900, Service Pack 10=A00, Service Pack 11=B00, Service Pack 12=C00, Service Pack 13=D00, Service Pack 14=E00, Service Pack 15=F00, Service Pack 16=1000... Ou seja, dá no mesmo. A diferença que não muda do 7601 para 7602 e nem do buildlab:win7sp1 para win7sp2...
Wagner Rodrigues
Isto parece que virou uma farça, pois vejo escrito na propriedade do sistema operacional no note da minha mãe: Windows 7 "determidada edição" Copyright (C) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Service Pack 2 Isto, apesar de ter instalado 90 hotfixes e outras correções, e instalado pre-Service Pack 2, garanto que aconteceu com muitas pessoas...
Wagner Rodrigues
Talvez teu seja Windows Vista, mesmo, mas se for Windows 7, aí pergunto, porque a Microsoft cancela tudo antes do lançamento... ...o que quero dizer, que o notebook da mãe, já tá escrito Windows 7 Service Pack 2 na propriedade do Sistema(de acordo com atualizações?)... Porque isto!?<:D hehehe Não entendo... Você pode estar com Windows 7 mesmo... Cara, se aconteceu isto com mais alguém, como você(eu acho), comigo no note dela(mãe), ficam feliz, pois de certo tem 90 hotfix e outras grandes atualizações e correções instalados
Lipe Nope
link... ? na Microsoft não tem mano... o teu é vista só pode...
Douglas Pinheiro
VC é masoquista mano??? :D
Mario Ernesto
Parece que você errou a previsão no seu artigo, Porque o Service Pack 2 do Windows 7 saiu semana passada, fiz a atualização do meu ontem depois de procurar saber o que tem de novo nele e se não iria bugar algum software instalado na minha maquina.
Marcelo Muniz
Não passas de um parvo paneleiro. Cala-te.
Ronaldo da Gama
o windows 7 é um lixo prefiro o meu 8
flavio.win
O windows 7 e um sistema muito bom e refinado ao longo de muitos anos. O w8 tb n deixa de ser um bom sistema, mas nao gostei mto de sua interfaco. Portanto, pelo menos por enquando vou de windows 7 mesmo
João Paulo Aragão Rochel
Eu baixei o google chrome no windows 8 direto pela store, comentario fail o seu :D
Nathan Maggi
que?! disso eu n tou sabendo o: como vc fez isso????
Nathan Maggi
cara eu criei uma conta no tecnoblog só pra te responder kkkk, tu ta completamente certo, é a maior preguiça das pessoas reclamar do win8, ele liga em 10 segundos e com ssd em 5 segundos, é mt bonito(my opinion :) e se nao gostar da interface metro é so clicar n em um iconezinho chamado AREA DE TRABALHO sabe, tem todos os menus classicos, painel de controle, tudo. se quiser o menu iniciar tem programas q fazem isso, mas eu adorei o novo sistema de busca do win8 e nao fiz isso. ele eh mt mais rapido enfim quase tudo eh mais rapido, alem disso temos a windows store que a cada dia tem mais aplicativos show de bola, quem nao gostar ou nao quiser eh so baixar seus programas normalmente. enfim é um oootimo sistema em tudo! alem de ser feito tambem pra telas de toque, que fica mt legal mas no mouse e teclado tb fica otimo! o unico motivo de eu estar usando win7 é q meu pai fica dizendo "ah filho para de ficar inventando coisas no computador daqui a pouco estraga" kkkk ele tb é muuuito leigo, ai ele mandou eu instalar o win7 q tenho o dvd original, mas quando eu tiver um note so meu com certeza vou comprar com o windows 8!
Exibir mais comentários